Índice
Os usuários de smartphones, smartwatches e smartbands – praticantes (ou não) de exercícios físicos – podem monitorar diversos aspectos da saúde através de seus dispositivos, seja por serviços integrados a eles ou através de aplicativos específicos. Entretanto, como consolidar as informações de todos os apps em uma única plataforma?
O Google Health Connect (ou Conexão Saúde) é a solução da criadora do Android para organizar as informações de saúde em um único local, além de compartilhá-las entre os diversos serviços compatíveis. Conheça abaixo mais sobre a ferramenta e como utilizá-la.
O que é Google Health Connect (Conexão Saúde)
Inicialmente anunciado no Google I/O de 2022, o Health Connect é uma plataforma desenvolvida em conjunto com a Samsung para compartilhar dados de saúde e exercícios entre diferentes plataformas de monitoramento de saúde em dispositivos Android. A ideia é que o usuário possa utilizar os aplicativos mais convenientes para cada prática desportiva e aspecto de saúde a ser monitorado, e consolide estas informações em um único hub – além de compartilhar os dados entre os serviços compatíveis.
O serviço, que ainda se encontra em beta, é de muita utilidade também para que usuários de smartwatches e smartbands registrem suas atividades em determinados apps e serviços aos quais não possuam suporte.
Quais aplicativos de saúde são compatíveis com o Health Connect?
O Health Connect, ou Conexão Saúde, integra os dados dos aplicativos compatíveis através da API Health Connect. Os aplicativos compatíveis atualmente com a plataforma são:
- Diário corporal: Perda de Peso
- Fitbit
- Flo (Calendário Menstrual)
- Google Fit
- HealthifyMe
- Lifesum: Alimentação Saudável
- Mi WalkingPad
- MyFitnessPal
- Oculus
- Oura
- Outdooractive
- Proov Insight
- Samsung Health
- Vigilantes do Peso
Quais smartbands, smartwatches e outros dispositivos são compatíveis com o Health Connect?
A compatibilidade com dispositivos depende da plataforma em que disponibilizam os dados de monitoramento de saúde e exercícios – lembrando que o app é compatível com smartphones Android. Conforme a lista de apps compatíveis, os dispositivos compatíveis com o Health Connect são:
- Headsets de realidade virtual Oculus: Rift S, Rift, Go, Gear VR
- Headsets de realidade virtual Meta: Quest, Quest 2, Quest Pro
- Smartwatches e smartbands Fitbit
- Oura smart ring
- Smartwatches e smartbands Galaxy, da Samsung
- Smartwatches com Wear OS (como Google Pixel Watch)
- Smartwatches e smartbands Garmin
Outros dispositivos podem ser compatíveis através de integrações com os apps citados anteriormente.
Quais dados de saúde podem ser compartilhados pelo Health Connect?
O Health Connect recebe os dados monitorados pelos apps conectados, dentro das seguintes categorias:
- Atividade: calorias ativas queimadas, temperatura corporal basal, taxa metabólica basal, cadência de ciclismo, distância, ganho de elevação, exercícios, andares, energia, velocidade, passos, total de calorias queimadas, VO2 máximo e impulsos na cadeira de rodas
- Medidas corporais: gordura corporal, massa óssea, altura, circunferência do quadril, massa corporal magra, circunferência da cintura e peso
- Monitoramento do ciclo: muco cervical, menstruação, teste de ovulação e atividade sexual
- Nutrição: hidratação, nutrição
- Sono: sono
- Sinais vitais: glicemia, pressão arterial, temperatura corporal, frequência cardíaca, saturação de oxigênio, ritmo respiratório e frequência cardíaca em repouso
Ainda que o Health Connect dê suporte a todas as informações de saúde citadas acima, há dois pontos importantes a serem considerados:
- Cada aplicativo monitora e compartilha apenas os dados definidos pelos seus desenvolvedores
- Nem todos os dados presentes no Conexão Saúde serão lidos pelos aplicativos compatíveis.
Como configurar o Health Connect
O app Health Connect (Conexão Saúde) está disponível em versão beta na Play Store — não há versão para iPhone (iOS). Sua configuração é simples:
Passo 1: instale o aplicativo Health Connect a partir da Play Store. Em seguida, abra-o para iniciar a configuração.
Passo 2: Na tela que se abre, toque em Permissões de apps.
Passo 3: Agora, são mostrados todos os apps instalados no seu celular que são compatíveis com a plataforma Google Health Connect. Toque no aplicativo que deseja conectar à plataforma.
Passo 4: Na tela que abre, escolha quais dados de saúde (ou todos) que você gostaria de compartilhar com o app selecionado.
Passo 5: repita o procedimento acima para cada aplicativo que desejar compartilhar informações na plataforma. A partir de agora, todas as informações ficarão consolidadas no Health Connect.
Deu certo? Conte como foi sua experiência nos comentários!
Veja também
Conheça os melhores apps para fazer exercícios em 2023
Fontes: Android Authority, Google
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim, em 25 de abril de 2023.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.