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Nos últimos tempos tem se falado bastante sobre a inteligência artificial. Ela pode criar conteúdos, responder perguntas, identificar objetos e muito mais. Porém, existem outros mercados que ela também pode ser usada, como é o dos cosméticos inteligentes na área da beleza.
Por meio da tecnologia é possível entender melhor o perfil de cada consumidor, desenvolver produtos específicos e até criar dispositivos que auxiliem na hora de se maquiar. Grandes empresas do segmento já estão investindo nesse tipo de novidade. Confira alguns exemplos a seguir!
Batom sem borrar
Em parceria com a startup Neurobots e o CESAR, o Boticário está desenvolvendo o segundo protótipo do seu batom inteligente. O objetivo é criar um dispositivo que utilizará a inteligência artificial para aplicar o produto com total precisão e sem borrar. O foco principal é atingir as pessoas com deficiência visual ou que possuem alguma limitação motora.
Para que o sistema reconheça os lábios, será necessário fornecer a ele uma foto, e partir disso ele terá as coordenadas que deverá seguir. O aparelho terá ainda avisos sonoros para que o consumidor saiba o momento certo para posicionar o rosto, e quando poderá se afastar.
Essa não será a primeira vez que o Boticário investirá nessa tecnologia de cosméticos inteligentes. Em 2019, a marca lançou um perfume com o auxílio da inteligência artificial. Um sistema combinou ingredientes e criou as fragrâncias Egeo On Me e Egeo On You, que podem ser encontradas na revista Boticário e nas lojas.
Além de desenvolver algo novo e único para os clientes, o uso da IA também otimizou o tempo da empresa. Enquanto a criação de um perfume leve em média três anos, neste caso, o desenvolvimento levou apenas seis meses.
Testar sem se sujar
Testar maquiagem nem sempre é uma tarefa simples. Diferentemente de vestir uma roupa, os cosméticos sujam a pele e, muitas vezes, precisam ser retirados para que possam dar lugar a outros. Mas no que depender das novas tecnologias de cosméticos inteligentes os testes ficarão mais fáceis.
Pensando na necessidade dos clientes de ver no próprio rosto as maquiagens, a L’Oréal adquiriu a empresa ModiFace, especializada em realidade aumentada. Entre as soluções tecnológicas estão ferramentas que simulam qual seria a melhor maquiagem para o rosto da consumidora, e um aplicativo que escaneia a face e faz indicações de produtos.
Dessa forma, a L’Oréal espera se aproximar mais do público consumidor de beleza. Além disso, ela poderá oferecer cosméticos inteligentes personalizados, de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Acertando o tom de pele
Um dos aspectos mais importantes, e impacta na maquiagem, é acertar o tom de pele. Ao escolher uma base errada, por exemplo, a pessoa corre o risco de criar um efeito pouco natural, e comprometer toda a aparência.
Como existem muitas opções de tons, e é difícil saber o certo, a MAC criou a ferramenta Studio Virtual Try-On. A ferramenta acessa a câmera do celular e encontra o melhor tom de pele. Também é possível acessar outras tonalidades, bastando rolar para a direita e esquerda. Assim como o aplicativo da L’Óreal, a pessoa pode ainda experimentar cores de batons e sombras.
Rotina de cuidados com cosméticos inteligentes
A expressão rotina de cuidados ganhou popularidade nos últimos anos. Atualmente não apenas celebridades e pessoas que estão na mídia como anônimos consomem produtos todos os dias para limpar, revigorar, hidratar e revitalizar a pele. Muitas vezes, porém, os consumidores usam o que os amigos indicaram, sem saber se são os melhores cosméticos para a própria derme.
A marca Proven Skincare quer auxiliar nesse sentido. Por meio de um quiz, e da inteligência artificial que trabalha com dados de milhares de artigos científicos, as pessoas poderão identificar qual é a melhor rotina a ser seguida, assim como os produtos a serem usados, sejam eles cosméticos inteligentes ou não. Como se percebe, as novas tecnologias podem ser utilizadas de diferentes maneiras. No segmento de cosméticos, elas podem auxiliar os consumidores a entender melhor sobre a própria pele, o que combina mais e, assim, a comprar os produtos certos.
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Revisado por César Marcos em 29/03
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