A Siri, assistente pessoal do iOS, costuma ser associada à Apple. No entanto, não foi a companhia que a desenvolveu. O projeto já havia sido lançado em 2007 pelo Instituto de Pesquisa de Stanford como uma empresa paralela e foi comprada em 2010.
Agora, os mesmos criadores da Siri, Dag Kittlaus e Adam Cheyer, irão lançar uma inteligência artificial parecida com a assistente do iOS, mas ainda melhor. De acordo com informações do Washington Post, a primeira exibição pública do novo projeto será realizada na próxima segunda-feira, dia 9.
A nova assistente, batizada de Viv, será capaz de realizar ações completas sem tocar no smartphone. O usuário poderá realizar, por exemplo um pedido completo de uma pizza utilizando apenas os comandos de voz; não é preciso sequer baixar o aplicativo da pizzaria. E é aqui que está a grande sacada da Viv. Embora a Siri ajude com o pedido de uma pizza, é necessário confirmar o pedido tocando no celular.
A ideia é ambiciosa: se tornar um portal onde pessoas se conectam a serviços e negócios pela internet, sem precisar digitar, pesquisar ou tocar. Usam-se apenas comandos de voz para pedir um táxi, fazer uma reserva num restaurante ou comprar ingressos para o cinema. Os criadores da Viv afirmam ter parcerias com 50 empresas e praticamente todas atuam apenas em território norte-americano, com exceção do Uber.
O que permanece incerto é a distribuição da nova assistente. De acordo com a reportagem, diversas empresas, incluindo o Facebook e o Google, demonstraram interesse em comprar o projeto. Porém, os desenvolvedores ainda não revelaram se pretendem vender a ferramenta.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.