Não é uma pegadinha! A Valve decidiu quebrar o silêncio e revelou o que todos estavam esperando: Counter-Strike 2 existe, e será lançado ainda em 2023! Através de seu canal oficial no YouTube, a Valve revelou três vídeos separados que detalham as principais mudanças chegando ao popular jogo de tiro, confira:
Mapas e gráficos
Todos os mapas preferidos da comunidade estão sendo refeitos dentro do poderoso motor gráfico Source 2, utilizado anteriormente em Half-Life: Alyx. Mapas como Dust II, Nuke e Overpass ganharam novas texturas, melhorias na iluminação global, luzes e reflexos realistas e muito mais.
De acordo com o vídeo, os desenvolvedores de Counter-Strike 2 usaram três fundamentos básicos para a recriação destes mapas. Primeiro, alguns mapas básicos como Dust II simplesmente receberão novidades gráficas simples como novas texturas e iluminação, mas sua base continua inalterada quando comparada ao jogo anterior.
Depois, os desenvolvedores focaram em recriar mapas com verdadeiras melhorias na iluminação, reflexo e materiais, utilizando um sistema único de física da Source 2. E por ultimo, mapas mais antigos foram reconstruídos do 0, abusando de todas as melhorias que o motor gráfico pode oferecer. Além disso, essas ferramentas estarão disponíveis para aqueles que desejam criar seus próprios mapas da comunidade.
Adeus, Tickrate!
Em versões anteriores de Counter-Strike, o servidor utilizava um sistema de tiques para identificar comandos feitos pelos jogadores dentro da partida. Este sistema avaliava ações dentro de um intervalo discreto de milissegundos, e comandos feitos no meio destes tiques não eram respondidos pelo servidor. Por ser um sistema antiquado, ele era responsável por certos atrasos nos comandos (como errar aquele tiro mirado de AWP).
Em Counter-Strike 2, a Valve está substituindo este sistema com um novo tipo de tique. Agora, este espaço entre um tique e outro não existe mais, e o servidor se torna mais preciso em representar os comandos feitos pelos jogadores, seja andando, atirando ou pulando.
Fumaça realista
A smoke é um dos itens mais importantes no cenário competitivo de Counter-Strike, visto que ela é responsável por esconder informação de seus oponentes. Em versões anteriores, a bomba de fumaça era algo mais estático, e nem sempre era precisa (já que cada pessoa via a fumaça de uma forma diferente).
Em Counter-Strike 2, a granada de fumaça será totalmente dinâmica, se adaptando ao cenário e existindo de forma igual para todos os jogadores. Agora, a fumaça é totalmente composta de objetos volumétricos em 3D, ou seja, ela existe e faz parte do cenário do jogo assim como você e suas armas. A fumaça agora expande conforme o local, dissolve com os seus tiros e movimentos, e reage à luz da mesma forma que reagiria na vida real.
Outras novidades
Mais novidades sobre Counter-Strike 2 serão reveladas nos próximos meses, mas a Valve já adiantou algumas coisas. Todos os itens cosméticos adquiridos em Counter-Strike: Global Offensive poderão ser transferidos para CS2, e serão beneficiados com as melhorias em textura e iluminação da Source 2. Além disso, a Valve promete melhorias no áudio com remasterizações e recriações de sons clássicos como o barulho de tiros e de ambiente.
A Valve também promete melhorias na interface de CS2, que devem melhorar a visibilidade durante as partidas e traduzem o estilo visual desta nova era do maior FPS do mundo. Um teste fechado está marcado para acontecer hoje (22), com jogadores selecionados através de alguns requerimentos como tempo de jogo, conta da Steam limpa de banimentos e mais detalhes não revelados.
Counter-Strike 2 tem data de lançamento planejada para o inverno de 2023, exclusivo para PCs.
Veja também:
Confira as skins mais bonitas de CSGO e imaginem como elas vão ficar em Counter-Strike 2!
Fonte: Valve
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (22/03/23)