O ARKit, um pacote de funcionalidades para Realidade Aumentada que será lançado pela Apple muito em breve para o iOS, promete tornar os dispositivos da empresa em máquinas poderosas, capazes de provocar uma mudança, segundo o CEO Tim Cook “grande e profunda” no desenvolvimento de aplicativos e no mercado.
A vez do Google
Em resposta a essa iniciativa da Apple, o Google promete investir pesado na tecnolgia de Realidade Aumentada, especialmente com foco nos usuários finais e não apenas nos desenvolvedores. A empresa anunciou um preview do ARCore, o seu kit de desenvolvimento que irá criar funcionalidades AR em smartphones com Android em uma escala que a iniciativa original, o Projeto Tango, não foi capaz de alcançar.
Inicialmente, o ARCore irá lançar no Pixel e Galaxy S8 (ambos executando o Android Nougat 7.0 ou superior). Os planos da empresa envolvem tornar o kit disponível em pouco tempo para mais de 100 milhões de dispositivos Android, fechando definitivamente o Projeto Tango.
“Nós construímos o ARCore para ser capaz de perceber uma ampla variedade de sensores”, diz o chefe da divsão de AR/VR da Google, Clay Bavor à imprensa. “Nós prevemos que, no futuro, muitos celulares terão capacidades de sensores de profundidade e o ARCore será capaz de funcionar nesse dispositivos e explorar suas capacidades”.
Até o momento, o ARCore foca principalmente em detectar planos horizontais, utilizando o sensor de movimento do aparelho e estimando a incidência de luz, permitindo que objetos digitais sejam dinamicamente ilumidados baseado em seus movimentos. Mas a grande vantagem desse kit da Google reside na combinação de AR com Aprendizado de Máquinas – um conceito que envolve a capacidade de máquinas “aprenderem” e explorarem conceitos que podem ser aplicados ao nosso cotidiano.
Atualmente, a empresa também está trabalhando em uma build experimental do ARCore para o Chrome, com mais detalhes sendo revelados posteriormente. Por enquanto, o Google corre para tornar o ARCore disponível no maior número de dispositivos possíveis, tornando-o compatível com as tecnologias do Projeto Tango e permitindo que ideias já desenvolvidas em AR com o Tanbo sejam reaprovetáveis com o ARCore.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.