Índice
Estreada no dia 2 de fevereiro de 2024, a série Sr. & Sra. Smith foi um dos lançamentos mais aguardados pelos usuários do streaming Prime Vídeo. A conquista de 89% no Rotten Tomatoes mostra uma ótima receptividade do público e nos faz questionar a existência de uma nova temporada de mais missões do casal protagonista.
O projeto de reviver a trama do filme de 2005 foi divulgado na mídia em 2021 e chegou a gerar bastante expectativas devido à presença criativa e cênica de Donald Glover e Phoebe-Waller Bridge, dois artistas bastante populares devido a relevância e popularidade das suas respectivas séries Atlanta e Fleabag.
Entretanto, em setembro desse mesmo ano, Phoebe anunciou a saída do projeto e, posteriormente, viria a confirmação de que a atriz Maya Erskine viveria a nova versão de Jane. Diante disso tudo, resta saber se os 8 episódios já disponíveis na plataforma conseguem oferecer um bom entretenimento aos telespectadores. Veja a crítica abaixo!
Trama com equilíbrio entre ação e comédia
A trama acompanha John e Jane, que aceitam formar um casal e fazer parte de uma agência de espionagem que promove missões em Nova York. Ao aceitarem tal proposta, os dois devem assumir novas identidades e viver uma vida conjugal. De maneira geral, é muito importante que tais tarefas secretas sejam executadas de maneira assertiva, uma vez que a equipe acredita na capacidade de ambos.
Entretanto, nem sempre os processos ocorrem conforme planejado. Como mencionamos, a série mescla comédia e ação. O humor que a história apresenta é muito parecido com séries como Schitt’s Creek (2015–2020), Master of None (2015–2021) e Na Mira do Júri (2023).
Por serem missões de alto risco, o casal se arrisca em situações perigosas que colocam em risco a vida de ambos. Diante disso, a série rende ótimos momentos cenográficos que mexem com as emoções dos telespectadores e mantém a empolgação do público até que a missão seja devidamente concluída.
A princípio, por não serem um casal de verdade, John e Jane encontram inúmeros dilemas ao dividirem uma casa de alto padrão com um estranho que agora é seu cônjuge. Diante desse aspecto, acordos são feitos para que nada que eles construam na vida pessoal interfiram no sucesso das tarefas dadas pelo “Hihi”, serviço de bate-papo que comunica a missão do dia e que faz uma ligação com o filme de 2005.
Contudo, os desafios da vida a dois aparecem e ameaçam a produtividade de ambos a ponto deles recorrem a uma terapia de casal. Há muitos embates diante das perspectivas, atitudes e costumes do casal. Temas como racismo e machismo estão presentes nas conversas que se transformam em grandes diálogos tais quais podemos presenciar em produções como Malcolm & Marie (2021), Scenes from a Marriage (2021) e Marriage Story (2019).
De maneira geral, Sr. & Sra. Smith é um projeto da Amazon Studios que contempla seu objetivo de humanizar personagens que precisam sempre demonstrar que estão no controle de toda a situação que fazem parte. Além disso, não podemos esquecer das participações especiais de Sarah Paulson, Úrsula Corberó, Alexander Skarsgård, Paul Dano e o brasileiro Wagner Moura. Todos eles agregam valor com atuações brilhantes!
Características dos personagens
Em meio a esse casamento arranjado, John e Jane se veem no desafio de aprender a confiar em um estranho que agora é seu parceiro em vários aspectos. A personalidade de cada personagem é muito marcante e vale a pena explorar um pouco mais sobre cada um deles.
Sra. Smith (Maya Erskine)
Por meio de uma entrevista à Variety, Maya falou que a figura de Jane Fonda nos anos 70 foi sua inspiração para viver essa personagem que outrora ganhou destaque nas telonas pela atriz Angelina Jolie. Diferente do filme, a série mostra dois personagens que têm um background de investigação e que estão cientes das condições de ser um casal para aceitar o emprego em questão.
A personagem da Maya Erskine é bastante determinada, questionadora e prática. A princípio parece que seu lado emotivo só é explorado no convívio com o gato Max que está na casa desde que chegaram. Entretanto, ao decorrer da história, vemos momentos de bastante entrega da personagem a um sentimento bastante genuíno e pulsante que cresce dentro dela.
Sr. Smith (Donald Glover)
Aqueles que assistem à série Sr. & Sra. Smith percebem o quanto John pode muito bem preencher o requisito de oposto complementar. Diferente de Jane, o personagem de Glover tem atitudes muitos questionáveis e parece não ser uma pessoa muito metódica. Às vezes é guiado pela intenção, opção não muito confiável em missões da empresa de espionagem que faz parte.
Entretanto, existe uma ligação muito forte entre ele e Jane que se forma ao longo do convívio profissional e pessoal. Com isso, além de conflitos, ambos seguem um desenvolvimento de ajuda mútua e companheirismo, típicos de todo casal.
A desistência de Phoebe Waller-Bridge
A série sofreu mudanças desde seu anúncio em 2021. A saída da atriz Phoebe Waller-Bridge da produção e da atuação no papel de Jane foi uma delas.
Segundo entrevista que concedeu à Vanity Fair, Phoebe falou que apesar de ainda se importar muito com o projeto, viu que era hora de se retirar. De maneira geral, foram as diferenças criativas com Donald Glover que a fizeram desistir. Em seu lugar na criação ficou Francesca Sloane, uma conhecida companheira de trabalho do Glover desde os tempos da série Atlanta.
Produções anteriores dos atores principais
Maya Erskine já atuou em filmes como Entre Vinho e Vinagre (2019), Samurai de Olhos Azuis (2023) e Plus One (2019). Entretanto, foi na série PEN15 que ela ganhou destaque. Uma comédia que recria algumas situações da infância da Maya e da melhor amiga Anna, outra criadora da série.
PEN15 recebeu indicações em premiações, incluindo o Emmy, teve 2 temporadas e está disponível no Paramount+.
Já Donald Glover ficou bastante conhecido por criar e protagonizar a série Atlanta (2016 – 2022) e também por sua música This Is America ter se tornado um grande viral em 2018. No entanto, ele também o criador da série Enxame (2023) do Prime Vídeo, foi o Troy em Community (2009 – 2015), fez a voz do Simba em O Rei Leão (2019) e ainda participou dos filmes Spider-Man: Homecoming (2017), Magic Mike XXL (2015) e The Martian (2015).
Opções de séries com trama semelhante
Chuck (2007 – 2012) é uma série muito parecida com Sr. & Sra. Smith. Ela conta a história de Chuck Bartowski (Zachary Levi), um cara comum que de repente recebe esforços da CIA e da NSA após a chegada de um email que contém várias informações sigilosas. A série dispõe de 5 temporadas e está disponível no Prime Vídeo.
Agora, se você deseja uma trama mais curta, The Little Drummer Girl é uma minissérie de seis episódios, também disponível no Prime Vídeo, que mistura espionagem, ficção e romance com o protagonismo de Michael Shannon e Florence Pugh.
Visão geral
De modo geral, o roteiro é bastante direto e não apresenta termos bastante peculiares do cotidiano de empresas de espionagem que por vezes dificultam o entendimento de leigos. As narrativas são simples de entender e esse aspecto aproxima ainda mais o público dessa série que proporciona muitas emoções, questionamentos e traz uma trilha sonora bastante envolvente e equilibrada.
A trama é bastante linear. Apesar de não ser uma antologia, o fato de cada episódio focar em uma missão dá uma sensação de alívio para os que não gostam de cliffhanger. Afinal, é possível ver os episódios aos poucos sem a necessidade de maratonar, caso prefiram apreciar mais os acontecimentos, assimilar as motivações dos fatos ocorridos e até mesmo criar teorias dos eventos do próximo episódio.
Sr. & Sra. Smith ainda não foi renovada para uma segunda temporada. Mesmo com questões a serem exploradas em um novo ano, vale a pena conferir as atuações de Donald Glover e Maya Erskine, dois atores que ficaram muito conhecidos no mundo da comédia e que agora vivem personagens em atmosferas diferentes daquelas de Atlanta e PEN15.
Veja também
Fontes: Rolling Stones, Vanity Fair
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.