Índice
Nas últimas semanas, o Instagram vem mudando seu foco de postagens, deixando de mostrar fotos para dar mais espaço aos vídeos curtos do Reels. Por razão dessa mudança, a plataforma foi criticada pelas duas maiores influencers: Kim Kardashian e Kylier Jenner.
Entre os usuários infelizes e a resposta negativa do Adam Mosseri, CEO da plataforma, surgiu aos usuários a necessidade de trocar o Instagram por outra rede social de fotos, o VSCO.
Quer saber mais sobre as mudanças e como trocar de plataforma? Confira aqui em detalhes.
O que aconteceu com o Instagram?
Desde 2019 o Instagram vem adicionando recursos de vídeos curtos em seu aplicativo, como o lançamento da ferramenta Reels — que trouxe os vídeos na vertical de poucos segundos e a linha do tempo infinita. Porém, nos últimos meses, a rede social mudou drasticamente o seu foco, adicionando cada vez mais vídeos na feed dos usuários.
Essa mudança teve como objetivo a tentativa de conquistar o público de seu concorrente principal, o TikTok. Criado em 2016, a plataforma chinesa de vídeos explorou um mercado em ascensão, permitindo uma abordagem nova entre os criadores de conteúdo e o público.
O principal crescimento do TikTok foi em 2020, durante a pandemia, quando o Instagram começou a registrar queda de usuário ativos. Para enfrentar seu concorrente, o Instagram adotou medidas de algoritmo mais agressivas. No último update da rede social, os vídeos curtos tomaram o lugar das fotos na timeline, deixando muitos usuários infelizes.
Entre as reclamações e protestos pelas mudanças, as irmãs Kim Kardashian e Kylie Jenner começaram uma corrente com imagens pedindo que o “Instagram pare de tentar ser o TikTok e volte a mostrar fotos dos meus amigos”. As postagens das influencers, que se encontram entre as mais seguidas na rede social, repercutiu o mundo e juntou em poucas horas outros milhares de usuários infelizes.
Em resposta oficial, o CEO da rede social disse: “dito isso, preciso ser honesto: acredito que cada vez mais o Instagram terá foco em vídeo ao longo do tempo”. Apesar de haver uma promessa de manter o espaço de fotos, a realidade mostra o oposto: cada vez há mais vídeos.
O futuro que podemos aguardar é do Instagram ser, de fato, uma plataforma de vídeos equivalente ao TikTok. Com a infelicidade, alguns usuários estão em busca de um novo espaço como a rede social de fotos VSCO.
O aplicativo de edição e rede social VSCO
O VSCO é um aplicativo de edição de imagens e rede social de fotos, criada em 2011. O diferencial do VSCO para outras redes como o Instagram ou o TikTok é que sua interação é limitada, lembrando mais ser um álbum de fotos ou vídeos que uma rede social.
Na rede social você pode: seguir, favoritar as fotos ou republicar em seu perfil. O sistema de mensagens diretas é exclusivo para contas que se seguem, mas ainda está em fase de teste. Assim, não há muitos recursos de interação, apenas a apreciação ou montar sua galeria de fotografias.
O plano premium custa R$ 104,80 anualmente ou R$ 41,99 mensalmente, e com eles há acesso a algumas ferramentas adicionais de edição de foto e ao editor de vídeo, além dos filtros exclusivos.
Como criar sua conta no VSCO?
O cadastro do VSCO é realizado no próprio aplicativo, disponível tanto em aparelho Android ou iOS.
Após instá-lo, aperte a opção de “Sign up” ou “Cadastre-se”. Você precisará de um e-mail, uma senha, seu nome o e nome do perfil, para outras pessoas te encontrarem. Na opção do seu perfil, você poderá escrever uma pequena biografia e adicionar uma foto de perfil.
Com a confirmação do e-mail, a conta estará ativa e pronta para começar a montar seu álbum de fotos. Agora é apenas escolher as fotos mais bonitas da sua galeria e postá-las.
Como usar o VSCO?
Antes de postar fotos no VSCO, o aplicativo te oferece a opção de editar e de usar os filtros gratuitos. Para editar a foto é basta selecionar o arquivo na sua galeria na aba “Estúdio” e abrir com o botão no visor, ao lado direito.
No editor, há tanto os filtros com predefinições quanto as ferramentas de edição e ajuste das imagens. Você pode equilibrar ou melhorar a iluminação da sua foto, deixá-la com menos ou mais nitidez, entre outros ajustes possíveis. No entanto, algumas ferramentas, como a de texto, fazem parte do pacote premium do aplicativo, sendo necessária a assinatura mensal ou anual.
Após editar a imagem, você pode publicá-la no seu perfil na rede social. Selecione a foto na mesma aba de edição, e pressione o botão com um sinal de flecha para cima. Na próxima tela, o aplicativo te dará um espaço para legenda e a opção de adicionar hashtags, para que outros usuários te encontrem.
O VSCO também permite que o usuário compartilhe seu link em outras redes sociais ou envie por mensagem para amigos, através do botão de compartilhar na própria publicação. Por fim, para usar o editor de fotos, você não precisa postar a imagem no próprio aplicativo, podendo salvá-la e usar em outras redes sociais.
5 Perfis para seguir no VSCO
Se interessou no uso de uma rede social somente de fotos e quer seguir pessoas? Separamos aqui 5 perfis interessantes para você seguir e se inspirar nas fotografias.
@nkeyssar
O perfil reúne fotografias conceituais e com exploração de várias técnicas diferentes como sobreposição. A galeria serve tanto como um estudo das imagens, quanto uma inspiração para você reproduzir.
@Rachelweider
Com fotos inspiradoras, esse perfil é um registro fotográfico de viagens, explorando o lado artístico das diversas paisagens.
@unafilipovic
Um registro diário de fotos elaboradas e interessantes, o @unafilipovic é a galeria perfeita para quem quer ver um registro mais urbano e diário da vida.
@rodolfohernandez
Diferente dos outros perfis, o @rodolfohernandez é uma galeria dedicada a respostar poemas, trazer a literatura junto da fotografia com pequenos versos.
@steoville
Misturando fotografia com colagens, o @steoville é uma galeria criada por um artista plástico, pronta para oferecer tanto artes mais conceituais quanto o registro da natureza sob o olhar delicado.
Veja também:
Como enviar e receber mensagens anônimas no Instagram!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.