Índice
Ter o mundo na ponta dos dedos é fantástico, mas também traz uma série de ‘armadilhas’. Dentre alguns efeitos de passarmos boa parte do tempo conectados aos dispositivos móveis, pode-se citar, entre outros, o fato de nos desconectarmos cada vez mais da realidade imediata, queda na produtividade devido à quantidade de distrações e ansiedade.
É por conta dessas ‘armadilhas’ que aplicativos com objetivo de monitorar o uso de redes sociais e manuseio excessivo do celular têm crescido em popularidade e difusão. O UBhind, um dos aplicativos mais conhecidos para monitoramento e controle do uso de dispositivos móveis conta com mais de 1 milhão de downloads.
Uma outra opção que promete devolver o controle do tempo aos usuários é o Thrive. A iniciativa é uma parceria entre a Thrive Global e a Samsung. O mote do app é simples e direto: “Ajudar as pessoas a tomar o controle de suas vidas e tecnologias, e não ser controladas por elas“. Não sem uma certa ironia, o Thrive tem por objetivo fazer as pessoas desconectarem para reconectarem com o mundo à sua volta.
Como usar o aplicativo Thrive
O aplicativo é baseado na possibilidade de limitar as notificações recebidas pelo celular, incluindo ligações de contatos especificados em uma lista prévia. De certa forma, esse tipo de controle já existe. O mérito do aplicativo reside em tornar o processo mais rápido e dar visibilidade às informações.
Você usa o celular ou ele usa você?
O app funciona com o chamado ‘modo Thive‘. Ao habilitar essa função, sempre que alguém enviar uma mensagem, por exemplo, a pessoa receberá uma notificação automática como resposta dizendo que você está no ‘modo Thrive’ pelas próximas horas e não está recebendo notificações.
A ideia do aplicativo enviar notificações de volta às pessoas que tentam contato tem uma intenção mais sutil. Ao saber que alguém está desconectado por, digamos, 4 horas, a tendência é criar curiosidade, deixar uma sensação um pouco intrigante de “o que será que ele(a) está fazendo que é tão melhor do que estar disponível no celular?”.
Dessa forma, o funcionamento bidirecional do ‘modo Thrive’ tem como objetivo difundir o sentimento de que vale a pena se desconectar, nem que seja por algumas poucas horas.
Além do ‘modo Thrive‘, o app fornece uma visão completa sobre como o celular é utilizado. Assim, você sabe exatamente quanto tempo usou cada aplicativo, quanto tempo passou navegando na internet, pode estabelecer limites de tempo para cada app e várias outras possibilidades.
O aplicativo estará disponível na Samsung Galaxy App Store em 15 de dezembro, no entanto, uma versão beta está disponível para usuários Samsung que queiram fazer um preview do app.
Outras opções para controlar a forma como usamos o celular
Além do Thrive, existem também outros aplicativos que foram feitos para nos dar maior controle sobre nosso tempo e não deixar o celular tomar conta dele. Dois bons exemplos são o Antisocial e o UBhind, que já foram citados. Ambos foram tema de artigo aqui no SMT. Confira!
Outra opção é o helpmefocus, que tem uma atenção especial na produtividade das pessoas, e o rescuetime, cujo nome já diz tudo em relação aos seus objetivos.
Todo esse movimento de aplicativos de controle vem para ajudar as pessoas a serem donas de verdade de seu tempo, e não deixá-lo escorrer pelos dedos, como sempre acontece no meio de centenas de notificações, alertas, alarmes e distrações.
Ao ajudar a colocar limites e criar um ambiente em que você conhece melhor para onde seu tempo vai, o Thrive permite reconectar com outros aspectos importantes da sua vida, como trabalho, família e você mesmo.
Fonte: ThriveGlobal