Índice
Desde novembro de 2019, fãs de Star Wars contam com um seriado para visitar a Galáxia tão, tão distante: The Mandalorian, que em suas duas primeiras temporadas mostrou outro lado desse universo tão querido com um personagem que já é tão marcante quanto os clássicos da trilogia original.
Após uma fantástica segunda temporada em 2020, a série acabou entrando em uma certa hibernação enquanto outras produções live-action de Star Wars foram lançadas. Porém, nesse começo de março de 2023, o campeão voltou com a estreia do primeiro episódio de seu terceiro ano – e o mais importante é que ele não decepcionou!
Sem mais delongas, confira a crítica do Showmetech do primeiro episódio da terceira temporada de The Mandalorian no nosso canal do YouTube e aqui na matéria:
Aviso: spoilers a seguir
Voltando ao caminho
O principal medo aparente para esse primeiro episódio da terceira temporada de The Mandalorian era se quem pulou a minissérie O Livro do Boba Fett estaria perdido com o novo status quo da série, ou seja, perdido com o fato que Grogu, nosso querido Baby Yoda, acabou abandonando o treinamento com Luke Skywalker para ficar perto de Din Djarin, o protagonista mandaloriano interpretado por Pedro Pascal (sim, por algumas semanas teremos dose dupla do nosso daddy favorito).
Esse medo, porém, logo se mostrou infundado, com o primeiro episódio “O Apóstata” abordando essa situação de maneira simples: em um encontro com A Armeira e os Filhos do Olho, a divisão de sobreviventes de Mandalore mais extremista, lembramos como o protagonista, nessas aventuras com Grogu, acabou se distanciando da fé do culto em que foi criado, com o principal ponto sendo sua remoção intencional do capacete no final da segunda temporada.
Essa remoção do capacete faz com que esse braço mais extremista da fé mandaloriana não considere mais Din um membro do clã, com a Armeira dando para o protagonista sua próxima missão principal que, imaginamos, será o fio condutor deste terceiro ano: ele deve voltar para o planeta de Mandalore, ocupado por guerras e conflitos desde a época das Guerras Clônicas, e se banhar nas águas para se purificar e poder voltar a viver como um membro do secto.
O Mandaloriano e sua busca por ajuda
Agora com um objetivo, Din decide voltar para Navarro, o planeta em que boa parte da ação da primeira temporada aconteceu. Ao desembarcar na superfície desértica, o Mandaloriano dá de cara com um planeta completamente mudado, e seu encontro com Greef Karga (Carl Weathers) acontece rapidamente e com uma proposta: o agora Alto-Magistrado do planeta pede que o guerreiro se torne um protetor do planeta – algo que é imediatamente negado pelo protagonista.
Essa parte do episódio, pelo menos antes de Din revelar seu verdadeiro objetivo, pareceu um pouco repetitiva – embora não tenha rolado um convite antes para o Mandaloriano se estabelecer em Navarro, os constantes retornos ao planeta e a relação sempre um tanto amigável e cheia de troca de favores entre o protagonista e Greef já foram repetidas mais de uma vez durante as outras duas temporadas. Sinceramente, esperamos que essa seja a única vez neste ano.
De qualquer forma, Din foi para Navarro com um objetivo claro: ele quer tentar arrumar IG-11, o simpático robô assassino que, lembramos, atuou como um importante companheiro do Mandaloriano no conflito final da primeira temporada – e que mostra o quanto o nosso protagonista mudou desde então, já que antes ele odiava droids e agora pensa realmente em ter um como companheiro para lhe ajudar em sua jornada até Mandalore.
Infelizmente, seus esforços são em vão, e embora as sequências de tentativas em arrumar IG-11 sejam divertidas, principalmente pelos momentos fofos com Grogu, o droid parece além de qualquer reparo – pelo menos nas mãos de Din, levando o protagonista a encontrar Babu Frik, um mecânico originalmente apresentado no episódio IX e que talvez seja uma das poucas coisas boas daquele filme, mas que ganha ainda mais charme aqui graças aos efeitos práticos e suas interações com Grogu – aparentemente, ter aliens pequenos é uma receita certeira para fofura e diversão que a Disney está sabendo bem utilizar.
De qualquer forma, Din, sem IG-11, segue para uma nova tentativa de achar companheiros, que acaba o levando para o planeta Kalevala, local onde temos a principal sequência de ação do episódio, com uma impressionante briga de naves entre o Mandaloriano e piratas espaciais, que mostra bem o quanto os valores de produção desse ano estão fortes – além de ser extremamente animador e fantástico para qualquer fã de Star Wars.
Após a luta, descobrimos o objetivo de Din nesse planeta: visitar Bo-Katan (Katee Sackhoff), a mandaloriana que tinha intenções de conquistar o Sabre Negro em combate das mãos do Moff Gideon e se tornar a nova monarca de Mandalore – mas que teve seus planos frustrados após, sem querer, nosso protagonista ter vencido antes o vilão no final da segunda temporada.
É num clima de poucos amigos e de sonhos mortos em que os dois personagens se encontram nesse primeiro episódio, e que uma aliança que promete muitos atritos é formada, encerrando em uma nota de muitas dúvidas, mas que, se a série manter sua qualidade, serão exploradas de maneira extremamente satisfatória.
Uma estréia ótima
Embora tenhamos tido algumas outras séries de Star Wars nessa pausa de The Mandalorian (com o destaque em especial para Andor), é inegável que o charme de Pedro Pascal e suas interações com o Yoda pequenino são fantásticas e responsáveis por alguns dos momentos mais divertidos da televisão: em suma, estávamos com saudades.
Mas considerando o escopo enorme da temporada e a exploração de uma das culturas favoritas do universo de Star Wars, é natural ter um pouco de medo se a aventura mais pessoal das temporadas anteriores será trocada no decorrer deste ano por algo mais grandioso que faça a série perder um pouco de sua qualidade.
Mesmo assim, pelo menos nesse primeiro episódio, a qualidade se manteve e a estrutura narrativa já foi bem colocada para os próximos episódios. Só podemos torcer para que o nível se mantenha.
The Mandalorian terá novos episódios toda quarta-feira no Disney+.
Veja também
The Mandalorian 3 ganha novo trailer
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.