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Confira dicas de como vender produtos online

Avatar de luís antônio costa
Selecionamos as melhores dicas para você criar um negócio de vendas online para fazer sucesso sem muita dificuldade.

Grande parte das pessoas deseja criar um negócio na internet, seja para estabelecer a presença online de uma loja ou escritório físico, ou para se atirar por completo no mercado das lojas online.

Contudo, antes de começarem a desenvolver seu site ou mesmo elaborar uma estrategias de vendas, existem alguns pontos que você precisa prestar atenção. Por isso, daremos algumas dicas simples de venda e criação de e-commerce que podem ajudá-lo a saber como e o que vender na internet. Confira:

Vender online não é um bicho de sete cabeças

Já se foi o tempo em que vender qualquer coisa online parecia algo muito complicado, desde a criação até a gestão de um site. Felizmente, hoje em dia to o processo está muito mais fácil. É possível criar um e-commerce em menos de 24 horas, vendendo qualquer tipo de produto ou serviço através da internet, e até vender coisas que não estão em estoque (através do chamado “dropshipping”).

Vender

Na internet estão disponíveis lojas pacotes “pré-prontos” para criar lojas, como o Woocommerce, conhecido de quem já utilizou ou criou um site com a plataforma WordPress; ou o Wix, uma plataforma “arrastar-e-soltar” que é mais simples, mas também muito eficiente. Com isso, dependendo do quanto você quer gastar, dá para sair criando por conta própria ou contratando uma empresa de programação e desenvolvimento web.

 

1 – Tenha um bom site

Sites em wordpress e woocommerce são um excelente começo. Mas velocidade é tudo.
Sites em WordPress e WooCommerce são um excelente começo. Mas velocidade é tudo.

A verdade é que, independentemente dos conselhos que lhe possamos dar, um site tem de ser bom para que consiga captar a atenção do cliente e levá-lo a comprar. E bom, na internet, significa ser prático e rápido, pois temos poucos segundos para captar a atenção do leitor assim que ele acessa o site.

Por isso, os primeiros 5 segundos de acesso são essenciais, e o site deveria carregar por completo antes desse tempo se encerrar. Do contrário, se seu site for lento, o consumidor desistirá de visualizá-lo e irá buscar um site concorrente. Assim, tenha um design limpo, atrativo, prático, e acima de tudo, garanta que o seu site transborde confiança para o leitor. Especialistas – incluindo o próprio Google – afirmam que a velocidade de um site pode representar um ganho de  30% no número de visitantes.

Várias são as plataformas que você pode usar para criar seu site, mas uma das mais práticas e poderosas é o WordPress. Se você quiser se aventurar por ela, confira essa lista com 10 plugins essenciais e aprenda um pouco sobre técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento de seus posts e páginas em buscadores como o Google e Bing.

Outro ponto importante é o famoso certificado de segurança (também chamado de SSL), identificado por aquele “s” adicional no seu endereço da internet (por exemplo, o que você vê no endereço do Showmetech, o httpS://www.showmetech.com.br). Não deixe seu desenvolvedor ou empresa de programação criar um site sem ele, hein? Afinal, desde agosto deste ano, o Google já deixou claro que sites que não possuam essa camada adicional de segurança serão marcados como “site inseguro” nas pesquisas do buscador.

 

2 – Invista em fotografias de qualidade

Uma imagem vale por mim palavras
Uma imagem vale por mim palavras

Outro ponto importante a ser considerado na questão de vendas online. De nada lhe vale ter um excelente site, com o melhor design e com textos escritos por especialistas, quando as fotos dos seus produtos deixam a desejar em qualidade e estilo.

Para uma loja online que vende produtos, invista num fotografo experiente para tirar suas fotografias. Esse tipo de investimento será compensado quando as primeiras vendas começarem a aparecer. Contudo, se a ordem do dia for economizar, tire você mesmo suas fotos priorizando belos ambientes ou fundos brancos, e depois editando-as em aplicativos de smartphone como o Snapseed (Android e iOS) ou o VSCO (Android e iOS). Ambos chegam a resultados fantásticos, se você tiver um pouquinho de paciência para experimentar filtros e opções.

 

3 – Crie um relacionamento de confiança

Segurança é essencial nas relações online
Segurança é essencial nas relações online

Tenha em conta que nenhuma pessoa irá realizar uma compra através do seu site se ele não tiver algumas informações bem declaradas. Afinal, na internet, o que mais importa é a confiança que o comprador tem em você. Abaixo temos exemplos de itens que você deve fazer questão de destacar em sua loja:

  • Dados completos e CNPJ da empresa;
  • Informações, telefones e e-mails ou formulários para contato;
  • Instruções sobre a política de devoluções e trocas;
  • Como se processa a entrega (custos, prazos e padrões de envio);
  • Formas de pagamento aceitas;

Estes pontos devem ser levados em consideração para desenvolver um bom relacionamento com o consumidor, pois apenas dessa forma ele irá confiar no seu negócio para fazer compras, além de recomendar seu negócio para familiares e amigos.

 

4 – Investir numa boa estratégia de marketing e comunicação

E, claro, propaganda é mesmo a alma do negócio
E, claro, propaganda é mesmo a alma do negócio

Outra dica que lhe podemos dar é que para conseguir efetivamente vender online você precisa de investir em marketing e comunicação. Esse investimento deve ser realizado independentemente do tipo de produto ou serviço que vende.

Lembre-se sempre, se o consumidor não encontrar o que você tem para vender nos primeiros resultados do Google, ele nem saberá que o seu negócio existe. Mas, ao fazer esse investimento e ao analisar as potencialidades das estratégias, escolha as que mais se adequem ao seu negócio e ao seu público alvo. Não invista apenas por investir, pois é uma péssima estratégia.

 

Boas vendas!

Gostou das dicas? Sucesso com a sua loja, hein. ;)
Gostou das dicas? Sucesso com a sua loja, hein. 😉

Como você pode ver, vender produtos online não precisa ser um bicho de sete cabeças. Na verdade, se você descomplicar todo o processo, tudo irá ser muito mais simples. Lembre-se que o segredo de fazer um bom negócio online é: tenha um bom site, fotos de qualidade, invista no relacionamento com o cliente e implemente as melhores estratégias digitais. Essas quatro “verdades” são a chave para seu sucesso digital.


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