Índice
A Computex 2019 começou com o pé na porta esse ano, trazendo muita novidade para os fãs de computação. Nvidia, parceria com Lenovo e Qualcomm, AMD apresentando sua nova geração de processadores Ryzen e placas de vídeo, Asus comemorando seus 30 anos de existência e mais. Confira o resumão de tudo o que rolou de mais importante desse primeiro dia de Computex 2019.
Asus
A Taiwanesa também está em clima de comemoração e anunciou 3 produtos para comemorar seus 30 anos de existência: o smartphone Zenfone 6 – Edition 30, o notebook Zenbook – Edition 30, e a placa mãe Prime X299 – Edition 30.
Zenfone 6 – Edition 30
A edição especial do Zenfone 6 traz como novidades a configuração parruda de 12 GB de RAM, 512 GB de armazenamento interno e a volta dos famosos círculos cêntricos na traseira.
As demais configurações seguem a do Zenfone 6 padrão, trazendo processador Snapdragon 855, tela de 6,4 polegadas com resolução Full HD+, câmera giratória com sensores de 48 megapixels e 13 MP, bateria de 5.000mAh com carregamento rápido e a nova ZenUI 6 baseada no Android 9 Pie.
A Asus confirmou que serão fabricadas apenas 3 mil unidades da edição especial, e que contará com 30 meses de garantia pela fabricante.O preço e a data de lançamento ainda não foram divulgados.
Zenbook – Edition 30
Já o ZenBook Edition 30 (UX334FL) possui tampa coberta em couro italiano branco, além de um logotipo banhado a ouro rosa de 18 quilates. O notebook também vem com três acessórios na cor branca: o mouse, mousepad e capa de couro.
Na parte de Hardware temos as mesmas especificações do ZenBook 13 mais recente: processador Intel Core i7 de 8ª geração, 16 GB de RAM, SSD, gráficos dedicados Nvidia MX250 e tela com aproveitamento de 95%. Além disso, temos aqui o ScreenPad 2.0, uma nova versão do touchpad com tela interativa. Os valores e a data de lançamento não foram divulgados.
Prime X299 – Edition 30
A terceira e ultima peça comemorativa da empresa para a Computex 2019, é uma versão da Prime X299 – Deluxe II, com mudanças no design, se inspirando na primeira placa mãe da Asus, a ISA-386C, de 1989.
A placa tem dois slots M.2 com dissipadores passivos de calor, duas portas Thunderbolt 3 com suporte a DisplayPort, Ethernet de 5 Gb/s, Wi-Fi 6 e uma tela OLED LiveDash de 2″ para mostrar sinais vitais do sistema. Há ainda um módulo USB “Smart Control Console” com tela LiveDash e controle por voz ou gestos com a mão. Os valores e a data de lançamento não foram divulgados.
Zenbook Pro Duo
Aumentando a sua linha de notebooks, a Asus divulgou o Zenfone Pro Duo, um notebook com 2 telas 4K HDR, sendo a principal um display OLED de 15″ com bordas finas e proporção 16:9, e a segunda e surpreendente tela, fica acima do teclado, com proporção 32:9 responsivo ao toque, que toma metade ta parte inferior do Zenbook. Além da tela de toque, temos um teclado e um trackpad digital, que também pode se transformar em um teclado numérico digital.
Pra aguentar essas duas telas de alta resolução, temos um hardware robusto. Um processador Intel Core i9, placa gráfica RTX 2060 com 6 GB de Vram, 1 TB de armazenamento SSD PCIe x e suporte para até 32 GB de RAM DDR4 de 2666Mhz.
Na parte de portas e periféricos temos HDMI, USB-C Thunderbolt 3, USB 3.1 Gen 2, Wi-Fi 6, uma câmera com reconhecimento facial integrado que promete funcionar até no escuro, e suporte à assistente de voz Alexa. Ainda não temos informações sobre o início das vendas e tampouco os valores. Porém, a Asus informou que trará uma versão com telas Full HD de 14″, visando baratear o produto.
Atualizações na linha Zenbook
Além do novo Zenbook Pro Duo, a taiwanesa também prometeu atualizar as especificações da sua linha de Zenbooks, adicionando o novo Screenpad 2.0, sua nova versão do touchpad com tela, e fazendo atualizações de hardware, oferecendo Intel Core i7 de oitava geração, 16 GB de RAM de fábrica, placa de vídeo Nvidia GTX 1650 Max-Q, suporte aos novos SSD PCIe de ultra velocidade e Wi-Fi 6.
ARM
A ARM, conhecida desenvolvedora de arquitetura mobile, também teve seu espaço na Computex 2019, e trouxe consigo sua nova geração de processadores e GPU mobile, o Cortex-A77 equipado com a GPU Mali-G77.
Prometendo um aumento de 20% de IPC (Instructions per Clock) em comparação a geração anterior, a empresa diz que houve um aumento de processamento mantendo o baixo consumo, graças a sua tecnologia de Machine Learning, onde foi duplicada a eficiência, mesmo aumentando a performance para 8 núcleos. A GPU Mali-G77 é a primeira da empresa baseada na nova arquitetura Valhall, e promete uma melhora de processamento de 1.4x em comparação com a Mali-G76, sendo 30% mais eficiente na economia de energia.
Nvidia
A Nvidia não trouxe novidades no quesito placas de vídeo, principalmente porquê a sua RTX 2080 continua imbatível no mercado. A primeira grande novidade da empresa foi relacionada a tecnologia Ray Tracing, que agora chegara às API Vulkan, começando com o lançamento do jogo Wolfenstein: Young Bloog.
A empresa também está fazendo diversos testes e aumentando a compatibilidade do Ray Tracing em software já existentes, e dará gratuitamente aos seus usuários o game Quake II, que contará com a tecnologia para melhorias gráficas.
Nvidia STUDIO
Agora falando sobre hardware, a Nvidia mostrou sua grande novidade para a Computex 2019, os notebooks NVIDIA Studio. Esses aparelhos foram desenvolvidos pensando no mercado de criação de conteúdo e desenvolvimento, trazendo otimizações de Inteligência Artificial, somados ao desempenho bruto das RTX 2060 ou QUADRO RTX 5000, com melhorias de desempenho em desenvolvimento de jogos, edição de vídeos, edição de imagens ou renderização gráfica pesada, como a de games.
Na parte das especificações técnicas, teremos as placas gráficas RTX 2060 ou QUADRO RTX 5000, aliadas ao processador Intel Core i7 (série 45W H), 16 GB de memória RAM, SSD de 512 GB e telas em Full HD ou 4K. Os preços começam na faixa de US$ 1,599, e suas vendas começam a partir de junho no mercado internacional.
Qualcomm
Após o anúncio do Project Limitless nos corredores da Computex 2019, a Qualcomm trouxe mais informações sobre o seu novo Snapdragon 8cx, que promete bater de frente com o Intel Core i5 da linha U. O novo chipset traz 8 núcleos Kryo 495 e uma GPU Adreno 680, e tem como previsão o lançamento a partir do fim do ano. A empresa ainda soltou alguns vídeos de comparação com o concorrente, mostrando que veio para brigar por posições na fabricação de chipsets para notebooks.
Computex 2019
A Computex 2019 acontece em Taipei entre os dias 28 de maio a 1 de junho deste ano. A grande feira de PCs é voltada para novas tecnologias e inovação, focadas em Inteligência Artificial, computação, Internet das coisas (IoT), jogos de realidade virtual (VR), blockchain, telecomunicações/5G e ecossistemas de tecnologia industrial.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.