Índice
Especulado há alguns anos, muito se comenta sobre Nintendo Switch 2 e, parece que após tanto tempo, ele finalmente será lançado em 2024. O console que apresentou a modalidade híbrida deve ter uma nova geração anunciada em março e pode começar a ser vendido ainda este ano.
Entre as novidades, ele pode ter uma tela maior, processador da NVIDIA e suporte para exibir vídeo em qualidade 4K quando estiver conectado a uma smart TV. Confira todos os vazamentos agora mesmo.
Quando começaram os rumores?
O Nintendo Switch foi lançado em 3 de março de 2017, mas, cerca de quatro anos após o console chegar ao mercado, já se especulava o lançamento de uma atualização em meio à chegada dos novos PS5 e Xbox Series X.
Em setembro de 2021, após a Bloomberg divulgar que a Nintendo havia enviado um comunicado para desenvolvedores adaptarem jogos para a resolução 4K, a empresa veio a público citar que isso não era verdade e que, na época, estava focada no lançamento do Nintendo Switch OLED. Veja o tweet e a tradução abaixo:
Uma notícia postada no dia 30 de setembro (de 2021) falsamente alega que a Nintendo está fornecendo ferramentas para impulsionar o desenvolvimento de jogos para o Switch com o suporte para resolução 4K. Para garantir o correto entendimento entre nossos investidores e clientes, queremos esclarecer que este relato é falso. Queremos também reafirmar que, conforme anunciamos em julho, não temos planos para nenhum novo modelo além do Nintendo Switch – Modelo OLED, que será lançado em 8 de outubro de 2021.
Nintendo sobre os rumores de um novo Nintendo Switch.
A verdade é que as especulações acontecem há pelo menos 3 anos.
Tela
A primeira geração do Nintendo Switch tem uma tela LCD de 6,2 polegadas; o Nintendo Switch OLED, que chegou em 2021, tem uma tela de 7 polegadas. Informações do analista Hiroshi Hayase, da Omdia, citam que o possível Switch 2 chegará ao mercado com uma tela LCD de 8 polegadas.
Ele afirmou isso por meio de uma pesquisa no mercado de produção de pequenas e médias telas: fornecedores já estão sendo sondados de forma singela para que a Nintendo tenha uma parceira pronta para colocar o novo Nintendo Switch no mercado conforme o planejamento.
A resolução é um assunto em aberto: informações mais concretas citam que a Nintendo recrutou uma pequena parcela de desenvolvedores na Gamescom 2023 e exibiu demos The Legend of Zelda: Breath of the Wild com resolução 4K e em 60 quadros por segundo.
Ainda não se sabe se essa resolução seria nativa da tela ou a da transmissão para telas maiores, mas compradores da primeira geração esperam um upgrade, haja vista que a geração atual exibe imagens em qualidade 1080p para um dispositivo externo.
O esperado Switch 2 também pode ter uma tela de sete polegadas do tipo OLED, conforme indica o Bloomberg. Outra informação que circula na indústria é uma atualização no Nintendo Switch Lite, lançado em julho de 2019, que pode receber uma tela OLED de sete polegadas.
Uma grande consenso é que o novo Nintendo Switch terá uma tela maior em sua segunda geração e espera-se que a resolução também aumente. Uma tela do tipo OLED entregaria melhor visualização de cores e tons de preto mais vivos, assim como também melhoraria a experiência visual ao ar livre. Nos resta esperar que a Nintendo atenda ao pedido dos fãs.
Design
Detalhes iniciais citam que o modelo pode ter uma espessura de 28,4 milímetros e ele deve ter a maior tela do mercado de consoles portáteis, superando o Steam Deck da Valve e o PlayStation Portal da Sony. O visual conhecido da primeira geração não deve ser alterado, mas usuários esperam uma versão mais ergonômica dos joy-cons.
Um problema que assombrou os compradores dos primeiros Nintendo Switch foi o de drift, que basicamente colocava os personagens dos jogos para andarem sozinhos. A empresa teve que fazer um processo de recall após reconhecer este problema em 2020 e os clientes receberam novos controles sem custo adicional.
Apesar disso, quando lançou o Nintendo Switch OLED, a Big N não confirmou que o problema, que levou o nome joy-con drift, havia sido corrigido. O mesmo controle da geração foi enviado com a versão com tela de maior qualidade. Como ela pode estar desenvolvendo uma nova versão de seu console híbrido, então também pode entregar novos controles.
Processador da NVIDIA
Em 2023, o Showmetech publicou uma matéria sobre um suposto vazamento que mostra uma segunda geração do Nintendo Switch alimentada por um chip da NVIDIA. Na ocasião, uma postagem no Reddit com o link para o e-mail de um funcionário da NVIDIA indicava que o próximo console da Nintendo será alimentado com o SoC (System-On-A-Chip) Tegra239 “personalizado”.
Outros rumores apontaram que o modelo teria, até então, outro SoC: o Tegra234 Orin da NVIDIA, também personalizado, que possui 12 núcleos no lugar dos 8 núcleos do modelo apontado no vazamento. Dados mais complexos apontam que o chip consegue entregar performance de 2 ou 3 Teraflops e núcleos CUDA que devem ficar entre 1.024 e 1.526. É o que, atualmente, os PS4 entregam para seus donos; isso também foi confirmado pelo funcionário da NVIDIA no e-mail vazado.
Caso realmente receba um processador desenvolvido pela NVIDIA, isso dará ao novo console da Nintendo suporte para as tecnologias DLSS-3 e Ray Tracing, que bebem da fonte de inteligência artificial para aumentar a resolução dos jogos sem a necessidade de exigir tanto do processador.
Acompanhado deste processador, o armazenamento interno do novo Nintendo Switch deve ser de 512 GB e ele deve ter uma memória RAM que pode variar de 8 GB e 16 GB do tipo LPDDR5, que aumenta a performance de forma significativa.
Pouco se sabe sobre estes detalhes, mas é quase certo que haverá um upgrade de memória interna e memória RAM em relação à primeira geração. Para comparação, o console híbrido de 2017 tem até 32 GB de armazenamento interno (expansível via cartão de memória SD) e 4 GB de memória RAM LPDDR4.
Novos recursos
A bateria da primeira geração do Nintendo Switch dura de 4,5h a 9h, a depender do jogo que estiver rodando. É esperada uma atualização neste fator, mas pouco se sabe o quanto isso deve melhorar. Uma bateria de 12 horas seria interessante, mas o preço inicial pode ser considerado alto para algumas pessoas.
A tela com resolução 4K também pode ser uma novidade, ainda mais se a taxa de quadros for de 60 quadros por segundo. Recursos de inteligência artificial por meio do chip da NVIDIA, como o DLSS, também podem ser possíveis novidades que podem justificar o upgrade.
E a retrocompatibilidade? Mesmo com o lançamento dos novos PS5 e Xbox Series X, empresas como Sony e Microsoft não estão deixando os modelos da geração passada de lado, então a Microsoft não deve ir para um caminho diferente. Em reunião com investidores, Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, citou que a transição para uma nova geração deve ser tranquila:
Quanto à transição do Nintendo Switch para a máquina da próxima geração, queremos fazer o máximo possível para garantir uma transição suave para nossos clientes, utilizando a Conta Nintendo.
Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, sobre o lançamento de novo console
A verdade é que esta declaração não cita se teremos um novo console ou simples atualização do que já conhecemos, mas isso está nos planos da Big N. De todo modo, a Nintendo com certeza não tem planos de abandonar a biblioteca lançada nos últimos seis anos.
O que foi o Nintendo Switch Pro?
Nossa matéria postada em 2023 cita que esta nova versão do console híbrido da Nintendo estava sendo desenvolvida e, de acordo com informações da Bloomberg, ele realmente esteve em desenvolvimento. O que impediu o lançamento do Nintendo Switch Pro foi a escassez de chips que atingiu o mercado de tecnologia por conta da pandemia de COVID-19.
O modelo em si teria capacidade para transmitir imagens em qualidade 4K e o processador da NVIDIA, mas isso foi colocado de lado pois seria impossível colocar no mercado esse produto em meio à crise de chips. Especula-se que 11 estúdios receberam o kit de desenvolvimento para apoiar o desenvolvimento de jogos na resolução maior.
Jogos exclusivos
Super Mario Odyssey foi o grande lançamento do novo console da Nintendo e fãs esperam um novo jogo do encanador mais famoso do planeta para a nova geração. Super Mario Bros. Wonder foi lançado em 2023 e animou os fãs, mas é esperado que outro jogo seja desenvolvido no motor gráfico Unreal Engine 4.
Mais rumores citam que a Nintendo também prepara um novo Metroid Prime 4 para o ano de 2024; anunciado em 2017, o jogo passou por reformulações em 2019. Informações do insider PapaGenos citam que a parte central do desenvolvimento do game já foi encerrada, e a companhia japonesa não desistiu de lançá-lo para o hardware do Nintendo Switch. Com o anúncio do console chegando este ano, provavelmente teremos Metroid Prime 4 como lançamento exclusivo.
Outros títulos que podem ser exclusivos do novo Nintendo Switch Pro são:
- Novo Donkey Kong 2D;
- Novo Monster Hunter inédito;
- Possível port do Final Fantasy 7 Remake e Rebirth;
- Novo Super Monkey Ball;
- Novo jogo da franquia Pokémon;
- O sétimo jogo principal da Far Cry, ainda não anunciado.
Quando chega o Nintendo Switch 2?
A Nintendo tem um evento marcado para a terceira semana de fevereiro, mas especialistas de mercado não esperam que o novo console seja apresentado neste evento. É provável que jogos de parceiros sejam apresentados no rápido evento online. E nada mais que isso.
Avançando para março, é quase um consenso de que o novo videogame pode ser anunciado durante a passagem da Nintendo na Gamescom 2024, que acontece entre os dias 18 e 22 do próximo mês. Em setembro de 2023, o leaker Tom Hederson compartilhou que veríamos um novo Nintendo Switch dentro do período de 12 a 18 meses. Isso indica que: o console híbrido pode começar a ser vendido a partir de setembro de 2024.
O preço do novo modelo é uma incógnita: é especulado que o Switch 2 terá um preço inicial de US$ 400 (R$ 1.997,48 em conversão direta) para sua versão digital e US$ 449 (R$ 2.242,17 em conversão direta) para a versão tradicional.
Caso o rumor de anúncio se concretize em março, não deve levar muito tempo para sabermos mais sobre o novo Nintendo Switch. Você tem planos de comprar o novo console? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Os melhores videogames para comprar em 2024
Com informações: The Verge l IGN l Laptop Mag l Ars Tecnica l Wccftech
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim