Episódio 8 de the mandalorian: pai e filho. Em mais um season finale incrível, the mandalorian mostra como o laço de din e grogu se intensificou, além de demonstrar que a união, de fato, faz a força.

Episódio 8 de The Mandalorian: Pai e filho

Avatar de dácio augusto
Em mais um season finale incrível, The Mandalorian mostra como o laço de Din e Grogu se intensificou, além de demonstrar que a união, de fato, faz a força.

Hoje em dia é difícil pensar em Star Wars e não ver O Mandaloriano como uma das grandes faces da franquia, lado a lado de Darth Vader e Luke Skywalker. Como um herói de uma história menos importante para o grande universo da franquia, sua jornada partindo de um solitário caçador de recompensas até se tornar pai é empolgante e sintetiza muito dos temas da galáxia muito, muito distante.

O último episódio da terceira temporada de The Mandalorian pega toda essa carga temática e finaliza o ano com chave de ouro, trazendo à tona e focando novamente em Din e Grogu em um dos episódios mais empolgantes e emocionantes que a série já produziu.

Sem mais delongas, confira a crítica do Showmetech sobre o Season Finale de The Mandalorian:

Aviso: spoilers a seguir!

Assista o vídeo no Canal do Showmetech:

O narcisismo de Gideon

Episódio 8 de the mandalorian: pai e filho. Em mais um season finale incrível, the mandalorian mostra como o laço de din e grogu se intensificou, além de demonstrar que a união, de fato, faz a força.
Reprodução: Disney+

Continuando de onde paramos no episódio anterior, Din está preso por Gideon, mas o perigo iminente para nosso protagonista logo é abandonado, já que ele consegue se soltar e seguir seu algoz.

Ao mesmo tempo, quem esperava que os Mandalorianos iriam procurar ajuda externa, com possíveis participações especiais de Boba Fett ou Luke Skywalker, é surpreendido com o fato que o episódio foca totalmente no povo de Mandalore, sem precisar de ajuda para a importante batalha contra as forças imperiais de Gideon.

Nesse episódio, por sinal, Gideon mostra que talvez seus planos com o Império não sejam tanto para seguir com a lenda do imperador Palpatine, mas sim para se consolidar como uma das grandes forças do universo de Star Wars – fato que fica óbvio com a revelação que ele está tentando criar clones dele próprio com acesso à força, para criar um exército de Gideons.

É um narcisismo que encaixa bem com muito dos inimigos clássicos de Star Wars, e, sinceramente, graças à interpretação excelente de Giancarlo Esposito, ganha tons assustadores e desconfortáveis. Não estamos presenciando somente um homem mal, mas sim um homem mal e completamente maluco.

Para nosso deleite, porém, os protagonistas estão no topo de suas faculdades mentais, e durante todo o episódio vemos eles reagindo às ameaças de maneiras inteligentes e pragmáticas. A sequência de Din lutando contra Gideon, por exemplo, conta com sequências de golpes variadas e que ao mesmo tempo que mostram a brutalidade do protagonista, também indicam como ele está lutando não somente com raiva, mas também de forma que impeça Gideon de se movimentar.

Quando Bo-Katan se junta ao conflito, o mesmo pode ser notado, tornando a própria coreografia de batalha parte da narrativa do episódio e representativa da personalidade dos protagonistas. Enquanto isso, a grande conclusão do confronto, com o papel importantíssimo de Grogu salvando sua família adotiva, mostra como nosso pequeno bebê verde cresceu, sendo ele quem salva os heróis dessa vez em vez de ocupar o papel de vítima.

A união do povo de Mandalore

Episódio 8 de the mandalorian: pai e filho. Em mais um season finale incrível, the mandalorian mostra como o laço de din e grogu se intensificou, além de demonstrar que a união, de fato, faz a força.
Reprodução: Disney+

Mas se nas terras desoladas de Mandalore um intenso conflito pessoal ocorre, é nos céus do planeta que o episódio dá destaque ao povo mandaloriano como um todo, numa intensa sequência de batalha com jetpacks contra stormtroopers voadores que, sinceramente, não vejo como não entrar nos grandes momentos clássicos de Star Wars.

Bo-Katan erguendo o Darksaber nos céus e, junto com os demais mandalorianos, gritando “Por Mandalore” é o tipo de sequência empolgante que faz o espectador pular da cadeira, e ver todos os personagens que aprendemos a gostar e amar durante esta temporada lutando para reclamar sua terra natal é extremamente satisfatório.

Como se não bastasse a emoção do momento acima, ainda temos a incrível manobra de Axe Wolves, que mostra que nem todo sacrifício de nave espacial em Star Wars precisa terminar com a morte do piloto – sempre há uma pequena janela de tempo em que ele pode sair do veículo e se salvar, como o mandaloriano faz quando joga o cruzador espacial contra a base imperial em Mandalore. 

Todos esses momentos fazem a sequência da recuperação de Mandalore, com Bo-Katan reacendendo a Grande Forja do planeta, ser uma conclusão merecida para este povo tão sofrido. Concluindo a sequência, temos o novo batismo do filho do falecido Paz Vizla nas águas do planeta e o pedido de Din para Grogu fazer o mesmo, o que leva para o grande momento da temporada: oficialmente, o Baby Yoda é adotado pelo Mandaloriano, e agora ganha um novo nome: Din Grogu.

Quase um series finale para The Mandalorian

Episódio 8 de the mandalorian: pai e filho. Em mais um season finale incrível, the mandalorian mostra como o laço de din e grogu se intensificou, além de demonstrar que a união, de fato, faz a força.
Reprodução: Disney+

Na sequência final do episódio, vimos que Din foi embora de Mandalore e voltou para Nevarro, aceitando o trabalho oferecido para ele desde o começo da temporada, se tornando um caçador de recompensas para a Nova República e agora com uma pequena casa no planeta.

A cena final, então, mostra talvez um dos momentos mais bonitos de Star Wars: Din sentado na varanda de sua casa observando Grogu brincando nos pastos, concluindo a tão sofrida história de ambos os personagens e os cimentando como uma família.

A cena, que funcionaria muito bem como um finale para a série, ao que tudo indica na verdade só representará o fato que na quarta temporada acabaram as grandes narrativas da série, com um retorno ao foco mais simplista das aventuras dos protagonistas tentando conseguir uma renda para sobreviver.

Sentiremos falta de ver esses personagens tendo um papel mais importante no grande mundo de Star Wars, mas nem tudo tem que ser algo de importância absurda no grande esquema das coisas, né? Ver ambos vivendo em paz é uma conclusão bonita e que, considerando que temos uma criança envolvida, extremamente satisfatória.

A galáxia muito, muito distante também tem espaço para narrativas mais familiares, e talvez a quarta temporada de The Mandalorian leve em conta isso.

Uma boa temporada

Em geral, nós do Showmetech sempre consideramos a terceira temporada de The Mandalorian um bom ano para a série, embora entendamos as reclamações de vários fãs. Porém, com tantas pontas soltas nos anos anteriores, é difícil não compreender que tudo o que aconteceu, até mesmo a falta de foco em Din e Grogu, era necessário para que os protagonistas pudessem seguir de maneira mais confortável com suas próprias vidas.

Saímos então da terceira temporada satisfeitos, mas com o gosto de “quero mais”, principalmente para ver as possíveis aventuras mais simples do nosso caçador de recompensas favoritos e de Baby Yoda. Com certeza, eles ainda têm muito a mostrar para nós.

Veja também

Episódio 7 de The Mandalorian: Tudo está conectado

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (19/04/23)


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados