Google e Microsoft travam uma guerra virtual há bastante tempo. A empresa dona do Android faz de tudo para dificultar a vida dos usuários de Windows Phone, a Microsoft também não ajuda muito, mas isso não vem ao caso.
O Google sempre impôs restrições ao WP, como ter proibido o app do YouTube na plataforma, que resultou em apps de terceiros melhores, e já “piorou” a exibição no navegador de seus serviços: Gmail, Google + e outros na plataforma, e dessa vez é a hora da Microsoft dar o troco, ou mais ou menos isso.
A empresa vetou oficialmente o Google como opção de buscador para a Cortana, com a prerrogativa de que serviços de terceiros entregam “uma experiência menos confiável e imprevisível”. Desta forma, a única opção de buscador e navegador para se utilizar a assistente pessoal serão o Microsoft Edge e Bing, ferramentas padrão no Windows 10.
“Infelizmente, conforme o Windows 10 cresceu em adoção e uso, nós vimos alguns softwares burlarem o design do Windows 10 e redirecionar você aos provedores de busca que não foram feitos para funcionar com a Cortana. A continuidade desses tipos de cenários para completar tarefas é interrompida se a Cortana não puder contar com o Bing como um provedor de buscas e o Microsoft Edge como o navegador“, disse Ryan Gavin, diretor geral de buscas e da Cortana.
Isso significa que mesmo que seu navegador padrão seja o Google Chrome, Opera, ou Firefox, a Cortana sempre usará o Edge para exibir resultados, e o Bing como motor de busca.
É claro que usuários entusiastas do sistema irão encontrar brechas para modificar isso em um futuro próximo, mas esse posicionamento mostra que a Microsoft não está tão aberta assim como muitos pensam.
Para amenizar a situação, a Microsoft afirma que você poderá continuar usando seu navegador e motor de buscas favorito, como sempre foi (ensinamos aqui como alterar), mas a experiência com a Cortana, será entre Edge e Bing.
E você, o que pensa disso?
Fonte: Microsoft