Você espera pela última sexta-feira de novembro para comprar o que tanto deseja a um preço especial e, após isso, só tem problemas. Diversos consumidores estão relatando que suas compras feitas durante a Black Friday não estão sendo entregues no prazo, e algumas nem serão mais entregues. Mas o que fazer em casos de compra da Amazon cancelada? Entenda a situação e, principalmente, o que fazer nessas situações.
O que aconteceu?
Consumidores estão relatando no TikTok, Reddit, X/Twitter e Reclame Aqui que as compras feitas durante a semana da Black Friday na Amazon estão com prazos de entrega elevados. Isso levanta a possibilidade de que a empresa tenha anunciado mais produtos do que realmente tinha em estoque.
Isso acontece porque uma entrega prevista para ser feita em no máximo duas semanas, agora está programada para ocorrer em um período que vai de 3 a 6 meses. Assista a este vídeo no TikTok sobre a compra de um Kindle Verde que também cita o atraso de entrega na Amazon:
Ao navegarmos nos comentários de vídeos sobre o mesmo tema, diversos consumidores relatam terem o mesmo problema.
O Showmetech também recebeu um relato de um comprador que está com seu PS5 com entrega atrasada: a compra foi feita via Pix e a chegada estava prevista para até o dia 10 de dezembro, mais de duas semanas após a Black Friday. O videogame até recebeu uma previsão de entrega para a próxima terça-feira, mas não havia sido enviado até o fechamento desta matéria.
Relatos no Reclame Aqui mostram que o problema está acontecendo com diversas pessoas: uma compra feita na Black Friday deste ano foi cancelada, sem mais explicações dadas ao consumidor. A Amazon não citou os motivos disso ter acontecido e a compra apenas foi removida do painel de possíveis entregas.
Já no Reddit, também há casos de compras realizadas na Black Friday, via marketplace, que foram canceladas. Neste caso, a Amazon, em uma resposta ao cliente, informou que não tem relação com o cancelamento, apesar da venda ter sido feita em sua plataforma e a oferta ter sido idealizada pela própria empresa.
Como resolver?
O primeiro passo para resolver problemas com a Amazon é entrar em contato diretamente com a empresa, pois, segundo o Código de Defesa do Consumidor, nos artigos 18 e 19, prevê-se a responsabilidade solidária entre toda a cadeia de consumo. Ou seja, mesmo que a compra tenha sido feita por meio de uma loja dentro da Amazon, a empresa ainda tem responsabilidade pelo que ocorre dentro de sua plataforma.
A empresa tem uma página especial para entrar em contato com um atendente humano, vale a pena explicar o caso e tentar resolver isso da melhor forma possível. Apesar disso, comentários no TikTok citam que isso não tem ajudado muito.
Outra forma de conseguir entrar em contato com a Amazon é por meio do Reclame Aqui, abrindo um chamado na página da empresa por meio do botão RECLAMAR em vermelho. Por lá, você também consegue verificar como a empresa lida com casos parecidos.
Também é válido registrar uma reclamação no Procon do estado onde você reside. O processo pode ser feito ao fazer o login com sua conta Gov.Br, sem nenhum custo. A empresa tem até 20 dias para enviar uma resposta, a partir do recebimento do ofício. Veja a página do Procon do estado de São Paulo:
Pronunciamento oficial
O Showmetech entrou em contato com a assessoria de imprensa da Amazon Brasil, mas a empresa se privou de comentários sobre o assunto. O site segue à disposição para atualizar a matéria assim que uma nota for enviada. Entre as reclamações postadas no Reclame Aqui sobre os problemas de compra cancelada na Amazon, também não houve respostas enviadas.
Neste meio tempo, diga para gente nos comentários: você teve problema de compra da Amazon cancelada? Como foi o suporte da empresa? Houve alguma solução pelo que está passando?
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Revisado por Gabriel Princesval em 06/12/2024
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