Raramente, mas muito raramente, temos uma quebra positiva de expectativa. Pelos filmes, criamos uma ânsia tão maior do que a capacidade que aquela obra poderia ofertar que chegamos aos créditos finais ainda sedentos, insatisfeitos. Animais Fantásticos e Onde Habitam é essa exceção, que ocorre a cada super lua. É aquela grata surpresa que se dá por termos sido inábeis de criá-la em nossa mente – e isso em boa parte é culpa dos trailers e vídeos, que não só ficaram longe de encostar no potencial do filme, como ainda induziam a um erro de julgamento.
O barato desse retorno ao universo mágico desenvolvido por J.K. Rowling está em nos levar a um ambiente que, mesmo novo e alguns anos distante da nossa contemporaneidade, é alicerçado por conceitos muito familiares. Anula a necessidade de qualquer apresentação e possibilita o imediato desenvolvimento de uma história original cujas chaves para acompanhá-la são entregues por ela própria na solidez de seus personagens (nesse ponto, para quem alguma vez teve contato com uma linha sequer escrita por Rowling, não há novidade).
Mesmo que a ausência de pontas soltas fosse prevista (afinal, estamos lidando com um roteiro escrito pela própria geradora desse universo e já pensado para a narrativa cinematográfica), o mesmo não poderia ser assegurado sobre o quão bem Animais Fantásticos se conectaria ao que vivenciamos em Harry Potter sem se moldar como uma prequência direta daqueles eventos. Agarra-se, sim, ao ambiente mágico familiar quando transforma a magia em uma ferramenta intrínseca aos personagens, mas é para posicionar o espectador como um profundo conhecedor daquele campo para fazê-lo de novato por meio da trama.
Detalhes do filme
Fantastic Beasts and Where to Find Them (EUA, 2016). Fantasia. Warner Bros.
Direção: David Yates
Elenco: Eddie Redmayne, Dan Fogler, Colin Farrell, Ezra Miller, Katherine Waterston, Alison Sudel
Para saber mais, não deixe de conferir a crítica completa do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam no PipocaCombo.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.