The mandalorian s03 ep04: como deve ser. Mandalorian mostra mais uma vez a razão de ser um dos melhores produtos atuais de star wars, focando, agora, num povo completo.

The Mandalorian S03 EP04: Como deve ser

Avatar de dácio augusto
Mandalorian mostra mais uma vez a razão de ser um dos melhores produtos atuais de Star Wars, focando, agora, num povo completo.

E chegamos na metade da terceira temporada de The Mandalorian. Em geral, o ano está sendo bem interessante para aprofundar o mundo do personagem interpretado por Pedro Pascal; embora sem grandes consequências ou narrativas até o momento, vem sendo engajante de maneiras inesperadas, algo que continua tendência nesse quarto episódio. 

Sem mais delongas, confira a crítica do Showmetech para o quarto episódio de The Mandalorian.

Aviso: spoilers a seguir!

Foco nos Filhos do Olho

The mandalorian s03 ep04: como deve ser. Mandalorian mostra mais uma vez a razão de ser um dos melhores produtos atuais de star wars, focando, agora, num povo completo.
Imagem: Reprodução/Disney+

Embora semana passada tenhamos parado de acompanhar um pouco Din, Grogu e Bo-Katan, no quarto episódio deste ano os protagonistas voltam ao destaque, com todo o capítulo focando neles se adaptando a vida no culto Crianças do Olho – ou, no caso, como Bo-Katan está tendo uma experiência que talvez altere suas crenças para sempre.

É interessante como a premissa inicial do episódio é simples: agora podendo participar novamente do secto, Din inicia Grogu no treinamento das crianças mandalorianas, com um interessante conflito contra Ragnar, que inicialmente vence o Baby Yoda mas, após certo incentivo de Mando para seu filho adotivo utilizar a força, perde a batalha. 

A cena funciona para mostrar um pouco do dia a dia das crianças no culto, além de também servir como uma interessante chance de ver Grogu mostrando como será uma criatura que terá uma mistura entre todo o treino mandaloriano e também o uso da força – afinal, na série O Livro de Boba Fett, o vimos treinar um pouco com Luke Skywalker. 

A felicidade do momento logo passa, porém, quando uma criatura enorme aparece e rapta Ragnar, com todos os mandalorianos presentes começando a persegui-la tentando resgatar a criança – e nessa cena, as montanhas de Coruscant do último episódio são reaproveitadas como a montanha em que a criatura está presente, algo sem muitos problemas mas que inegávelmente me fez lembrar de Power Rangers, quando uma mesma locação era utilizada como lugares variados. É a vida, não existe orçamento infinito, afinal.

O passado de Grogu começa a ser revelado

The mandalorian s03 ep04: como deve ser. Mandalorian mostra mais uma vez a razão de ser um dos melhores produtos atuais de star wars, focando, agora, num povo completo.
Imagem: Reprodução/Disney+

Enquanto Din, Bo-Katan e os demais mandalorianos perseguem a criatura que raptou Ragnar, Grogu fica com a Armeira, e somos levados a um interessante flashback do Baby Yoda durante a Ordem 66, que nos leva ao templo Jedi de Coruscant na época do Episódio III.

Nele, vimos que Grogu foi salvo por um mestre Jedi (interpretado por Ahmed Best, a voz de Jar Jar Binks!) e colocado em uma nave de Naboo para fugir do assassinato dos Jedis promovidos pelo Império Galáctico.

Essa cena é muito boa pelo cuidado em representar de maneira que funcione a relação com a trilogia de prequelas de Star Wars: cada cantinho e até os efeitos especiais parecem remeter mais a época do filme de 2005 do que com o que estamos acostumados a ver em The Mandalorian. É um cuidado que gostaria de ter visto nos novos filmes, mas infelizmente não foi possível por inúmeros motivos que não foram bem explicados até hoje.

E aos poucos também sabemos mais sobre a vida de Grogu antes da série – o que levanta a questão: será que ele ainda tem algum papel importante com os Jedi a longo prazo ou sua aventura com a Força acabou realmente em O Livro de Boba Fett? Quem sabe saberemos nos próximos episódios.

A verdade de governar um povo

The mandalorian s03 ep04: como deve ser. Mandalorian mostra mais uma vez a razão de ser um dos melhores produtos atuais de star wars, focando, agora, num povo completo.
Imagem: Reprodução/Disney+

Ao mesmo tempo que Grogu tem esse flashback, os mandalorianos tentam salvar Ragnar – mas é Bo-Katan quem realmente consegue recuperar a criança e é vista como uma heroína pelo secto. Em um momento interessantíssimo, nota-se a satisfação da guerreira, e principalmente como ela pode estar notando a realidade das coisas.

Veja, Bo-Katan, quando apresentada em The Clone Wars, só pensa no poder – não no que isso quer dizer além dela. Aqui, ao ajudar o povo mandaloriano e ver quão confortável ele está, mesmo estando de capacete, é uma cena impactante e que mostra que ela percebe que o foco do poder é o povo, e não sua realização pessoal.

É algo especial e que fala muito sobre as mensagens comuns em Star Wars. Ver essa relação explorada através de um secto que antes era visto como um adversário por Bo-Katan é especial e eleva a narrativa como um todo. Com isso, ficamos curiosos para o futuro de Mandalorian – que parece cada vez mais se tornar uma série sobre o povo do que somente sobre Din.

O melhor episódio da temporada até agora

O quarto episódio da terceira temporada de The Mandalorian foi de longe o melhor episódio deste ano. Trabalhando muito mais o povo mandaloriano do que só Din e Grogu, estamos cada vez mais presenciando uma série que é uma importante janela no universo de Star Wars.

Como sempre, só podemos torcer que os próximos episódios sejam tão bons quanto – e que não caiam na direção um tanto quanto estranha do terceiro episódio.

The Mandalorian tem novos episódios toda quarta-feira no Disney+.

Veja também

The Mandalorian S03 EP03: A burocracia da Nova República

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (22/03/23)


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados