Índice
O que mais tem se discutido no momento é o uso de dados pessoais de forma indevida por grandes empresas. Nessa onda de discussões, surge um app chamado Chatwatch. Este aplicativo permite ao usuário espionar como seus contatos estão utilizando o Whatsapp e em que momento. Medonho, não?
Disponível apenas na iTunes Store até o momento, o Chatwatch registra os horários de atividade dos seus contatos no WhatsApp. Com isso ele consegue estimar diversos dados como quando eles foram dormir, com quem eles conversaram entre outras coisas.
O que o Chatwatch faz?
De acordo com o site do programa, você pode decobrir exatamente quando seus contatos foram para a cama e até quanto tempo eles dormiram. Nessa lógica é possível também comparar padrões de bate-papo entre as pessoas que você conhece. Isso, de acordo com o programa, para dizer a probabilidade deles conversarem entre si ao longo do dia.
Os uso do Chatwatch podem ser mais periogosos do que apenas espionar a atividade dos seus amigos. Ele também pode servir em teoria como forma de controle familiar ou até de funcionários de uma empresa. Isso porque ele constrói seus dados de acordo com o momento em que os contatos estão online ou offline.
Os desenvolvedores do programa ainda garantem que o monitoramento é constante. Isso porque o aplicativo funciona mesmo quando seus contatos ocultam o status “visto por último”.
Como espionar o Whatsapp?
Chatwatch possui basicamente três recursos principais. O primeiro é o Online History, que constrói um gráfico mostrando os horários em que um contato conversou no WhatsApp. O segundo é o Chat Probability, o qual indica com quem seus contatos estavam conversando. Esse segundo se baseia no cruzamento dos horários online dos seus contatos.
Por fim, temos o Insights. Este último recurso é o mais medonho de todos. De acordo com a empresa ele permite descobrir coisas como “se seu marido estava bebendo com os amigos” ou se “seu filho está acordando a tempo para a faculdade”.
Um grande “Big Brother”?
Sem dúvidas essa notícia choca mais do que atrai a maioria dos leitores. Isso porque o Chatwatch é uma imagem medonha do que a internet é capaz. Status basicamente simples como online e offline podem virar informações complexas nas mãos erradas.
A sorte? O custo desse tipo de serviço ainda é caro o suficiente para ele não ser popular. De acordo com a página do programa, o app cobra R$ 6,50 para espionar dois contatos pelo período de uma semana.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.