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As vendas de produtos pela internet não para de crescer, algo que todos sabemos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, elas irão dobrar até 2021, o que demonstra a importância cada vez maior da influência digital no varejo. Confira os resultados da Forrester Research, empresa que publicou uma pesquisa inédita sobre o assunto, levando em consideração as 14 principais categorias no varejo brasileiro.
Tendências do varejo brasileiro para os próximos anos
- Crescimento de categorias: os compradores on-line passarão a comprar outras categorias de produtos com mais frequência com o passar do tempo, como alimentos, roupas e beleza;
- Mobile: a influência dos aparelhos móveis nas vendas certamente significarão um aumento de investimentos nesse segmento de mercado;
- Marketplaces: os marketplaces, locais onde são vendidos os produtos, ganharão cada vez mais importância com o passar dos anos;
- Inteligência do Consumidor: com consumidores cada vez mais informados, as lojas investirão cada vez mais em focar nas expectativas do usuário;
- Integração Online/Offline: a oferta de produtos tanto em lojas físicas como virtuais impulsionarão as vendas como um todo.
Principais pontos identificados na pesquisa
- O e-commerce deve dobrar sua participação no varejo restrito até 2021, crescendo em média 12,4% ao ano;
- O amadurecimento dos e-shoppers fará com que ampliem seu portfólio em uma variedade maior de categorias;
- Até o final de 2016, 19% das vendas do e-commerce deverão ocorrer em dispositivos móveis (smartphones e tablets). Até 2021, sua participação atingirá a marca de 41% do total;
- No cenário brasileiro, atualmente há 30% dos internautas que só podem ser acessados através de de smartphones e tablets;
- Nos próximos anos, mais 27 milhões de pessoas irão fazer sua primeira compra online, um total de 67.4 milhões. Isso irá representar 44% dos internautas;
- Até 2021, o impacto da web no varejo restrito deve crescer mais de 70%, chegando a 42% de todas as vendas, ou 365 bilhões (sem alimentos e bebidas);
- Consumidores Multicanal gastam até 40% a mais e são mais fiéis se comparado àqueles que fazem compras apenas em um canal;
- Eletrônicos, livros e eletrodomésticos são categorias onde o online mais exerce influência nas vendas na loja física.
Metodologia
Foram realizadas duas pesquisas entre os dias 14 e 22 de março de 2016 com 4500. Com idades entre 16 e 75 anos, cada uma delas respondeu questões sobre três categorias escolhidas aleatoriamente entre as 14 pesquisas*, com base no histórico de compras dos 3 meses anteriores.
*Roupas e acessórios, calçados, móveis, beleza e cosméticos, livros, eletroportáteis, artigos e roupas esportivas, televisores, computadores e periféricos, equipamentos de áudio e vídeo, tablets, smartphones, alimentos e bebidas
O varejo digital brasileiro
Ainda segundo a Forrester Research, a influência digital impacta diretamente nas vendas off-line (desconsiderando alimentos e bebidas). Ou seja, consumidores levam em consideração as informações que encontram na internet para fazer suas escolhas de compras em lojas físicas. Exatamente por isso que a integração entre os canais on-line e off-line é tão importante para potencializar as vendas.
Isso é especialmente válido para artigos de consumo, com os smartphones sendo o maior destaque. Para estes, a influência da internet é decisiva, chegando a 69%. E média, a integração entre o on-line e o off-line faz com que os consumidores gastem até 40% mais. Enquanto isso, a categoria que tem a menor influência é a de alimentos e bebidas (2%). Apesar do percentual pequeno, este último movimenta cerca de R$ 16 bilhões devido à influência digital.
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