Índice
O óculos inteligente Frame, da Brilliant Labs , é um modelo que promete unir design, inteligência artificial e lentes com tela, tudo em um único produto. E seu desenvolvimento tem o apoio de John Hanke, CEO da Niantic, empresa responsável por jogos de realidade virtual famosos como Pokémon Go, Monster Hunter Now e Pikmin Bloom.
O modelo já pode ser comprado e tem data de entrega prevista para iniciar em abril. Saiba mais sobre ele:
Quem é a Brilliant Labs?
A Brilliant Labs, empresa responsável pelo óculos inteligente Frame, lida com esse tipo de tecnologia há alguns anos. Antes de trazer esse modelo ao mercado, ela já demonstrou suas habilidades com tecnologia de AR e VR através do Monocle, um dispositivo de realidade aumentada compacto e versátil:
A empresa foi fundada em 2019 por um ex-funcionário da Apple, Bobak Tavangar, em parceria com os cofundadores Raj Nakarja e Ben Heald.
O progresso inovador da Brilliant Labs, começando com Monocle e agora com o lançamento do Frame, tem sido inspirador. Com um design bonito e prático para o uso diário, o Frame da Brilliant Labs é o primeiro passo para inaugurar uma nova era que transformará a forma como a sociedade funciona. O Frame pode aprimorar nossa capacidade humana de organizar, acessar e agir com base nas informações com a ajuda de seu assistente de IA incorporado, Noa. Através de sua plataforma de IA extensível e aberta, a Brilliant Labs poderia introduzir uma nova onda de aplicativos de viva-voz que lembram o início da era do iPhone
Adam Cheyer, cofundador da Siri e investidor na Brilliant Labs
Design
Voltando ao óculos inteligente, as armações do aparelho combinam tecnologia de ponta em um produto com apenas 39 gramas, com peso equivalente a um par óculos com graus comum.
Uma câmera espacial está discretamente inclusa na ponte nasal, acompanhada por um sensor 6DoF IMU e um microfone integrado, garantindo que a inteligência artificial integrada possa não apenas ver, mas também ouvir e interpretar o mundo ao seu redor.
A beleza e capacidade de trabalhar com inteligência artificial deste novo aparelho da Brilliant Labs atraíram o financiamento de John Hanke, CEO da Niantic.
Tela
O dispositivo conta com uma tela Sony MicroOLED de 0,23 polegadas, integrada em uma das lentes, com brilho de 3.000 nits. A Brilliant Labs informou que este não utiliza escurecimento PWM, o que significa que pessoas sensíveis a esse tipo de tecnologia não devem enfrentar problemas ao usá-lo.
E, interessantemente, o display de MicroOLED é conectado a um prisma geométrico que projeta a imagem na lente.
Apesar dos vídeos promocionais mostrarem o conteúdo sendo exibido em toda a lente, a tela é visível apenas em um campo de visão diagonal de 20 graus, e está presente em apenas uma das lentes.
Inteligência Artificial
A Brilliant Labs revelou que sua inteligência artificial, chamada Noa, utiliza o modelo LLM da Perplexity, que se mantém atualizado com dados recentes da internet. Ao contrário de muitos LLMs, como o próprio ChatGPT, que costumam fazer referência a informações de anos passados, a Noa e sua integração com o Perplexity destacam-se por lidar com dados de fato atuais — mesmo que o próprio Noa também trabalhe com o modelo GPT-4.
O Noa ainda tem a capacidade de fornecer informações relevantes e prontamente aplicáveis enquanto você observa o ambiente ao seu redor, apresentando resultados de forma automática, sem necessidade de solicitação, na tela do óculos.
Isso pode incluir desde comparativos de preços de produtos que você está visualizando até análises comparativas de valores imobiliários de casas à medida que você explora o bairro, ou ainda avaliações de restaurantes enquanto você passeia pela cidade.
O Noa pode também resumir páginas de livros que você está lendo, ao fornecer marcadores visuais neste óculos inteligente com tela. Ele ainda oferece tradução em tempo real, realiza buscas visuais de lugares ou objetos e praticamente qualquer outra tarefa que o usuário possa imaginar. Um Knowledge Graph — espécie de gráfico simplificado — integrado garante respostas quase instantâneas para comandos comuns.
Carregador
A energia para os óculos é fornecida por um par de baterias localizadas na extremidade dos braços que ficam nas têmporas, e as armações estão disponíveis em diversas cores e estilos. A Brilliant Labs ainda não divulgou estimativas de duração da bateria, mas oferece uma bateria separada de carregamento rápido chamada Mister Power, prometendo uma carga rápida e eficiente.
O sucessor do Google Glass?
É interessante ressaltar que o Google Glass, também um óculos inteligente, tentou emplacar no mercado mas não teve tanto sucesso assim. Após alguns anos de desenvolvimento e testes beta limitados — desde seu lançamento em 2012 –, o Google Glass foi oficialmente descontinuado como um projeto de consumo em 2015.
Desde então, o foco do Google tem sido mais em aplicações mais específicas como corporativas e industriais para o Glass, onde ele tem encontrado algum sucesso em setores da saúde, manufatura e logística. A ideia do Google Glass, no entanto, ajudou a pavimentar o caminho para o desenvolvimento de outras tecnologias de realidade aumentada e wearable tech, como este novo óculos e outros semelhantes.
Preço e data de lançamento do óculos inteligente Frame
A pré-venda do óculos inteligente Frame já está disponível hoje por US$ 349 (algo em torno de R$ 1.741,93 em conversão direta) no site da Brilliant Labs. Os envios estão programados para começar em abril.
Clientes que adquirirem antecipadamente terão acesso gratuito aos serviços de IA, com um “limite de consulta diária”, embora o número exato desse limite ainda não tenha sido divulgado. Um plano pago será anunciado em breve, semelhante ao Gemini do Google.
Vídeo
Confira também um vídeo demonstrativo deste óculos inteligente e alguns exemplos de utilização:
Showmetech TRIO
Veja essa e outras notícias no Showmetech TRIO, o seu trio semanal de notícias:
E você, o que achou do novo óculos inteligente? Ficou interessado em garantir o seu? Conta pra gente nos comentários!
Veja também:
Gemini substitui Bard como principal assistente de inteligência artificial do Google. Veja como usar.
Revisado por Glauco Vital em 9/2/24.
Com informações de: Brilliant Labs, 9to5Google, Venture Beat e Android Central.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.