Índice
Marte Um é o primeiro longa-metragem solo do cineasta Gabriel Martins e foi indicado pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2023. Tal anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema em setembro de 2022. Entretanto, quando os 15 pré-indicados na categoria de 2023 de Melhor Filme Internacional saíram, o nome do filme já não estava mais presente.
Mesmo assim, o longa conquistou oito troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e foi o grande vencedor desta 22ª edição da premiação. Após um tempo em cartaz nos cinemas brasileiros, Marte Um está disponível no plano básico do Globoplay. Confira abaixo nossa crítica sem spoilers!
História
O filme se passa na cidade em Minas Gerais. Mais precisamente em uma região periférica onde moram o menino Deivid (Cícero Lucas), a irmã Eunice (Camilla Damião) e o casal Tércia (Rejane Faria) e Wellington (Carlos Francisco).
Deivinho é um menino calmo que gosta muito de ver vídeos no YouTube sobre o espaço e outros assuntos relacionados à astronomia. Seu sonho é ser astrofísico e participar de Marte Um, um projeto que tem como objetivo colonizar o planeta Marte em 2030. Contudo, esse é um desejo quase utópico.
Não pelo fato dele ser uma criança e sua família não ter condições financeiras para bancar esse sonho. O fato é que Deivid é doutrinado pelo próprio pai a se tornar um grande jogador de futebol e melhorar as condições de vida da família. Afinal, o patriarca sempre está presente nos jogos do time de várzea que ele faz parte.
Aliado a isso, Wellington trabalha em um condomínio de luxo e todos os moradores o conhecem devido aos seus anos de prestação de serviço no local. Em contrapartida, Tércia trabalha de diarista, enquanto Eunice faz faculdade e oferece aulas de reforço escolar com propósito de ganhar dinheiro e ajudar nas contas do lar.
Marte Um vai muito além ao documentar o cotidiano dos membros da família em seus respectivos âmbitos profissionais e pessoais. O filme mostra o quanto eventos inesperados podem mudar completamente o rumo de nossas vidas. Por exemplo, a encenação da explosão de uma bomba no local em que Tércia estava fazendo um lanche. Esse evento foi muito traumatizante e gerou consequências psicológicas muito desagradáveis.
Além disso, há momentos emocionantes e contemplativos onde é possível perceber o quanto a união familiar é um combustível para continuar a luta por um país com menos desigualdade social.
O longa-metragem, que representaria muito bem o Brasil no Oscar, se passa em meio ao início de um governo de extrema direita que diminui ainda mais as chances de êxito dos brasileiros marginalizados. Ainda assim, a família Martins, em meio aos altos e baixos característicos de várias famílias de classe média brasileira, persiste sempre com um sorriso no rosto e sonhos cada vez mais latentes.
Principais destaques
Cada membro da família Martins tem uma personalidade muito marcante e nenhum deles vive à sombra de ninguém no quesito atuação. Afinal, Deivinho carrega muito bem esse aspecto de menino sonhador e inseguro por não querer desapontar o pai enquanto Eunice é bastante decisiva, companheira, firme e justa. Principalmente depois que começa a viver um romance com uma mulher.
Certamente, é possível entender as emoções da personagem Tércia só com o olhar da atriz Rejane Faria. O telespectador é afetado pelos seus momentos de crise de pânico e angústia, da mesma forma que se vê em um misto de entendimento e desaprovação ao se deparar com a pressão que o Wellington coloca em Deivid para se profissionalizar cada vez mais no futebol, esporte que só é do interesse do patriarca.
Entretanto, é interessante destacar a presença inusitada do influencer Tokinho no filme. Ele recebeu o convite do próprio diretor de Marte Um pelo Instagram e fez o papel dele mesmo no longa. Outra curiosidade é que Martins são os sobrenomes reais tanto do diretor Gabriel quanto do produtor Maurílio.
A dupla já havia trabalhado juntos no filme No Coração do Mundo (2019), também lançado pela Filmes de Plástico, sediada em Minas Gerais.
Aspectos Técnicos
O diretor Gabriel Martins soube captar a essência de cada personagem com cenas muito bem filmadas tanto em Contagem quanto em Belo Horizonte. Na realidade, a produtora Filmes de Plástico investe em conteúdos cada vez mais delicados e fiéis à realidade brasileira.
Como é o caso do filme A Felicidade das Coisas (2021) dirigido por Thais Fujinaga e que está disponível no Mubi. Nesse longa da Thais percebemos mais uma realidade social marcante: uma amiga que tenta passar férias divertidas com os filhos, mas não nota o quanto seu filho está cada vez mais distante do seu convívio.
O responsável pela trilha sonora foi o compositor Daniel Simitan. Ele também foi responsável pela trilha dos filmes Eu Sou Maria (2023), O Faixa Preta – A Verdadeira História de Fernando Tererê (2022) e Jesus Kid (2021). Confira abaixo a trilha sonora original de Marte Um.
Conclusão
Marte Um, que foi uma ótima escolha de aposta de filme brasileiro no Oscar, é um retrato fiel da realidade brasileira: uma mãe de família que precisa ser intermediadora e se manter firme nos argumentos para manter a harmonia dentro de casa, apesar de estar psicologicamente abalada e não ser verdadeiramente compreendida.
Ela está na companhia de um marido que traça um plano de carreira para o filho sem nem ao menos perguntar se esse é o desejo dele. Filho esse que vive em uma realidade que não é do seu agrado, mas não deseja desapontar seu pai e vive nas horas vagas o seu desejo de ser um astrofísico. A filha mais velha questiona sobre o patriarcado e luta constantemente pelos seus direitos, apesar dos pais se recusarem a enxergá-la como mulher.
Apesar de todos esses fatores, Marte Um traz uma linda trajetória familiar e o longa é finalizado com uma mensagem de esperança e amor que também é corriqueiro no âmbito brasileiro familiar. Por isso, não deixe de aproveitar a disponibilidade do longa-metragem no Globoplay e assistam essa obra de arte brasileira!
Onde assistir
Marte Um está disponível no Globoplay e dispõe de 01:52:28
Recomendações
Ainda sobre filmes encantadores, não deixe de conferir O Menino e a Garça (2023) que atualmente está disponível nos cinemas nacionais e é um longa animado do Estúdio Ghibli dirigido por Hayao Miyazaki.
Entretanto, se você deseja uma recomendação com foco em realidades pretas, aproveite que o filme Nosso Sonho: A história de Claudinho e Buchecha (2022) está disponível no Telecine. Afinal, é uma produção bastante elogiada que conta com talentosos Juan Paiva como Buchecha e Lukas Penteado como Claudinho.
Gostou da nossa Crítica Marte Um? Pretende assistir ao longa na Globoplay? Deixe seu comentário!
Veja mais
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.