Toda a polêmica envolvendo o Facebook e a exposição de informações sobre seus usuários parece crescer a cada dia mais. Após a rede social sofrer vários boicotes, seu CEO, Mark Zuckerberg, passará essa semana por alguns depoimentos sobre o caso.
Na terça-feira (10), ele terá uma reunião com o Comitê Judiciário do Senado, e na quarta-feira (11) seu depoimento será dado ao Comitê de Energia e Comércio, onde estarão alguns membros do Congresso americano.
Um desafio
O Congresso já conta com um número de propostas e ideias para fechar de vez a plataforma, principalmente depois de todo esse escândalo, e por isso não será uma tarefa fácil para Mark provar que honrará a promessa feita há alguns anos quando a rede social foi criada.
Para isso, o empresário já vem se preparando com um discurso pronto. Em um documento de sete páginas ele irá falar um pouco sobre todo o caso e principalmente, pedir desculpas pelo acontecido.
Esse documento já pode ser lido na íntegra e nele Mark afirma que o Facebook “foi muito devagar para identificar e responder a interferência Rússia” durante a eleição de 2016.
Responsabilidades
Ele começa o depoimento dizendo que “Nós enfrentamos um grande número de problemas sérios em relação a privacidade, segurança e democracia, e vocês terão, como é de direito, algumas perguntas difíceis para que eu responda. O Facebook é uma empresa idealista e otimista. Durante grande parte da nossa existência nós focamos em tudo de bom que pode existir em manter as pessoas sempre conectadas. Enquanto o Facebook cresceu, as pessoas em todo lugar tinham uma ferramenta nova e poderosa para se manter conectados com as pessoas que mais amam, fazer com que suas vozes fossem ouvidas, e construir comunidades e negócios.”
Ainda na introdução, Mark assume sua responsabilidade e pede desculpas pelo ocorrido “Agora está claro que não fizemos o suficiente para evitar que essas ferramentas sejam usadas de forma perigosa. Isso vale para notícias falsas, interferência estrangeira em eleições e discursos de ódio, bem como desenvolvedores e privacidade de dados. Não tivemos uma visão ampla da nossa responsabilidade, e isso foi um grande erro. Foi meu erro e sinto muito. Eu comecei o Facebook, levantei-o e sou responsável pelo que acontece aqui”.
Zuckerberg Statement to Congress by Jordan Crook on Scribd
Grande parte do documento apresenta o discurso que Mark postou em sua página de Facebook no mês passado, que pode ser conferido em português na íntegra aqui.