Uma companhia japonesa projetou, nesta segunda-feira, uma imagem no ar feita de feixes de laser. A tecnologia pode fazer com que, no futuro, seja possível projetar sinais no céu tal como faz o Batman, super-herói da DC Comics.
A exemplo do Bat-sinal, que alertava sobre problemas em Gotham City, os inventores japoneses esperam que este sistema possa ser usado para alertar as pessoas sobre perigos e catástrofes naturais, como a chegada de um tsunami.
A empresa de tecnologia Burton Inc. conseguiu exibir espirais, borboletas e uma maçã, flutuando a poucos metros do sistema de projeção. Diferente de outros métodos, as imagens podem ser projetadas dia e noite, sem a necessidade de telas.
Para criar as imagens, o dispositivo concentra uma intensa luz laser em um pequeno ponto no ar, fazendo com este emita uma luz, similar a um LED brilhante. “A principal característica da nossa tecnologia é que podemos concentrar a luz em um ponto e tornar a emitir luz onde quisermos”, disse Akira Asano, pesquisador e diretor da Burton Inc.
A tecnologia, apresentada em um museu de ciências de Tóquio, pode atualmente mostrar imagens cinco metros acima do dispositivo de projeção, embora o objetivo da empresa seja dobrar essa altura.
Da AFP – [email protected]
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.