No último dia 30 de março, durante a conferência anual para desenvolvedores build 2016, a Microsoft anunciou a próxima grande atualização para o Windows 10, o Anniversary Update. A atualização coincidirá com o aniversário de 1 ano do lançamento da última versão do Windows (31 de julho de 2015) daí a nomenclatura.
Embora nem todas as novidades incluídas no Anniversary Update tenham sido divulgadas, montamos uma lista com as principais inovações anunciadas até agora – e algumas já estão disponíveis para testes.
Microsoft Edge
O navegador oficial do Windows 10 contará com suporte à extensões, assim como já ocorre com Chrome e Firefox. O download das extensões será feito através da Windows Store e entre os nomes confirmados estão Evernote, AdBlock Plus e Pinterest.
O Edge também passa a suportar o Windows Hello, tecnologia que permite a autenticação no Windows 10 e em aplicativos utilizando biometria (reconhecimento facial, impressão digital, escaneamento de íris, etc.).
Porém, para que o Hello funcione no Edge, os próprio sites terão que implementar o recurso, algo que vai depender da adoção do navegador pelos usuários.
Como antecipamos, após o Anniversary Update o Edge irá pausar conteúdos em Flash, como banners e animações, automaticamente. Este comportamento já existe no Chrome com o objetivo de poupar bateria e melhorar o desempenho do navegador.
Windows Ink
Notebooks e tablets Windows 10 com suporte à canetas ganharão novas formas de interação com o sistema através de uma área de trabalho com funcionalidades voltadas à este tipo de dispositivo.
Por exemplo, ao utilizar as Notas Adesivas (Sticky Notes) para anotar datas, a assistente virtual Cortana automaticamente as reconhece e se oferece para lembrar o usuário do compromisso.
O sistema conta com um bloco para desenho livre e até uma régua virtual para auxiliar com traços retos. Também é possível fazer anotações sobre capturas de tela.
Estes recursos podem ser estendidos a outros aplicativos “com apenas uma linha de código”, segundo a Microsoft. O novo aplicativo Mapas e as suítes Office e Adobe Creative Cloud foram demonstradas como exemplos de implementação do Windows Ink.
Central de Ações
A Central de Ações do Windows 10, que reúne as notificações dos aplicativos instalados, passará por mudanças visuais e ganhará funções mais robustas para aumentar o engajamento dos usuários, que atualmente pouco se importam com o recurso.
Uma das funcionalidades mais interessantes será a integração das notificações de smartphones Android (como chamadas perdidas e novas mensagens) com o Windows 10.
O aplicativo Cortana disponível na Google Play Store será responsável por enviar as notificações do Android para o Windows 10. Como a Central de Ações é sincronizada com a nuvem, ao descartar uma notificação em um dispositivo, ela também é eliminada nos demais, evitando duplicidades.
Estes recursos também estarão disponíveis para smartphones com Windows 10 Mobile, mas não há previsão para o iOS.
O Microsoft Edge também será integrado à Central de Ações através de Web Notifications, uma API do HTML5 para exibição de notificações fora da página original do navegador, já implementada por Chrome e Firefox.
Entre as novidades visuais da Central estão notificações com imagens maiores e widgets para exibição de informações mais detalhadas. Além disso, o ícone da Central de Ações será movido para a extremidade da barra de tarefas, depois do relógio, e terá animações exibindo o ícone dos aplicativos que possuem notificações não lidas.
Cortana
A assistente virtual Cortana será peça chave para tirar proveito da maioria das novidades do Anniversary Update, portanto é ótimo saber que ela está aprendendo a falar português.
A maioria dos recursos da versão em Inglês Americano não deve estar disponível no lançamento, mas funções básicas como mostrar a previsão do tempo, cadastrar lembretes e alarmes já podem ser testadas nas compilações liberadas pelo programa Windows Insider.
Se o usuário utilizar um smartphone Windows 10 Mobile ou Android com o aplicativo Cortana instalado, quando estiver no PC, a assistente exibirá alertas se a bateria do aparelho estiver acabando.
Cortana também poderá exibir, quando solicitada, onde está o smartphone e compartilhar endereços pesquisados pelo computador automaticamente para o dispositivo móvel.
A assistente virtual será mais proativa oferecendo dicas, lembretes e instruções ao usuário como “Seu compromisso começará em breve, que tal pedir um Uber?” ou “Você tem uma reunião marcada para o horário do almoço, gostaria de pedir comida?”.
Por último, Cortana passará a atender comandos diretamente da tela de bloqueio do Windows. Basta chamar “Ei, Cortana” e proferir um comando, como “Tocar música” ou “Vai chover amanhã?”.
Menu Iniciar e Tela Inicial
As mudanças visuais do Menu Iniciar foram abordadas neste post e consistem, basicamente, de uma nova coluna à esquerda com um botão hambúrguer e uma lista de aplicativos expandida.
Outro recurso interessante anunciado pela Microsoft são Live Tiles “rastreáveis” para o Menu Iniciar. Imagine a seguinte situação: o usuário vê uma imagem ou texto em um Live Tile e decide abrir o aplicativo para saber mais sobre o assunto. Porém, muitas vezes aquele conteúdo não é exibido diretamente na tela inicial do aplicativo, levando o usuário a “caçá-lo” dentro do app ou simplesmente desistir.
Para acabar com essa frustração desenvolvedores poderão programar os aplicativos para dar destaque ao conteúdo exibido no Live Tile no momento em que o app é aberto.
Bash
Um dos recursos mais surpreendentes anunciadas pela Microsoft será a habilidade de rodar o Bash no Windows 10, através de um subsistema Linux criado em parceria com a Canonical. Bash é uma ferramenta de linha de comando muito apreciada por desenvolvedores, mas que até agora era compatível apenas para sistemas baseados em Unix, como o Linux e o OS X da Apple.
Aparência e Personalização
Modo Escuro
Aplicativos padrão do sistema como Configurações, Calculadora, Loja e Alarme poderão ser exibidos com um fundo escuro e fontes claras. Aplicativos de terceiros obtidos pela Loja do Windows podem optar por não respeitar esta configuração e usar um esquema de cores próprio.
Interface de Atualização
O design da tela de atualização também foi renovado, exibindo um fundo azul e a porcentagem concluída do processo. Esta é uma tela que os usuários terão de encarar por muito tempo quando forem atualizar seus PCs.
Área de Trabalho Virtual
O Windows 10 “Anniversary Update’ poderá configurar um aplicativo para ser exibido em todas as áreas de trabalho virtuais criadas pelo usuário.
Emoji
A partir de julho, o Windows 10 irá suportar todos os Emojis definidos pelo Unicode (com exceção das bandeiras, que são renderizadas apenas como letras).
A Microsoft também redesenhou os emojis do Windows para torná-los mais agradáveis e fáceis de identificar, seguindo os princípios de design da companhia. Essa mudança também estará disponível em smartphones com Windows 10 Mobile.
Aplicativos redesenhados
Alguns aplicativos embutidos no sistema, como Mapas e Loja, e desenvolvidos pela Microsoft, como o Skype ganharão um novo visual com a atualização.
A mudança mais expressiva será no Mapas, que ganhou uma interface com abas para múltiplas pesquisas, navegação por turno refinada e favoritos offline.
E mais…
Como disse no início do post, estas são apenas algumas das novidades e recursos reveladas até agora pela Microsoft; Outras podem vir a ser anunciadas e algumas até podem atrasar – por isso fique ligado aqui no SMT 🙂
O Windows 10 Anniversary Update deve estar disponível gratuitamente para todos os usuários da plataforma a partir de julho deste ano.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.