Poster do filme nosso sonho: a história de claudinho e buchecha

CRÍTICA: Nosso Sonho: A história de Claudinho e Buchecha

Avatar de tiago rodrigues
Cinebiografia retrata a história de uma das duplas mais famosas do Brasil e consegue equilibrar drama, comédia e, claro, excelente trilha sonora

Se tem uma coisa legal no cinema é poder ver a história de figuras importantes ou famosas no melhor formato cinematográfico. É nesse ponto que as cinebiografias se destacam e é onde o filme Nosso Sonho: A história de Claudinho e Buchecha se enquadra. O filme tem como principal objetivo ser uma homenagem a Claudinho, que faleceu em 2002 em um acidente de carro.

Partindo desse fim, a história é narrada por Buchecha para nos mostrar como eles se conheceram e como se tornaram uma das duplas mais incríveis do brasilzão. Eu fui convidado para assistir alguns dias antes e o filme já está em cartaz.

Uma maravilhosa homenagem

Juan paiva e koka, buchecha e claudinho em nosso sonho, respectivamente
A dupla em Nosso Sonho (Imagem: Divulgação/ Vitrine)

Fazer um filme se baseando na história de uma dupla não é novidade, mas isso não significa que estamos cansados, afinal existe uma infinidade de artistas por aí que gostaríamos de conhecer. No caso de Nosso Sonho, para mim, funcionou como um diário, afinal, o filme se desenvolve todo na visão de Buchecha (Juan Paiva). É ele quem narra, quem dá os detalhes e por aí vai.

Particularmente gostei muito dessa decisão, principalmente por se tratar de uma homenagem do Buchecha da realidade. Mesmo assim, os outros personagens não perdem espaço. Vemos muitas criações de laços, dramas e também os sucessos de cada personagem em tela, sem que nada pareça vago ou só por capricho.

Quando partimos para Claudinho, ele ganhou meu coração. O ator Lukas Koka Penteado entrega um personagem sonhador, divertido e com um carisma maravilhoso. É ele quem dá o ponto de partida para a dupla surgir e também é ele quem segura a onda nos momentos mais difíceis da vida de Buchecha.

Apesar da ideia de narrativa pela perspectiva funcionar bem, a noção de tempo do filme é um confusa e deixa a gente um pouco perdido às vezes. Não é algo que acabe com a experiência, mas fica de fato fora de sincronia.

Relacionamento tóxico com o pai de Buchecha

Pai de buchecha em cena do filme nosso sonho
Pai de Buchecha no filme (Imagem: Tiago Rodrigues/ Divulgação)

Esse é um tópico que me incomodou no filme e que vai além dele. O pai de Buchecha, chamado Buchechão, interpretado por Nando Cunha, é um dos personagens que mais me causou ódio no filme. O garoto sempre quis fazer seu pai orgulhoso e sempre que obtinha alguma conquista, ele ia lá mostrar para o seu pai. Em todas essas situações, seu pai o desprezou, isso quando não o tratou como lixo mesmo.

E aí que temos dois pontos importantes. O filme tenta passar uma ideia de perdão sobre essa questão de Buchecha com o seu pai, mas particularmente foi a coisa que menos gostei. Não pela mensagem em si, mas em como ela é apresentada. É literalmente o papel de um filho que não deve nada ao pai dele sendo violentado psicologicamente ao longo dos anos e simplesmente do nada ter que perdoar só por ser o pai dele.

O segundo ponto é que isso de fato deve ter acontecido, visto que esse tipo de relação é super comum no cotidiano. Pais e mães mega problemáticos descontando suas frustrações nos filhos e no fim das contas exigindo respeito e gratidão. Reiterando, eu tenho apenas a visão do filme aqui e com esse material, não gostei da mensagem, embora ela possa, sim, ser a realidade, infelizmente.

Trilha sonora dançante e marcante

Juan paiva e koka, buchecha e claudinho em nosso sonho, respectivamente
Os protagonistas curtindo uma festa

Por fim, temos a parte musical do filme, que é maravilhosa. O filme usa e abusa do melhor do ritmo do funk da época, como, por exemplo, Eu só quero é ser feliz de Cidinho e Cidoca. Mais que isso, é muito interessante ver como a dupla surgiu, apenas como uma loucura da cabeça de Claudinho e nesse contexto começaram a explodir nas rádios.

Nosso Sonho, música que também dá nome ao filme, é de suma importância na história já que foi a primeira música da dupla em que fizeram algo com uma gravadora e então passaram a ganhar dinheiro de verdade. Embora passe por todas as fases da dupla e mostre seus grandes sucessos, uma música em específico se destacou entre as demais e, graças ao longa-metragem, é plausível compreender um dos motivos.

A canção Fico Assim Sem Você é hoje a mais tocada no Spotify, só para termos um parâmetro aqui. No longa, ela é a última a ser retratada e se encaixa perfeitamente na narrativa pouco antes do acidente de Claudinho. É até meio sinistro, mas ela serve como uma despedida do cantor para Buchecha e para sua família; quando tudo de fato acontece, mesmo que a audiência já soubesse, não deixa de ser um choque, graças ao contexto criado no filme.

Veredito

Juan paiva e koka, buchecha e claudinho em nosso sonho, cena dentro do ônibus
Dupla em cena dentro do ônibus

Nosso Sonho: A história de Claudinho e Buchecha cumpre com excelência o seu papel de nos transportar para a vida da dupla e nos contar cada detalhe da mesma. Vemos suas origens, dilemas e sucessos também.

A trama se desenvolve muito bem e logo nos apegamos aos personagens. Eu tive um problema real com a história do pai de Buchecha por ser algo que me incomoda num contexto geral, mas não é algo que necessariamente faz do filme ruim.

Por fim, ser transportado para essa época e ver como foi a criação da dupla e como eram talentosos é algo maravilhoso e super recomendável. Vai lá no cinema dar uma risada, curtir um som e talvez até chorar no final.

Veja também

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (21/09/23)

CRÍTICA: Nosso Sonho: A história de Claudinho e Buchecha

CRÍTICA: Nosso Sonho: A história de Claudinho e Buchecha
9 10 0 1
9/10
Total Score
  • Elenco
    10/10 Excelente
  • Direção
    8/10 Ótimo
  • Trilha sonora
    10/10 Excelente
  • Roteiro
    8/10 Ótimo

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados