Ahsoka, ep07

CRÍTICA: Episódio 7 de Ahsoka traz rostos lendários e a fuga da esperança

Avatar de eduardo rebouças
Após a fantástica revelação de Thrawn, temos o tão esperado embate entre ele e Ahsoka. Enquanto isso, Ezra e Sabine terão que se defender do ataque de Thrawn e seus aliados em mais um episódio emocionante cuja crítica você encontra aqui!

No capítulo da semana passada, tivemos catarse não somente com a chegada triunfal do maligno Grão Almirante Thrawn, mas também com o rápido vislumbre de Ezra Bridger. Ambos estavam desaparecidos desde os eventos da série animada Rebels, e agora, em Ahsoka, temos a chance de ver o embate do vilão com a protagonista principal, a ex-aprendiz de Anakin Skywalker.

Um vilão de peso 

Ahsoka, ep07
Thrawn exercita seu brilhantismo tático enquanto se prepara para dar um pé de seu exílio. (Imagem: Divulgação)

Irmão do igualmente talentoso Mads Mikkelsen, Lars não é estranho ao papel de Thrawn: afinal, ele foi o ator de voz do personagem durante Rebels. Seu gravitas é tão divino ao interpretar o personagem, que continuou o papel em sua versão live action. Ele é de longe um dos mais sinistros e bem desenvolvidos da continuidade tanto pré quanto pós-aquisição da Disney. 

De fato, o Grão Almirante, cuja criação é creditada a Timothy Zahn, escritor da trilogia O Herdeiro do Império, é uma figura tão imponente que foi um dos elementos pescados pelo idealizador do cânone atual, Dave Filoni, do material antigo de Star Wars, fazendo praticamente nenhuma mudança a ele. Agora, temos o prazer de continuar a ver a sua trajetória; mesmo ele sendo um vilão, possui camadas e nuances incríveis.

Nesta nova continuidade, o objetivo dele é escapar de seu exílio, e para ele, nada, nem mesmo Ahsoka, ficará em seu caminho. Mas como o líder maquiavélico que é, Thrawn não é bobo, procurando saber tudo o que pode sobre sua adversária, para quem sabe encontrar uma fraqueza para jogar a seu favor no inevitável embate.

A batalha de Syndulla

Ahsoka, ep07
A grande surpresa do episódio, o easter egg do C3PO garante mais um cheque parrudo para Anthony Daniels, o ator que mais carimbou presença na franquia Star Wars em seus quase 50 anos de existência. (Imagem: Divulgação)

Em Coruscant, no início do episódio desta semana, Hera enfrenta as consequências de suas ações perante o conselho da Nova República. Para eles, ela extrapolou todos os limites ao ignorar suas ordens e partir em encontro com Ahsoka, sem as provas cabíveis da volta de Thrawn. Eles batem na mesma tecla de sempre, de que Syndulla está colocando sua agenda pessoal em frente aos interesses do novo governo, ao buscar o paradeiro de seu amigo, Ezra.

Apesar de estar em menor número, Hera faz frente à retórica do senador Xiono, que novamente se mostra contrário a praticamente tudo que a general se propõe a fazer. Nisso, Mon Mothma, a personagem muito conhecida pelos fãs graças à sua presença na trilogia original e em outras séries Star Wars, tenta amenizar o confronto entre essas duas personalidades opostas como pode. 

Xiono desdenha do relatório de Syndulla sobre tudo o que vem acontecendo desde então, considerando-o infantil por incluir Jedis, falsos Jedis, baleias estelares e planetas remotos, o que, tratando-se de explicações para uma busca incessante como a dela, até que faz sentido, mas nós sabemos que é tudo verdade. Entre as farpas jogadas, até Carson intervém, fazendo referência aos eventos do final da 3a temporada de The Mandalorian, citando que durante a batalha por Mandalore, remanescentes do Império bateram cartão, colocando Ahsoka oficialmente dentro da cronologia atual das séries Star Wars.

O senador, porém, continua firme em sua posição, e rebate que as ações de Gideon não passaram de movimentações militares isoladas. Por mais absurda que sua negação às alegações de Hera possa parecer, Xiono mostra-se um adversário político e tanto, movendo o conselho a formar uma ação de corte marcial contra a general.

Para a surpresa geral, C3PO (Anthony Daniels, veterano da franquia Star Wars) chega ao seu resgate, em nome da princesa Leia. Ele traz um chip contendo uma transcrição que pode elucidar a situação atual, o que, claro, Xiono vê como uma afronta e um absurdo total. Segundo o droide, a mensagem contida mostra que Leia foi quem sancionou a missão de Syndulla até Seatos, e que como líder do Conselho de Defesa, qualquer moção a favor ou contra ações militares teria que passar por ela primeiro, o que o senador opositor não fez.

Sem outro modo de agir, Xiono é colocado em seu lugar, a chanceler colocando para baixo toda e qualquer ameaça a Hera. Apesar de tudo, Mon Mothma sabe que Leia não teve envolvimento algum nas ações de Syndulla e clama para que a Twi’Lek coloque seus sentimentos de lado e que lhe dê sua opinião honesta sobre a atual situação relacionada ao retorno de Thrawn.

Preparar para o pior, esperar pelo melhor 

Ahsoka, ep07
Anakin continua seus ensinamentos a Ahsoka após sua morte. (Imagem: Divulgação)

De volta ao túnel de hiperespaço criado pelos purgills, Ahsoka e Huyang continuam rumando em direção ao planeta em que sua aprendiz, Ezra e Thrawn estão; enquanto ela pratica com sabres de luz, Anakin aparece em forma de holograma, lembrando-a de seu treinamento durante as Guerras Clônicas. 

O antigo mestre da ex-Jedi cita uma série de personagens, alguns dos filmes, como General Grievous, outros das animações, como a sinistra Asaaj Ventress, braço-direito do Conde Dookan durante o conflito da série animada. Segundo Ahsoka, mais de vinte gravações foram preparadas pelo seu mestre, e que esta que assistiu teria sido a última. Huyang mostra-se surpreso com o cuidado de Anakin para com sua protegida, e Ahsoka, nostálgica, diz que ele foi um grande mestre.

Enfim, a dupla chega ao destino deles, mas o droide mostra-se duvidoso de que é o lugar certo, pois não estão utilizando nenhuma forma de mapa, simplesmente confiando nos instintos animais das baleias estelares. Ao sair do hiperespaço, a terrível realidade se mostra: os purgills estão sendo atacados por minas explosivas deixadas pelas forças de Thrawn. De forma dramática, Ahsoka é capaz de se desvencilhar da ameaça somente para ficar frente-a-frente com outra: as naves de caça vindas da embarcação em forma de anel de Morgan.

Cercada pelo inimigo e em perseguição, a heroína pilota por entre as carcaças de nave que flutuam na órbita do planeta, pouco a pouco diminuindo o número de naves atrás dela. Na superfície, Thrawn recebe o relato de seu oficial e fica sabendo da aproximação das baleias e da nave de Ahsoka Tano. Ele recebe também, de Elsbeth, o relatório contendo todas as informações dela; dentre as informações, Thrawn se surpreende ao saber que ela foi discípula de Anakin Skywalker, vulgo Darth Vader, o segundo em comando do falecido imperador Palpatine.

Sempre calculista e frio em suas ordens, o Grão Almirante ordena a retirada de suas naves da perseguição a Ahsoka, e quando questionado, ele repete que não quer perder recursos valiosos. O azulão sabe do talento dos Jedi em se esconder e respeita as capacidades de sua principal adversária, contando à duvidosa Morgan sobre o seu plano de interpretá-la independentemente do caminho que Ahsoka venha a tomar até chegar ao seu algoz.

Nós sempre estaremos um passo à frente 

Ahsoka, ep07
Lars Mikkelsen brilha no papel de Thrawn neste episódio. (Imagem: Divulgação)

Com essa afirmação, Thrawn é contundente em seu plano de trazer a ex-Jedi até sua porta de entrada, dando a ela a falsa noção de que está em vantagem quando, na verdade, é ele que controla tudo e todos. Enigmático em sua abordagem, mas nem menos diabólico, Thrawn exercita sua mente estrategista de modo impiedoso e deliciosamente maquiavélico, exibindo os trejeitos pelos quais o personagem é conhecido e admirado.

Ainda habilmente navegando por entre os escombros em sua abordagem ao planeta, Ahsoka conta com a furtividade por enquanto, já adivinhando que seus adversários não só fizeram contato com Thrawn, mas que também ele é responsável direto pelo ataque contra as baleias e a Ahsoka. Resta agora planejar como ela conseguirá chegar perto do vilão de modo com que a oportunidade de o enfrentar de perto se torne possível.

Ezra e Sabine partem em uma comitiva, juntos das curiosas criaturas a que fomos apresentados semana passada, os Noti, enquanto Wren atualiza seu amigo há muito sumido sobre os acontecimentos passados, em um resumo de tudo o que aconteceu desde o fim de Rebels e os eventos de O Retorno de Jedi. Dentre os dados compartilhados, temos a menção a Zeb, o único membro do esquadrão de Rebels que ainda não marcou presença em Ahsoka; no entanto, ele já apareceu em The Mandalorian, onde o vimos treinando novos recrutas.

Com Bridger ansioso para voltar à ativa, Sabine troca de assunto, revelando sua volta ao treinamento Jedi sob os ensinamentos de Ahsoka, pois não sabe como compartilhar com o amigo que ela não tem como sair do planeta, muito menos levar Ezra consigo para fora do sistema distante em que se encontram. Baylan e seus novos aliados estão no encalço de Sabine, e Thrawn novamente se reúne com as Irmãs da Noite, cujo poder o vilão espera encontrar o paradeiro de Ahsoka. Sem um meio tecnológico de localizar Sabine na superfície, Ahsoka conta com sua ligação psíquica Jedi com Sabine para isso, o que funciona também para a bruxa de Dathomir triangular sua posição até então oculta. Bombardeiros não demoram em atacá-la.

Novamente sob fogo inimigo, Ahsoka se vê obrigada a sair de seu abrigo, sob forte oposição das forças de Thrawn. Os Noti percebem que estão sendo observados por Baylan e Hati, enquanto o Jedi decaído ordena que sua aprendiz elimine Ezra e Sabine; ele crê que ela está rumando a um caminho de glória entre o império que está prestes a renascer, enquanto que o dele é outro totalmente diferente.

Uma última lição

Crítica: episódio 7 de ahsoka traz rostos lendários e a fuga da esperança. Após a fantástica revelação de thrawn, temos o tão esperado embate entre ele e ahsoka. Enquanto isso, ezra e sabine terão que se defender do ataque de thrawn e seus aliados em mais um episódio emocionante cuja crítica você encontra aqui!
CRÍTICA: Episódio 7 de Ahsoka traz rostos lendários e a fuga da esperança

Impaciência pela vitória garantirá a derrota: com isso, Baylan adverte sua aprendiz antes de colocá-la no encalço de seus alvos, deixando de ser seu mestre no processo. Thrawn, ao saber que Ezra foi localizado, coloca alguns de seus veículos de ataque junto do grupo de Hati. Os soldados do líder Chiss partem da nave na atmosfera do planeta e enfim começa a perseguição e tiroteio entre os Noti e os mercenários que se aliaram a Baylan e Hati.

Munidos meramente por estilingues, a comitiva de Ezra e Sabine tem pouco poderio para rechaçar seus atacantes. Na eletrizante correria que se segue, Sabine é a única com sequer uma arma forte o bastante para abater alguém, mas os Noti não se mostram completamente indefesos, freando, pelo menos um pouco, o avanço inimigo.

No fim, cercados, os Noti se protegem dentro de suas carapaças enquanto Bridger prepara-se para um confronto de perto. Ahsoka, agora já na atmosfera, aproxima-se da posição de Sabine, com Baylan à sua espera. Ezra, prevendo que Hati é uma tremenda adversária, deixa a proteção dos veículos dos Noti para encarar sua adversária. Contra os avisos de Huyang, Ahsoka prepara-se para deixar a nave em movimento para resgatar seus amigos na superfície.

Duvidando do sucesso de uma acrobacia dessa escala, mesmo assim Huyang abre a escotilha da nave para Ahsoka aterrissar no planeta, bem em frente a um fanfarrão Baylan, que mostra-se bem-humorado com a chegada da heroína para sua revanche contra o Jedi decaído. Ambos sacam seus sabres de luz e partem para a luta. De volta ao grupo de Sabine, ela oferece sua arma a Ezra, contando com a habilidade de seu amigo, que nega a ajuda alegando que a Força é a única coisa que precisa para se defender.

Lutando desarmado, Ezra derruba mercenário após mercenário, e a ação de seu lado é colocada entre cortes com a luta entre Baylan e Ahsoka. Hati enfim entra na briga, quase decapitando Ezra com sua arma, chamuscando um fiapo da cabeleira do garoto no processo. Enfim, Sabine chega para servir de par a Ezra no duelo com a agora ex-aprendiz de Baylan, no mesmo momento em que o batalhão de Thrawn chega para amparar os mercenários.

A grande jogada de Ahsoka mostra-se certa, pois do nada surge sua nave, ainda pillotada por Huyang, que lhe proporciona uma cortina de fumaça para despistar Baylan, dando-lhe tempo de partir, montada, ao resgate de seus amigos. Ao aterrissar, os soldados não perdem tempo em seguir as ordens dadas por Thrawn de cercar o grupo em batalha.

Ezra, utilizando-se de seus poderes da força, tira Sabine da linha de ataque de Hati, enquanto que eles se veem cercados pelas forças armadas. Balbuciando uma tentativa de se entregar, tentando apelar para que sejam levados como prisioneiros, Ezra fica na tira dos rifles e é quase alvejado, mas Ahsoka finalmente chega e os joga para longe com a Força, ficando entre eles e os recém-chegados soldados do Grão Almirante. Lutando de mãos nuas, ela faz frente aos golpes de sabre de luz da vilã.

E perder essa reunião?

Crítica: episódio 7 de ahsoka traz rostos lendários e a fuga da esperança. Após a fantástica revelação de thrawn, temos o tão esperado embate entre ele e ahsoka. Enquanto isso, ezra e sabine terão que se defender do ataque de thrawn e seus aliados em mais um episódio emocionante cuja crítica você encontra aqui!
CRÍTICA: Episódio 7 de Ahsoka traz rostos lendários e a fuga da esperança

A bordo da nave, Huyang observa o cerco abaixo, enquanto Sabine faz uso de todos os seus apetrechos mandalorianos para se defender. Em sua base, Thrawn surpreende-se com o que vê e mostra-se um tanto nostálgico ao lembrar-se dos “Jedi de antigamente”, ao observar o caos da batalha na qual colocou seus soldados. Contrariando às expectativas, ele ordena que suas forças batam em retirada, pois ele esperava que Baylan estivesse em meio à briga para eliminá-lo.

Mas a grande jogada do Grão Almirante está dando resultado. Em meio à distração a que ele forneceu soldados, Thrawn junta forças para colocar em curso sua fuga do exílio, que ele revela estar quase pronto para fazer muito em breve. Segundo ele, esse primeiro embate com Tano foi um sucesso, visto que agora o tempo está do seu lado, pois ele está prestes a bater em retirada. Seguindo as ordens de seu líder, os soldados fazem o mesmo, e Hati fica para trás, recebendo a oferta de Ahsoka para ajudá-la; ela, por outro lado, acaba fugindo sozinha.

Por enquanto seguros, Ahsoka enfim dá o tão esperado abraço em Ezra, feliz em ver seu amigo com saúde. Em bom tempo, Huyang aterrissa a nave para que o amigo do grupo há tanto sumido finalmente consiga ir para casa. Há de se crer que essa paz será só temporária, pois muito em breve Thrawn terá seu glorioso retorno. Será que com essa prova o senador Xiono irá acreditar nas alegações de Syndulla? Não vai demorar para descobrimos, não é mesmo?

Nosso veredito

Que episódio, amigos! Não só tivemos doses cavalares de ação, mas também muito desenvolvimento de personagens que há mais de uma década são acompanhados por meio das animações de Filoni e agora as séries em live action. Ezra trouxe todo o seu lado brincalhão para o meio do caos da batalha e vimos que Thrawn é de fato um adversário de respeito, pois trata-se de um estrategista brilhante.

Outro acontecimento que nos deixou muito animados foi a aparição especial do queridíssimo robô C3PO, que mesmo não trazendo uma mensagem lida diretamente por Leia, cuja atriz que a interpreta, Carrie Fisher, infelizmente já faleceu, fez o melhor para transmitir sua personalidade de rebelde em suas ações para dar a Hera um respaldo, por mais duvidoso que seja.

Ahsoka vem impressionando com suas conexões ao material de qualidade das séries animadas e sua capacidade de continuar a construir o cânone da franquia Star Wars habilmente e de maneira emocionante. A série vai se aproximando de sua conclusão de uma maneira que torna a espera entre episódios quase que sufocante, e o que é mais de se surpreender, ela consegue entregar e se superar a cada semana. 

Visto que semana que vem teremos o final da temporada e que cada capítulo vem sendo estupendo, a expectativa é gigante quanto como Filoni e sua equipe irão dar um nó nessa nova saga com o episódio de conclusão. Estaremos aqui para comentar e esperamos ver você junto da gente. Até lá!  

Para mais do universo geek, não mude de canal! Fique com a gente no Showmetech!

Fonte: Screen Rant.

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (27/09/23)


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados