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Trabalhar no modo home office se tornou o sonho de muitos brasileiros nos últimos anos. Porém, como existem muitas maneiras de realizar esse sonho, nós do Showmetech decidimos criar um guia de como começar nesse mundo e garantir uma experiência positiva.
O primeiro passo é decidir se esse é o momento certo para você começar sua própria empresa e criar um site de venda, ou se é o momento de procurar por oportunidades no modo home office em uma área de trabalho que você já desempenha, ou se desejar mudar de área, começar essa jornada profissional completamente do zero no online.
O próximo passo é ter um computador – ou notebook – e uma boa conexão de internet, afinal, essas ferramentas serão importantes para desempenhar qualquer função nesse seu novo momento da sua vida profissional.
Quais as principais modalidades de trabalho?
O modelo de trabalho home office é apenas um de três modalidades de prestação de serviço, sendo eles, presencial, híbrido e é claro, home office:
- Presencial: nesse modelo de trabalho, o profissional precisa se deslocar até a empresa todos os dias para desempenhar seu papel.
- Híbrido: nesse modelo de trabalho, o profissional trabalha de casa algumas vezes por semana, se deslocando até a empresa apenas algumas vezes por semana, ou mês.
- Home office: nesta modalidade todo o serviço é prestado sem precisar se deslocar até a empresa.
Quais as vantagens de trabalhar de casa?
Trabalhar de casa, sendo gerindo sua própria empresa ou trabalhando para terceiros do modo home office ou híbrido, permite ao trabalhador várias vantagens, e assim como tudo, também possui desvantagens. Hoje a busca por trabalhos nesse modelo está principalmente ligada a procura pelo bem-estar e uma melhor saúde mental.
Uma das principais vantagens é que apesar do estilo de trabalho home office significar ‘escritório em casa’, esse modelo oferece flexibilidade e permite ao profissional desempenhar o seu papel de qualquer lugar com bom acesso à internet. Por isso é tão comum vermos pessoas trabalhando em cafeterias, durante viagens e mais.
Essa modalidade também permite maior economia por parte do trabalhador, já que não é necessário gastar com transporte, alimentação fora de casa e diminui as chances de casualidades que podem levar a um gasto além do programado.
Vida Doméstica x Vida Profissional
Trabalhar no modo home office pode proporcionar uma melhor qualidade de vida, mas requer muita organização. A chave para o sucesso nessa modalidade de trabalho é ter uma boa divisão entre vida doméstica e vida profissional, já que nesse modelo essa linha tênue pode acabar por se entrelaçar ao ponto de causar um nó desgastante. Sendo assim:
Separar sua área de trabalho e áreas sociais
Separe seu trabalho da vida doméstica fisicamente, seja tendo uma escrivaninha própria para os momentos de trabalho, um cômodo em sua casa ou apenas um pequeno espaço onde você possa se organizar e focar apenas no seu trabalho. Isso te ajudará a ter uma melhor qualidade de vida, te ajudando a separar seus horários e priorizar suas responsabilidades.
Vista-se para o sucesso
Por mais que possa parecer redundante, evite trabalhar de pijama ou com a roupa em que dormiu. O ato de se trocar para trabalhar pela manhã te ajudará a sentir uma maior separação entre a vida doméstica e seu horário de trabalho.
Tenha um horário fixo
Trabalhar de casa geralmente permite flexibilidade de horário, principalmente se você for o seu próprio chefe, mas é importante ter um horário certo trabalho a cumprir, mesmo que as vezes mais flexível, para evitar ficar trabalhando o tempo todo, já que constantemente checar e-mails e resultados é estressante e pode acabar levando a um burnout pelo desgaste.
Evite interferências externas
Uma das vantagens do home office é que permite passar mais tempo de qualidade com sua família, mas estar em casa pode acabar dando mais liberdade para que as pessoas que vivem com você te interrompa constantemente durante o trabalho. Para evitar esse cenário, converse com eles sobre essa nova fase e chegue a um acordo para evitar que isso impacte negativamente o seu fluxo de trabalho.
Como trabalhar de casa?
O mercado de trabalho home office é bem concorrido, afinal, a grande maioria dos profissionais quer a estabilidade de um emprego sem abrir mão do bem-estar e facilidades de poder fazer isso em casa.
Mas apesar de concorrido, existem várias categorias de empregos home office em que você pode começar a sua procura. Algumas opções incluem:
Criar uma loja virtual
Por que não começar sua própria empresa vendendo produtos online? As vantagens dessa escolha é ser seu próprio chefe e fazer suas próprias escolhas, além de te permitir representar e comercializar um produto que você realmente acredita.
Isso pode ser uma boa opção tanto para empresários que já tenham uma loja física e busquem uma maneira de vender mais, para empresários que queiram uma opção de vendas onde tenham que lidar com menos burocracia do que uma loja física – e também para novos empresários buscando começar o seu negócio do zero.
Em todos os casos, antes de começar a investir é uma boa ideia ir atrás de iniciativas como Sebrae em sua cidade, ou até mesmo contatá-los de maneira remota, para fazer cursos, aprender a fazer pesquisa de mercado e concorrentes, e receber instruções essenciais para o seu negócio.
Acesse o site oficial da Sebrae para mais informações: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
E quem sabe, em pouco tempo, não será você abrindo vagas para que outras pessoas possam realizar o sonho de trabalhar em home office devido ao crescimento da sua própria empresa?
Trabalhe com gestão de redes sociais
Uma indústria que está sempre contratando é a de gestão de redes sociais, já que se a sua empresa não está online hoje em dia ela basicamente não existe, afinal, quem não é visto não é lembrado.
Para isso, é importante estudar sobre criação de conteúdo e aprender a utilizar ferramentas de edição de vídeo e imagens, ferramenta de gestão de redes sociais, e ferramentas de mensuração de desempenho como Google Analytics.
Várias empresas oferecem cursos grátis de gestão de redes sociais bem completos, como é o caso da Rock University da empresa Rock Content, e em alguns casos é possível aprender a dominar a ferramenta com a própria empresa que a criou, como os cursos gratuitos oferecidos pelo Google.
Após dominar a profissão, o próximo passo é procurar por empregos. Siga suas empresas favoritas no LinkedIn, conecte-se com funcionários da empresa para ficar por dentro de novas vagas e se você está começando na área, considere fazer um estágio para aprender mais sobre o dia a dia da profissão.
Outra dica é se inscrever em sites focados em trabalho freelancer como Workana, Freelancer e mais.
Ofereça serviços de design
Domina ferramentas de design? Sabe construir identidade de marca? Logotipos? Então você pode trabalhar como designer.
Se você não sabe como entrar na área, procure por cursos iniciantes para aprender a usar as principais ferramentas e comece a praticar. Essa é uma área que oferece muitas oportunidades home office e literalmente é algo que todas as empresas precisam, tanto onlines como offlines.
Procure por vagas nos mesmos sites de trabalho freelance indicados acima e procure fazer networking com empresários e outros artistas em sites como LinkedIn. Não se esqueça de criar um portfólio com suas melhores criações para apresentar a futuros clientes.
Trabalhe como redator com foco em SEO
Para se manter relevante, todo site precisa ser constantemente atualizado seguindo as melhores práticas de texto SEO (textos otimizados para serem recomendados por sites de pesquisa como o Google).
Para entrar nesse ramo, foque em aprimorar o seu texto e invista em aulas para aprender a dominar ferramentas de criação de sites e SEO. Procure por oportunidades no job board do LinkedIn e sites focados em trabalho freelance já indicados nesse artigo.
Ofereça aulas online
Outra maneira de conseguir um emprego home office é trabalhando com aulas online. Use de sua especialidade e divulgue que está oferecendo aulas online pelas redes sociais e WhatsApp.
Sejam aulas de inglês, de design, de SEO, redação, ou seja, qual for a área que você domina, crie uma arte legal (ou contrate um designer para isso) e comece a oferecer seus serviços. Uma boa ideia quando estiver começando é pedir para amigos e familiares ajudarem a divulgar seu novo empreendimento.
Crie um site profissional com design simples e conte sua experiência para se destacar de outros candidatos. Isso dará a seus futuros alunos mais confiança no seu trabalho.
Essas são apenas algumas das muitas áreas as quais ofertam vagas home office, se você já tem experiência profissional ou não, pense em como traduzir suas experiências e sabedorias em um negócio próprio ou busque uma profissão em que sua sabedoria seja essencial.
Quais ferramentas você realmente precisa para trabalhar de casa?
O básico que você vai precisar é um bom computador (ou notebook) e uma conexão com a internet confiável. Mas o que vai realmente ditar qual modelo, capacidade de memória e mais do seu aparelho é o trabalho que você vai desempenhar nele.
Para trabalhos que usam muita memória, como edição de vídeo, designers e arquitetos, é necessário ter um aparelho potente para evitar que ele fique travando e acabe perdendo parte do seu trabalho. Para isso, dê preferência para computadores de mesa e opte por processadores do Intel Core i7 para cima.
Se vai utilizar um notebook, é uma boa ideia investir em uma mesinha dobrável para notebook para evitar ficar horas olhando para baixo, isso ajudará a poupar sua vista e a melhor sua postura. Adicione um mouse e um teclado para maior conforto.
Se sua casa fica em uma rua muito movimentada e barulhenta, invista em um headphone com cancelamento de ruído. Isso te ajudará a focar no seu trabalho e evitar distrações. Uma opção boa e com um ótimo custo benefício é o Anker Q30.
A sua velocidade de internet também é um ponto crucial no modelo de trabalho home office, algumas empresas chegam a pedir provas de que ela é estável e rápida. Tendo isso em mente, contrate o plano com a internet mais rápida disponível em sua região, no geral a internet de fibra óptica tende a ser a melhor opção.
Para descobrir a sua velocidade de internet use sites online como Speed Check.
Consegui um trabalho e agora?
Se você conseguiu um trabalho CLT, parabéns, você não precisa mais se preocupar com os próximos passos. Mas caso esteja desempenhando a função de maneira freelancer, ou decidiu abrir sua própria pequena empresa, isso implica em tomar mais alguns passos para te legitimar como profissional.
Abra um MEI
O MEI (ou Microempreendedor Individual) te configura como pessoa jurídica, ou seja, você começa a ser uma empresa com CNPJ e pode começar a disponibilizar nota fiscal.
Seguem algumas informações retirados no site oficial do governo brasileiro para saber se você atende as condições para abrir um MEI:
- Veja a lista de ocupações permitidas como MEI, clique aqui para visualizar Anexo XI da Resolução CGSN Nº 140, de 2018. (Arts. 100, Inciso I e 101, § 1º, Inciso I, § 2º) Ocupações Permitidas ao MEI
- Você pode contratar no máximo um empregado ou empregada, que receba o piso da categoria ou 1 salário mínimo
- Você não pode ser ou se tornar titular, sócio ou administrador de outra empresa
- Não pode ter ou abrir filial
- Poderá ter um faturamento anual de até R$81.000,00 por ano, ou proporcional* no ano de abertura
No ano de abertura o limite será proporcional ao número de meses em que a empresa atuar, levando em consideração a média de faturamento de R$ 6.750,00 por mês. Por exemplo, se você se formalizar no mês de junho, o seu limite de faturamento até o final do ano será de até R$ 47.250,00 (7 meses x R$ 6.750,00 por mês).
Se você ou o seu negócio atende as condições necessárias, acesse esse link e siga as instruções para se formalizar: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor
Se você está em dúvida se ser MEI é para você, seguem algumas vantagens do programa retirados do site oficial do governo:
- Ter um CNPJ.
- Isenção de taxas para registro do MEI.
- Pagamento tributos com valores fixos mensais (INSS, ICMS e/ou ISS).
- Início imediato das atividades, sem prévio alvará ou licença.
- Emissão de notas fiscais.
- Maior poder de negociação com fornecedores, podendo obter descontos para pessoa jurídica.
- Acesso mais fácil a serviços financeiros, como conta bancária jurídica, máquina de cartão, acesso ao crédito, entre outros.
- Vender e prestar serviços para outras empresas e para o governo.
A maior vantagem nessa modalidade é abrir as portas para oportunidades PJ (pessoa jurídica) muito pedido por empresas para vagas home office hoje em dia e é claro, facilita na hora de declarar o imposto de renda.
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