Índice
Em uma publicação feita no Windows Blog Insider, a Microsoft anunciou duas novidades para usuários do Microsoft Paint e Bloco de Notas. As funcionalidades de apoio de escrita e edição de fotos ainda não têm data certa para serem disponibilizadas a todos, mas são animadoras em diversos sentidos. Confira os primeiros detalhes da IA no Bloco de Notas e no Paint.
Novas funções do Microsoft Paint
Preenchimento generativo
A começar pelo Generative Fill ou Preenchimento Generativo, o usuário deve selecionar e digitar um comando de texto indicando o que deve ser feito na foto (inserido, editado ou removido), semelhante ao que o Photoshop já faz por meio da Adobe Firefly, para que determinado objeto surja na imagem trabalhada. Tudo isso sendo necessário apenas uma conexão com a internet.
Borracha generativa
Já falando do Generative Eraser, a borracha generativa do Paint permitirá uma seleção inteligente para que você possa indicar o que deve ser apagado. A inteligência artificial no Paint também precisa de internet para funcionar. Dessa forma:
Cocriador do Paint
Processadores com NPU (sigla para Neural Processing Unity ou Unidade de Processamento Neural) podem dar uma função adicional ao Paint: com o nome de Cocriador do Paint, é possível fazer rascunhos e ver isso ser transformado em verdadeiras obras de arte por meio do chip dedicado para inteligência artificial. Veja a explicação abaixo:
Modelos com processador Intel Core Ultra de primeira e segunda geração (com arquitetura Lunar Lake) podem fazer o uso do Paint CoCreator do Microsoft Paint sem nenhum custo adicional.
Recurso reescrever do Bloco de Notas
Levou apenas 41 anos para o Bloco de Notas ter um corretor ortográfico para chamar de seu e, após muito tempo, a Microsoft finalmente está colocando novidades neste aplicativo.
Rewrite
Todos que estão no programa Windows Insider podem fazer o uso da IA no Bloco de Notas de uma forma bem simples: basta selecionar o texto, apertar o botão direito do mouse e clicar em “Rewrite” (ou Reescrever, em tradução direta). Também será possível ativar a funcionalidade por meio do atalho CTRL + I.
Assim que a IA no Notepad for ativada, uma caixa de diálogo será aberta para que a entonação dos textos seja selecionada. Há opções como “Mais longo”, “Seleção de tom” e “Formato” acima do botão “Substituir”. Caso não queira usar a funcionalidade, ela poderá ser desativada nas Configurações.
O recurso é uma forma de evitar que você escreva todo um conteúdo e depois tenha que colar isso em outras ferramentas, como o Copilot ou o próprio ChatGPT, mais usado mundialmente por todos. Será necessária uma conexão com a internet.
Disponibilidade
Neste primeiro momento, as funcionalidades de IA no Bloco de Notas e no Paint foram liberadas apenas para quem faz parte do programa Windows Insider, que antecipa novidades do sistema operacional da Microsoft em troca de feedbacks. A postagem no Windows Blog não deu detalhes sobre quando os novos recursos serão liberados a todos os usuários, mas isso não deve levar muito tempo para acontecer.
Ainda em novembro, a Microsoft realizará um evento para mostrar futuras atualizações e esta pode ser uma oportunidade para sabermos mais sobre a IA no Paint e no Bloco de Notas. Atualizaremos a matéria com esta informação quando ela for divulgada.
Enquanto isso, diga para gente nos comentários: você gostou da ideia de ter recursos de inteligência artificial no Bloco de Notas e no Paint?
Veja também
Texto revisado por Alexandre Marques em 07/11/2024.
Com informações: Windows Blog Insider
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.