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Com o avanço que temos hoje na tecnologia, cada vez mais num efeito “avalanche”, qualquer coisa vista num filme sci-fi ou num desenho futurista pode virar realidade, por mais louco e mirabolante que possa parecer – como o Japão, que quer acender a Tocha Olímpica com um carro voador.
Assim como na tecnologia, o mundo dos veículos tem recebido grandes investimentos para que, daqui alguns anos, muita coisa com as quais estamos acostumados mudem completamente. Parte dessa mudança está relacionada com veículos autônomos e voadores: Dubai, por exemplo, uma cidade em que tudo parece ser possível, iniciou, em 2017, os primeiros testes com táxis voadores, e espera que até 2030, cerca de 25% de todo o transporte feito por lá seja em veículos autônomos.
Para você conhecer um pouco mais sobre as empresas que estão apostando suas fichas na produção carros voadores elencamos 5 modelos. Então vamos nessa?
Transition (Terrafugia)
Começamos essa seleção com o Transition FX-A, produzido pela Terrafugia, fundada em 2006 por 5 graduados do MIT, e que foi comprada pela chinesa Geely, que também tem a Volvo em seu portfólio.
Esse modelo é um misto de carro/avião voador, e provavelmente chegará ao mercado em 2025. O preço estimado será de US$ 250 mil, e a companhia afirma que muitas reservas já foram feitas.
O Transition FX-A acomoda até duas pessoas e pode voar a uma velocidade máxima de 185 Km/h. Já no solo, este valor cai para 110 KM/h. O motor desse “bichão”, em seu protótipo mais recente, conta com 100 cavalos de potência. A Terrafugia vem testando essa nova opção de transporte desde quando foi fundada.
Um ponto muito importante para o desenvolvimento de qualquer veículo a Transition já conseguiu, que é arrumar a parte burocrática: a companhia já recebeu a aprovação da FAA, a agência de aviação norte-americana, e agora já pode testar o protótipo.
Aeromobil 4.0 (Aeromobil)
Quem passou pelo Salão de Frankfurt este ano teve a oportunidade de conferir de perto a versão 4.0 do Aeromobil. Mas embora a companhia esteja mostrando que está apostando forte nesse segmento, os prazos estão sendo passados para frente: em 2014, a companhia eslovaca disse que veríamos o seu carro voador até 2017 – este ano, a empresa mudou o discurso para 2020.
Para passar mais credibilidade com o prazo, as 500 unidades do Aeromobil 4.0 já podem ser encomendadas, a entrega está marcada para 2020. Cada unidade sai pela simples bagatela de 1,2 milhões de euros, mais de R$ 4,5 milhões.
É possível alternar entre o modo estrada e o modo voo. No modo estrada, a autonomia é de 700km com um tanque, e a velocidade máxima alcançada é de 160km/h. Já no modo voo, o Aeromobil faz 750km, ao todo; enquanto a sua velocidade máxima é de 360 km/h.
Zee.Aero (Zee.Aero)
Esse é envolvo de mistério. Há poucas informações sobre a empresa Zee.Aero (o que com certeza aumenta ainda mais o interesse a respeito dela). Uma informação importante é que Larry Page, cofundador do Google, teria investido US$ 100 milhões do próprio bolso nessa companhia, já que ela promete revolucionar o que conhecemos como transporte.
De acordo com uma matéria da Bloomberg, tudo é mantido em segredo, diferentemente de outras startups que vivem mostrando seus avanços.
Kitty Hawk (The Flyer)
Essa é mais uma startup na qual o Sr. Page está investindo seu rico dinheirinho. Diferentemente da Zee.Aero, a Kitty Hawk as coisas estão mais as claras: a empresa, que tem o mesmo nome de uma cidade, revelou recentemente o The Flyer, uma máquina voadora de um único ocupante.
O The Flyer pesa cerca de 100 quilos e voa a uma velocidade de até 40 km/h, a uma altura de até 4,5 metros. Embora o modelo parece ser mais um “brinquedo” para o final de semana, alguns rumores apontam que esse não é o único veículo voador sendo projetado pela empresa.
A³ (Vahana)
Encerramos essa lista com um projeto da Airbus, da sua divisão A³.
Esse projeto, batizado como Vahana, é voltado para o mercado de táxis aéreos. Assim como o Volocopter, o modelo que está sendo testado em Dubai, a aposta da Vahana também vai pelo lado autônomo, que conta com um sistema anti-colisões para detecção de obstáculos.
Os testes da Vahana serão iniciados ainda em 2017, e a Airbus espera que o seja veículo esteja pronto até 2020.
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