Índice
O Bluetooth 5.0 foi liberado para uso comercial em dezembro de 2016 pelo Bluetooth Special Interest Group. À época, o Showmetech fez uma matéria especial que pode ser vista aqui. A organização é responsável por manter e atualizar as especificações bluetooth, bem como certificar produtos e equipamentos que utilizam a tecnologia.
A atualização lançada em dezembro foi feita tendo a Internet das Coisas em mente. Mais de 22 empresas, incluindo pesos pesados como Intel, Qualcomm, Marvel e MediaTek, participaram do desenvolvimento da nova especificação. Confira a equipe de desenvolvimento aqui.
Quando comparado com a versão anterior, o Bluetooth 4.2, a versão 5.0 apresenta avanços interessantes. A taxa de transmissão é duas vezes maior e o alcance foi multiplicado por quatro. Confira a comparação entre as versões bluetooth na tabela abaixo:
Versão | Velocidade | Alcance (metros) |
2.0+EDR | 3 Mbit/s | 10 |
3.0 | 25 Mbit/s | 10 |
4.0/4.1/4.2 | 25 Mbit/s | 60 |
5.0 | 50 Mbit/s | 240 |
Tabela 1: Diferenças de velocidade e alcance das gerações bluetooth
Com o novo bluetooth, seu aparelho pode estar mais de 200 metros de distância de seu headphone wireless que ainda assim haverá conectividade.
A principal novidade porém não é nem a velocidade e nem o alcance maior. O Bluetooth 5.0 permite que mais de um dispositivo seja conectado ao mesmo tempo a um mesmo aparelho. Ou seja, você pode ter dois sets de headphone conectados a um mesmo dispositivo Bluetooth 5.0.
Outro avanço em relação às versões anteriores é a maior capacidade de reduzir interferências de outros módulos wireless que possam estar operando no mesmo lugar, como por exemplo, redes Wi-Fi e zigbee. Essa melhoria foi extremamente importante para viabilizar a utilização de dois dispositivos ao mesmo tempo.
Bluetooth para internet das coisas
O Bluetooth 5.0 é a aposta do Bluetooth SIG no desenvolvimento da Internet das Coisas. A faceta “revolucionária” do módulo é principalmente a sua adaptabilidade às funções de IoT. Coexistência com outros dispositivos wireless e interoperabilidade são duas palavras chave que estão incluídas na nova tecnologia. Dois pontos fundamentais para a IoT.
Além da maior velocidade e alcance, a versão 5.0 ainda mantém a funcionalidade Low-Energy, que permite ao dispositivo operar com um consumo de energia muito baixo. Os novos módulos também oferecem flexibilidade para desenhar soluções baseadas nas necessidades específicas de cada ambiente e produto. É possível ajustar velocidade, alcance e níveis de segurança para diferentes ambientes e dispositivos.
Quais aparelhos já têm a nova especificação Bluetooth?
Por ora, o grande problema é o ainda pequeno número de dispositivos que já possuem o Bluetooth 5.0. O primeiro dispositivo lançado comercialmente com a tecnologia foi o Samsung Galaxy S8. A Samsung foi pioneira na adoção da nova tecnologia ao implementá-la no S8. Se você quer saber mais sobre o Galaxy S8, confira o nosso review completo aqui no Showmetech.
É esperado que o próximo Galaxy Note e o novo iPhone também já venham com a tecnologia implementada. E a partir do segundo semestre de 2017 e principalmente em 2018, o número de dispositivos compatíveis com a última especificação do bluetooth deve começar a escalar.
Alguns dos fabricantes de semicondutores já disponibilizaram módulos 5.0 em seus portfólios. Nordisk Semiconductor, Telit, e Fanstel já oferecem chips com a nova tecnologia para o mercado de hardware e prototipagem. Novos módulos também devem continuar a aparecer durante os anos de 2017 e 2018.
Por fim, recomendamos dois ótimos vídeos para que você possa conhecer melhor o Bluetooth 5.0 e a tecnologia bluetooth de maneira geral.
Explicando o Bluetooth 5.0
Tudo o que você precisa saber sobre o Bluetooth 5.0
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.