Índice
Depois que veio a tona o mega vazamento de dados ocorrido na última semana, muita gente quer saber como monitorar suas informações pessoais e evitar que criminosos as usem para praticar golpes. Para isso o Registrato, uma plataforma do Banco Central, é uma importante aliada para verificar seu CPF. O serviço funciona como um extrato de registro de informações financeiras e permite que os brasileiros tenham acesso a todas as movimentações que acontecem em suas contas bancárias e no seu CPF.
Com a chegada do PIX, o BC incluiu a consulta às chaves cadastradas, facilitando que os usuários do sistema consigam visualizar em quais instituições financeiras existem chaves PIX cadastradas em seu nome. Além disso, é possível consultar empréstimos e financiamentos, contas em banco e outros serviços gratuitamente.
Para simplificar esta tarefa, o Showmetech preparou um tutorial ensinando como acessar a ferramenta e ter de volta o controle de suas informações financeiras. Infelizmente, somente clientes de bancos possuem acesso à plataforma, portanto, clientes de instituições financeiras, como Nubank, Picpay, MercadoPago etc, na hipótese de não terem conta em banco, não conseguem entrar no Registrato.
Como se cadastrar no Registrato do Banco Central
O acesso ao Registrato é bem fácil e leva poucos minutos. Ao acessar o site, a plataforma permite que se escolha quatro formas de cadastro: protocolo, certificação digital, internet banking e pelo celular. Essas duas últimas são as modalidades mais comuns e rápidas, como destacaremos a seguir:
Cadastro pelo celular:
O cadastro pelo celular é restrito a alguns bancos, os mais tradicionais, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander, Sicoob, Sicredi. Se você não for correntista destes bancos, a alternativa é fazer o cadastro pelo computador, detalhado no próximo tópico.
Se você for cliente de uma dessas instituições, basta acessar o aplicativo do banco pelo smartphone e seguir os seguintes passos:
- Banco do Brasil: acesse o menu > procure na lista a opção de “Serviços” > clique em “Registrato“
- Bradesco: acesse o menu > na lista de opções, clique em “Registrato”
- Caixa: acesse o menu > procure a opção “Senhas e Configurações” > clique em “Registrato Banco Central”
- Itaú: acesse o menu > procure na lista a opção “Serviços” > clique em “Registrato Banco Central”
- Santander: acesse o menu > procure na lista a opção “Santander ON” > clique na opção “Meu momento” > clique em “Bacen Auto Credenciamento Registrato”
- Sicoob: acesse o menu > procure na lista a opção “Serviços” > clique na opção “Registrato Banco Central”
- Sicredi: acesse o menu > procure na lista a opção “Sicredi X” > clique na opção “Registrato”
Seguindo a etapa correspondente ao seu banco, uma tela com informações sobre o serviço será exibida e, no fim da página, um pedido para você confirmar a operação de registro criando um PIN para o Registrato. Digite a senha desejada, redigite se for solicitado e confirme o cadastro.
Seguindo esses passos, a sua senha será cadastrada e você será direcionado ao site do Registrato na página do Banco Central. Neste caso, você tem a opção de continuar o acesso pelo próprio celular ou pelo computador.
Cadastro pelo computador
Se você não for cliente dos bancos com o suporte para cadastro pelo celular, a saída é se registrar pelo computador, o que não é tão difícil. Siga esse caminho:
- Na página inicial da plataforma, clique em “Sou Pessoa Física” no canto direito da tela.
- Na sequência, entre as opções de cadastro, selecione “Internet banking” e, depois, clique no link sob a frase “Obtenha a frase de segurança na página do Banco Central” para ser direcionado à página de auto credenciamento.
- Já no credenciamento do Registrato, digite os dados solicitados para criar uma frase de segurança. Também responda ao código captcha e clique em “Próximo“, no fim da página.
- Após avançar, o sistema vai gerar uma senha numérica para que você insira na página seguinte, de credenciamento. Ao lado, clique em copiar e, depois, em “Próximo“.
- Na tela de credenciamento, complete os dados pessoais, cole a frase de segurança copiada na página anterior e defina uma senha. No fim da página, clique em “Concluir credenciamento“
Seguindo estes passos, a sua senha será cadastrada e você será voltará à página inicial do BC para realizar log-in.
Como acessar o cadastro no Registrato?
Independente da forma de cadastro, você será direcionado à página inicial da plataforma. Assim, no centro da tela, desta vez clique em “Acessar o Registrato” para fazer log-in. Na sequência, digite o seu CPF e a senha que você escolheu para a plataforma.
É nesta página, já com acesso realizado, que você poderá ver as informações do PIX; dados de endividamento, como faturas de cartão e empréstimos; relacionamentos financeiros, onde estão arquivadas todas as instituições as quais você mantém conta; além das operações de câmbio realizadas.
Como gerar relatórios e verificar seu CPF pelo Registrato do Banco Central
Para verificar seu CPF e ter acesso às movimentações financeiras, clique na opção “Consultar” na caixa correspondente ao tipo de registro que você quer ver.
- No caso do sistema de pagamentos, clique no link dentro da caixa “Minhas Chaves Pix“
- Na sequência, leia e aceite os termos de responsabilidade e clique em “Gerar relatório”. Assim, será criada uma planilha contendo informações de todas as chaves ativas, com nome da instituição e data de cadastro.
O mesmo vale para “Meus relacionamentos financeiros”. Leia e aceite os termos, depois clique para gerar o relatório, que deve conter todas as instituições bancárias em que você já teve conta. Caso você tenha finalizado, a coluna “Fim” deve conter a data de encerramento do registro.
A função “Meus endividamentos” segue o mesmo caminho, mas é necessário definir um período para consulta das movimentações. Desta forma, defina uma data para geração do relatório, leia e aceite os termos, depois clique em “Gerar relatório”.
A definição de data também é necessária para a função de câmbio. Digite os prazos, leia e aceite os termos, depois gere o relatório.
E aí, gostou da novidade? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe esse tutorial nas redes sociais.
Fonte: Registrato