Índice
Os fãs de documentários podem agradecer, pois mais uma incrível produção chegou na plataforma de streaming Netflix. Turning Point: The Bomb and The Cold War estreou com uma super repercussão, pegando o gancho do grande ganhador do Oscar, Oppenheimer.
Ambas produções tratam de tópicos sensíveis: a criação de uma bomba atômica e suas consequências incalculáveis, mas Turning Point vai além… A nova série Netflix não faz floreios, e o próprio trailer já nos mostra que não se trata apenas de breves pinceladas sobre o assunto.
Ficou curioso? Veja mais:
Sinopse
Com relatos reais de mais de 100 pessoas de 7 países, Turning Point escancara os bastidores da Guerra Fria e tudo que ela causou, e ainda causa, na política mundial.
A série faz uma linha do tempo, começando pelo Projeto Manhattan de Oppenheimer, com filmagens reais da bomba atômica no Japão. A partir disso, o documentário da Netflix trata, em aproximados 70 minutos por episódio, assuntos como a criação do comunismo na Rússia, a interferência da CIA na política acerca do mundo, o muro de Berlim e por fim, chegando aos dias atuais, destrincha os conflitos da Ucrânia.
Direção
A direção é de Brian Knappenberger, famoso por seus filmes e séries documentais polêmicos e sensíveis. Um de seus trabalhos mais notórios é o documentário The Internet’s Own Boy: The Story of Aaron Swartz, indicado ao Oscar em 2015, falando sobre a vida do ativista programador Aaron Swartz, que criou o site watchdogs.com sobre transparência política.
Brian possui 7 produções autorais, e participou de outros grandes projetos para Discovery Channel, Bloomberg e PBS.
Outras produções sobre o tema
Gostou da premissa de Turning Point e se interessa pelo assunto? Veja outras produções semelhantes:
Ponte dos Espiões (2015)
Sob a direção de Steven Spielberg, Ponte de Espiões narra os acontecimentos verídicos envolvendo um advogado dos Estados Unidos durante a tensa Crise dos Mísseis de Cuba. Envolto em uma teia de espionagem internacional, o advogado precisa negociar a libertação de um piloto americano capturado em troca de um espião soviético.
Argo (2012)
Ganhador do Oscar de melhor filme em 2013, o filme se passa nos bastidores de uma operação ultra-secreta da CIA durante os turbulentos eventos da Revolução Iraniana de 1979. Quando seis diplomatas americanos encontram refúgio na embaixada canadense em Teerã, um plano audacioso é arquitetado para resgatá-los: agentes da CIA criam um elaborado disfarce, utilizando um fictício filme de ficção científica como fachada para a missão de extração.
13 Dias que Abalaram o Mundo (2000)
O filme com Kevin Costner e Bruce Greenwood trata do medo que pairava sob o mundo após o desfecho da Segunda Guerra Mundial, ao explorar os eventos cruciais da Crise dos Mísseis de Cuba em 1962. No filme, o presidente Kennedy precisa pensar em uma solução para a possibilidade de um ataque fatal aos EUA após descobrir a existência de uma plataforma nuclear soviética em Cuba.
Adeus, Lênin (2003)
Em Adeus Lênin!, Alex cria uma farsa para sua mãe, uma simpatizante do socialismo, fingindo que o regime soviético ainda está no poder após a queda do Muro de Berlim. Enquanto o capitalismo avança na Alemanha reunificada, Alex luta para evitar qualquer choque que possa comprometer a saúde frágil de sua mãe.
O que achou de Turning Point: The Bomb and The Cold War? Nos fale nos comentários o que achou do novo documentário da Netflix!
Veja também
CRÍTICA: Oppenheimer é de tirar o fôlego
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.