A Microsoft anunciou no início do ano que computadores Windows 10 começarão a rodar com processadores da Qualcomm. Em um vídeo, pudemos ver como o ARM está evoluído, capaz de abrir desde apps simples da Windows Store até o Photoshop completo em segundos. Estamos prestes a ver o nascimento de uma nova categoria de notebooks. Dispositivos mais baratos, menores e com conexão móvel. Será que essa nova parceria pode afetar a liderança da Intel?
Funcionalidade móvel
Os novos notebooks devem rodar o Snapdragon 835, o mesmo presente nos Galaxy S8, e com plena capacidade rodar qualquer programa para Windows (Win32 ou UWP). O principal intuito é não repetir o fracasso do Windows RT, pois ele só rodava apps da Windows Store. O sistema operacional foi levado como muito limitado, acompanhado da insatisfação popular com o design do Windows 8 e a escassa loja.
Existe uma espécie de “novo Windows RT”, o Windows 10 S, que será lançado juntamente com o Surface Laptop. Entretanto, a Windows Store já está mais consolidada e é possível instalar o Windows 10 Pro facilmente. Com o Windows 10 ARM o intuito não é limitar os apps, é expandir as funcionalidades móveis. Eles não serão concorrentes de PCs caros.
A Qualcomm liberou dados muito interessantes sobre as melhorias com seu processador nos computadores. A vida das baterias durará 50% a mais. O tempo de standy by deve ser 5x maior, assim como o despertar será mais rápido. A internet pode ficar conectada mesmo quando o notebook estiver suspenso.
Nesse dia de Computex 2017 a Microsoft focou em mostrar notebooks 2-in-1, nada de smartphones. Os fãs do Windows 10 Mobile esperam que os próximos celulares devem vir equipados do Windows 10 ARM, essa ausência no evento é uma frustração.
Parceiras estão prontas para a aposta
É interessante dizer que a Intel também entrará nessa. É o que diz discretamente a Microsoft em seu blog ao citar Qualcomm e a Intel como parcerias para essa iniciativa. Estranhamente, a Intel apresentou a linha Core X ontem, mas nada de novos processadores para mobilidade. Entretanto, o New Surface Pro terá processador Intel e suporte a rede LTE e eSIM.
As fabricantes HP, Asus, VAIO, Dell, Xiaomi, Lenovo, e Huawei serão as primeiras a lançarem notebooks com Windows 10 ARM, porém nenhum dispositivo foi revelado até o momento. Os dispositivos devem começar a chegar no final do ano a partir de US$ 400 (R$ 1.290,56 hoje). A Microsoft já conseguiu o apoio das operadoras AT&T, T-Mobile, Vodafone, EE, Three, e BT para suporte a eSIM. Nenhuma dessas empresas telefônicas trabalham no Brasil.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.