Índice
A Motorola e a Samsung estão competindo atualmente pelo posto de melhor smartphone ou celular dobrável, no estilo flip ou “concha”, com o Moto RAZR 40 Ultra e o Galaxy Z Flip5, respectivamente. Pensando nisso, fizemos um comparativo especial, pra você saber qual deles é o melhor. Confira:
O que vem na caixa?
A começar pelo smartphone dobrável da Samsung, que está em sua quinta geração, a empresa coreana envia o básico para seus usuários. Além do manual de instruções, uma chave para puxar a bandeja dos SIMs e um cabo USB-C estão na caixa. O carregador enviado pela empresa coreana é de 25W.
O RAZR 40 Ultra entrega praticamente o mesmo: um carregador, um cabo USB-C, chave para abertura da bandeja e o manual de instruções. Entretanto, a potência do carregador enviado pela Motorola é de 33W e ele tem suporte para o padrão Turbo Power. Outra novidade que diferencia o modelo em relação ao Galaxy Z Flip5 é que a Motorola envia duas proteções de acrílico que podem ser encaixadas no aparelho.
A Samsung chegou a anunciar uma capa chamada FlipSuit em seu evento de lançamento. Ao ser usada, a capa é reconhecida pelo smartphone, fazendo com que a tela externa do aparelho mude de cor para combinar perfeitamente com a capa escolhida. Porém, ela não vem inclusa na caixa e deve ser comprada separadamente por R$ 287,10 à vista.
O carregador enviado pela Motorola é um pouco mais potente, e ter suporte para o padrão Turbo Power pode ser um detalhe interessante. Até aqui, a Lenovo (proprietária da marca Motorola) está à frente para quem valoriza o que vem na caixa.
Design
Não há como negar que os modelos são lindos e chamarão atenção por onde passarem. O RAZR 40 Ultra foi lançado nas cores Viva Magenta, azul e também na cor preta. A parte contrária à tela tem uma textura áspera que facilita o manejo no dia e também ajuda na hora de tirar o aparelho do bolso.
O Galaxy ZFlip5 chega ao mercado com uma nova dobradiça que permite que ele feche tranquilamente, sem fresta entre as telas. Sua traseira tem um acabamento que lembra cerâmica que pode escorregar em ambientes lisos, mas não há como negar que o modelo é bastante bonito. O Galaxy Z Flip5 está disponível em quatro cores distintas: preto, rosa, verde e marfim (branco).
Durante o evento de lançamento, a Samsung afirmou que esta nova dobradiça passa a ser mais resistente e com vão interno reduzido. O resultado foi um modelo que realmente “fecha”. A preferência por marca, cor e gosto pessoal vai pesar bastante neste quesito.
Telas menores
O vinco da tela é mais aparente no smartphone dobrável da Samsung, mas o modelo da Motorola também permite que a gente veja aquela pequena marca. Mas você perceberá que eles passarão batidos quando estiver usando o modelo para tirar fotos, jogar ou fazer qualquer outra atividade.
Com o RAZR 40 Ultra, o vinco no meio da tela pode passar imperceptível no dia a dia e isso é um baita benefício. É claro que sim, com o passar do tempo, o vinco ficará mais aparente. Mas a Motorola conseguiu acertar ao entregar um modelo com dobradiça que conta com um sistema de fechamento “zero gap” e as bordas superior e inferior se alinham perfeitamente. Veja:
A tela externa do modelo da Motorola mede 3,63 polegadas, tem resolução 1056 x 1066 e taxa de atualização de 144Hz. E tirar fotos com este modelo também é algo bastante assertivo. A personalização da tela menor conta com diversas opções e você com toda certeza encontrará um bloqueio que seja conforme o que gosta.
A tela externa do Galaxy Z Flip5 é uma ótima opção para quem gosta de tirar selfies, sendo possível ver como as fotos irão ficar no display de 3,4 polegadas a 60 Hz. Há muitas telas de personalização disponíveis e widgets especiais de clima, música, troca de estilo do relógio etc. Mas você também pode enviar uma foto que gosta para usar como tela de bloqueio. Usar o aparelho para responder mensagens ou tirar selfies é uma ação bastante assertiva.
O RAZR 40 Ultra acaba perdendo aqui: é bem legal ter aplicativos rodando em uma tela menor para não chamar atenção, mas dar isso a seus usuários sem pensar no uso no dia a dia pode ser um problema. As fotos no Instagram ficam achatadas e a postagem de um story com o celular fechado também carece de melhorias. Você tem um modelo melhor quando está aberto, mas a experiência de uso quando ele está fechado ainda precisa ser melhorada.
Eu não consegui colocar o atalho da câmera para tirar fotos mesmo que o modelo esteja bloqueado, mas ao balançar o RAZR 40 Ultra, é possível abrir este aplicativo. Ver a prévia da foto mesmo que o modelo esteja fechado é uma funcionalidade e tanto.
O Galaxy Z Flip5 limitou o uso de aplicativos em sua tela menor para entregar uma melhor experiência, então ele me ganhou neste ponto. A “falta” de suporte para mais aplicativos é simples: não adianta oferecer isso se a experiência não for boa.
A tela externa dos modelos é uma boa opção para quem gosta de tirar selfies e o modo em como as duas empresas conseguiram aproveitar o espaço é um ponto interessante. É importante lembrar que o display menor de ambos os modelos é mais focado em apenas exibir informações mais simples, como notificações ou para responder mensagens de uma forma simplificada. Caso deseje uma experiência completa de uso de aplicativos, é melhor abrir os aparelhos.
Telas maiores
A tela principal do Galaxy Z Flip5 é do tipo AMOLED dinâmico 2X, mede 6,7 polegadas e tem taxa de atualização variável de (1-120Hz) e resolução FHD+ (2.640 x 1.080). A tela principal do RAZR 40 Ultra tem 6,9 polegadas, do tipo LTPO AMOLED com taxa de atualização de 165Hz, que consegue exibir imagens em qualidade FHD+ e bastante brilhantes.
Neste tópico uso ao ar livre desta tela também é bastante assertivo em ambos os modelos, mesmo em lugares com alta iluminação natural, é possível ver informações dos aplicativos devido ao brilho das telas maiores.
A Samsung pode ser considerada campeã aqui por ter uma taxa de atualização que se adapta conforma o que está na tela, garantindo menor uso de bateria no dia a dia. Mas o modelo da Motorola também será seu parceiro que pode ser aberto quando necessário para entregar uma experiência de smartphones tradicional.
Câmeras
Consegui ter fotos com maior contraste e mais vida no Galaxy Z Flip5, uma vez que o algoritmo de pós-processamento da Samsung está muito mais avançado. As fotos durante o dia ficam mais próximas do que vemos na vida real e o aplicativo de edição de fotos da Samsung também consegue fazer um trabalho bem assertivo. Veja estas fotos com as lentes traseiras:
Não há como negar que a Samsung está mais avançada em questão de aprimoramento de imagem, e isso fica ainda mais claro quando colocamos o Galaxy Z Flip5 e o RAZR 40 Ultra lado a lado. Na parte da frente, o modelo da Motorola tem duas lentes que até tentam fazer um bom trabalho e, ao ar livre, até se saem bem. Veja fotos tiradas com o Moto RAZR 40 Ultra:
Na parte traseira do aparelho da Motorola, temos um jogo duplo com uma lente principal de 12 MP (lente 79,5°, abertura f/1,59 | OIS) e câmera híbrida ultra-wide & macro de 13 MP, lente de 108º e abertura f/2,2. O zoom digital é de 8x (mas apresenta ruídos a partir de 5x) e ele também captura vídeos em qualidade Ultra HD 4K a 60 fps ou em Full HD, também a 60 FPS. Confira algumas fotos ao ar livre:
Eu senti falta de um aplicativo próprio da Motorola para a troca do fundo das fotos em modo retrato e uma correção da saturação, algo que deixaria a experiência de tirar fotos mais completa. A Motorola parece ter deixado isso de lado para mexer em outros pontos e assim como dissemos no review do modelo: se você valoriza a entrega de boas imagens, talvez o RAZR 40 Ultra não seja para você.
Passando para os termos técnicos: a traseira do smartphone dobrável da Samsung conta com um jogo composto por duas câmeras traseiras de 12 MP cada (uma de 1,12 μm, F2,2 ,FOV: 123° e outra Dual Pixel AF, OIS, 1,8μm, F1,8), sendo uma lente Wide (grande-angular), ideal para fotos normais, e outra lente Ultra-Wide (ultra-grande-angular), perfeita para capturar paisagens e grandes grupos de amigos. Confira mais algumas fotos:
Os resultados neste modelo são muito melhores não só pela melhor captura de cores, mas também pelo aplicativo da empresa coreana que permite a troca do fundo das fotos tiradas no modo Retrato, ajuste rápido de contraste, brilho e mais.
E o Galaxy Z Flip5 também ganha na captura de conteúdo de vídeo: grava em 4K a 30 ou 60 FPS e HDR10+ nas câmeras traseiras. Se você quer um smartphone com tela flexível que entrega boas fotos sem aquele efeito mais acinzentado, então o Galaxy Z Flip5 é a opção que mais deve considerar.
Fotos noturnas
O RAZR 40 Ultra vai precisar de um certo apoio externo para tirar boas fotos durante a noite. Como seu obturador fica aberto por apenas 1 segundo, temos fotos menos tremidas. A lente, por mais que tenha muitos megapixels, ainda precisa de um certo tratamento para ser perfeita. Se for usar o smartphone dobrável da Motorola em locais com pouca luz, ele vai ter problemas para fazer o equilíbrio das cores no pós-processamento. Mas ele até que conseguiu entregar resultados satisfatórios. Confira algumas fotos e selfies:
Como esperado, a Samsung ganha esta briga sem muito esforço. O pós-processamento de fotos e tempo de abertura do obturador por 5 segundos permitem a melhor captação das cores, mas a inteligência artificial consegue fazer um trabalho completo para melhorar as imagens e vídeos. Veja estas fotos e selfies tiradas com o aparelho da Samsung:
Ambos os modelos possuem um flash estilo “lâmpada” que coloca uma borda branca em volta do rosto para iluminar selfies e um flash LED que pode ajudar no uso das lentes traseiras está disponível.
Câmera Frontal
A lente na tela interna do RAZR 40 Ultra tem 32 MP, lente 80,5° e abertura f/2,45. O modo retrato até consegue fazer um bom trabalho na hora de desfocar o fundo, mas uma melhor captação das cores, ao lado de um bom pós-processamento, fariam total diferença no final. As fotos não são de má qualidade, mas tudo parece acinzentado demais. Não é um resultado péssimo, mas falta vida na captação das cores.
Passando para a opção da Samsung, aqui também temos fotos com mais contraste e que fazem diferença no dia a dia. Ao comparar resultados dos dois smartphones dobráveis, fica claro em como o trabalho de pós-processamento da Samsung é muito mais assertivo. O padrão HDR10+ consegue agir como um “filtro de realidade” que deixa as fotos com uma vividez.
A câmera interna do Galaxy Z Flip5, localizada na tela principal, oferece 10 MP, sendo excelente tanto para selfies quanto para videoconferências. A possibilidade de utilizar as câmeras externas para selfies e visualizar o resultado diretamente na tela externa do Flip5 é um recurso interessante e conveniente.
Ambos os modelos podem ser apoiados em uma mesa apenas com uma tela levantada para que você consiga tirar aquela foto especial. Seja em grupo ou sozinho, o modo funcionou muito bem nos smartphones e, claro, devido à melhor captação de cores, gostei muito mais do celular da Samsung. Ah, e vale lembrar que tanto no modelo da Motorola quanto no da Samsung, as fotos tiradas com o aparelho em “meia tela levantada” ficam quadradas.
Processador
Para o lançamento da linha Galaxy S23, a Samsung fechou uma parceria com a Qualcomm para lançar um a versão personalizada do processador para os smartphones premium de 2023. Isso permitiu que o Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy apresentasse 30% mais potência de CPU, 40% a mais de potência gráfica (GPU) e mais de 40% de processamento em tarefas de inteligência artificial (NPU). E o mesmo processador está no Galaxy Z Flip5.
O pico de velocidade do chipset é de até 3,36 GHz. O modelo tem 8 GB de memória RAM, que pode ser expandido para até 16 GB por meio do recurso RAM Plus — que utiliza o armazenamento interno como suporte para a memória. Sobre o armazenamento interno, ele chega ao mercado com 256 ou 512 GB. Veja os pontos de desempenho no aplicativo Geekbench 6 do smartphone da Samsung:
O Motorola RAZR 40 Ultra chega com o Snapdragon 8+ Gen 1 de 2022 — o mesmo do Galaxy Z Flip4 — atingindo pico de velocidade de 3,2 GHz. A alta potência é complementada por 8 ou 12 GB de RAM. Ele conta com opções de armazenamento interno de 256 GB ou 512 GB, sem opção de inserção de cartão de memória. Veja os resultados no aplicativo Geekbench 6:
Potência adicional nunca vai ser demais e, em questão de processamento, o Galaxy Z Flip5 vai ganhar essa briga em questão de números pois conta um processador mais recente e personalizado. Ao mesmo tempo, isso não coloca o RAZR 40 Ultra como um modelo que vai te deixar na mão no dia a dia.
Os dois celulares possuem processadores que conseguem rodar vários aplicativos pesados simultaneamente sem esquentar, independente do que você faça neles. É claro que, em jogos mais pesados, os dois irão colocar o ar quente para fora, mas isso não é nada incomum. Se você gosta de processamento, é claro que o melhor modelo vai ser a opção da Samsung. Mas a opção da Motorola também entrega uma experiência premium sem muito esforço.
Por ter um processador de 2022, é esperado que o RAZR 40 Ultra receba o Android 16, enquanto a Samsung afirmou que o Galaxy Z Flip5 receberá atualizações de sistema até o Android 17.
Hardware e som
Neste quesito, os modelos se parecem bastante e oferecem o melhor dos mundos para seus futuros donos. Ambos possuem suporte para o padrão Wi-Fi 6E, Bluetooh 5.3 e sensor NFC. O Galaxy Z Flip5 tem proteção IPX8 contra água (mas não contra poeira) e o razr Ultra 40 chega com a proteção IP52, que permite mergulho em locais com até 1,5 metro de profundidade. Os dois contam com GPS, bússola, acelerômetro e leitor de impressão no botão e desligar a tela.
Sobre o som, o RAZR 40 Ultra tem alto-falantes estéreo posicionados nas arestas superior e inferior da tela, do lado do conector USB-C. A qualidade sonora é muito agradável, em parte por ser mérito do Dolby Atmos presente.
O Galaxy Z Flip5 possui o suporte para o mesmo padrão que adapta o som emitido conforme o tipo de mídia, o que garante o preenchimento do ambiente com todo o som de ambos os aparelhos. Este é um dos itens que ele mais se parecem e tenha certeza de que neste caso, você terá uma boa experiência de conectividade e som nos dois aparelhos.
Bateria
É difícil definir qual modelo tem uma melhor bateria, pois os dois conseguiram ficar ativos por cerca de 15 horas até que fosse solicitado o carregador. Enquanto o RAZR 40 Ultra chega ao mercado brasileiro com uma bateria de 3800 mAh, o Galaxy Z Flip5 tem bateria de 3700 mAh.
A bateria dos dois celulares conseguirá trabalhar por todo um dia para rodar vídeos, aplicativos de redes sociais, jogos e até mesmo mandar mensagens nos mais diversos aplicativos. O tempo médio de carregamento também é de 1h30 nos dois modelos.
A fonte de energia enviada pela Motorola tem suporte para carregamento Turbo Power de 30W. Isso muda bastante quando passamos para o carregamento sem fio, que tem apenas 5W, bem abaixo do esperado. Quem sabe na próxima geração?
O Galaxy Z Flip5 também oferece carregamento rápido e a Samsung conseguiu entregar um modelo que chega a 50% da capacidade em apenas 30 minutos. O dispositivo também oferece suporte para carregamento sem fios de 15W e possui uma funcionalidade chamada “wireless power share”, que permite que o Flip5 carregue outros dispositivos compatíveis com carregamento sem fio, como fones de ouvido, relógios inteligentes e até mesmo outros smartphones — recurso presente já há tempos na linha Galaxy S.
Sistema
Os dois aparelhos contam com o Android 13 instalados desde o primeiro uso. Entretanto, a Motorola valoriza bastante a experiência de Android puro e mexeu minimamente para que os usuários tenham total liberdade.
O complemento da marca fica por conta do serviço Ready For, plataforma da Motorola que transforma o sistema do celular em um computador numa tela externa, bem semelhante ao Modo DeX da Samsung. É possível ter acesso aos seguintes serviços ao conectar o aparelho a um computador:
- Fazer streaming de aplicativos
- Área de trabalho: use a tela do computador para usar o celular numa interface diferente
- Espelhar tela do celular sem fio
- Webcam para uso câmera do celular nas suas chamadas de vídeo
- Cópia de arquivos do celular para o computador
- Roteador, para acessar a internet do celular no PC.
O Galaxy Z Flip5 tem a One UI 5 rodando em seu processador, que conta com modos especiais de uso, opções completas de personalização via aplicativo Good Lock e a assistente pessoal Bixby (mas ele também tem suporte ao Google Assistente).
Caso você tenha algum tablet, notebook ou outro aparelho do ecossistema Galaxy, a integração entre os dispositivos é perfeita. Muitos aplicativos, como o Samsung Pass e o Flow, que permite a continuidade entre dispositivos, estão disponíveis aqui. O Samsung Dex também funciona muito bem com este aparelho.
No final do dia, seu gosto pessoal vai implicar muito neste quesito. Os dois aparelhos possuem um sistema bastante completo e se me permite dar uma opinião, gosto mais da forma que a Samsung desenvolveu a One UI 5.
Preço
E então, quanto será que custa brincar com estes modelos? O Galaxy Z Flip5 chega ao Brasil por R$ 7.199 em sua versão de 512 GB no caso de pagamento feito via Pix no Magalu. A versão de 256 GB pode ser encontrada por R$ 4.299 no Ponto Frio, caso o pagamento seja realizado via Pix.
O RAZR 40 Ultra chegou ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 7.999, vendido apenas na versão de 256 GB de memória interna e 8 GB de RAM. Caso queira mais memória e possa investir em um modelo mais caro, é claro que a melhor opção para você é o Galaxy Z Flip5 de 512GB.
Conclusão
Com um atual preço de mercado menor, melhor processador e câmeras que entregam melhores fotos e vídeos, o Galaxy Z Flip5 tem melhor custo-benefício em relação ao RAZR 40 Ultra. A opção da Samsung tem uma experiência de uso completa e com certeza funcionará por anos, sem deixar de ser atual.
Mas Showmetech, isso coloca a opção da Motorola como ruim? Na verdade, longe disso: quem comprar este modelo ainda terá acesso ao um modelo com bateria para todo um dia, carregador de 33W enviado na caixa, capa protetora gratuita e um modelo bastante estiloso em seu dia a dia.
O RAZR 40 Ultra está longe de ser um aparelho com tela dobrável ruim e seu vinco até é menos aparente no dia a dia. Porém, quando colocado ao lado da quinta geração da Samsung, a Motorola ainda parece ter que aprender algumas coisas sobre este mercado.
Mas diga pra gente nos comentários: qual modelo você mais gostou?
Especificações técnicas
Galaxy Z Flip5
Modelo | Galaxy Z Flip5 |
---|---|
Display | Principal: AMOLED dinâmico 2X de 6,7 polegadas Adaptável 120Hz (1-120Hz), FHD+ Tela Flexível Infinity (2.640 x 1.080) Dianteiro: Tel a Super AMOLED de 3,4 polegadas a 60 Hz (720 x 748) |
Processador | Qualcomm Snapdragon® 8 Gen 2 para Galaxy (4㎚) |
Memória RAM | 8 GB |
Armazenamento interno | 256 GB / 512 GB |
Câmeras | Parte traseira: Ultra grande-angular: 12MP, 1,12 μm, F2,2 ,FOV: 123° Grande-angular: 12MP Dual Pixel AF, OIS, 1,8μm, F1,8 Parte frontal: 10MP, 1.22μm, F2.2 |
Bateria | Bateria dupla 3.700mAh (típico) Carregamento super rápido Carregamento rápido sem fio 2.0 PowerShare sem fio |
Dimensões e peso: | Desdobrado 71,9 x 165,1 x 6,9mm Dobrado 71,9 x 85,1 x 15,1mm 187g |
Motorola RAZR 40 Ultra
Modelo | Motorola RAZR 40 Ultra |
Sistema Operacional | Android 13 |
Memória RAM e armazenamento | 256 GB 8 GB RAM + RAM Boos; 256 GB 12 GB RAM + RAM Boost; 512 GB 12 GB RAM + RAM Boost. |
Processador | Snapdragon 8+ Gen 1 (3,2 GHz Octa-Core) | Adreno 730 |
Telas | Principal: 6.9″, FHD+ (1080 x 2640), 165 Hz 3.63″, (1056 x 1066), 144Hz |
Bateria | 3800 mAh Carregador TurboPower™ 33W |
Peso | 199 g |
Tamanho | Altura (mm): 170,83 (Aberto) | 88,42 (Fechado) Largura (mm): 73,95 Profundidade (mm): 6.99 (Aberto) | 15,1 (Fechado) |
Entradas | USB-C |
Câmeras | Câmera Traseira Câmera Principal: 12 MP| Lente 79,5° | Abertura f/1,59 | OIS Câmera Híbrida Ultra-wide & Macro : 13 MP | Lente 108° |Abertura f/2,2 Zoom Digital: 8x Flash: Sim | LED) Captura de vídeo: Ultra HD 4K (60 fps) | Full HD (60 fps) Câmera Frontal Câmera Principal Frontal: 32 MP| Lente 80,5° | Abertura f/2,45 Captura de vídeo: Ultra HD 4K (30 fps) |
Conectividade | NFC Wi-Fi: 802.11 a/b/g/n/ac/ax | 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz | Wi-Fi 6E Bluetooth 5.3 Bandas 2G – GSM 850/900/1800/1900 MHz 3G – WCDMA 850/900/1700/1900/2100 MHz 4G – LTE 5G – (SA | NSA | DSS)* NR n1/n3/n5/n7/n8/n20/n28/n38/n40/n41/n66/n77/n78 |
Garantia | 12 meses |
Assista o vídeo no canal do Showmetech:
Veja também
Confira nosso review sobre o RAZR 40 ultra e um uso completo deste modelo
Mas diga pra gente nos comentários: qual modelo você mais gostou?
Revisado por Glauco Vital em 17/8/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.