Índice
2022 chegou trazendo consigo mais um ano para votarmos e determinarmos quais serão nossos representantes políticos pelos próximos 4 anos nas esferas estadual e federal. O voto é obrigatório para as pessoas que tenham idade entre 18 e 70 anos, sendo facultativo para jovens que tenham entre 16 e 18 anos e idosos acima de 70 anos. Mas o importante é que, para votar este ano, é necessário possuir o título de eleitor, que deve ser emitido até o dia 4 de maio.
Para facilitar o processo de emissão do título eleitoral, o TSE disponibiliza a plataforma TítuloNet, através da qual é possível emitir o primeiro título e fazer alterações cadastrais e de domicílio eleitoral. Se você já completou 16 anos, exerça o seu direito ao voto — que representa um ato de democracia imprescindível para definir o futuro do país — tirando o título de eleitor pela internet. Confira agora como tirar o documento completamente de forma gratuita e online!
Como fazer título de eleitor Digital?
- Para começar nosso tutorial, acesse o site TítuloNet, informe em qual estado você mora e depois clique em Próximo:
- Agora você verá uma tela com diversas orientações. Leia atentamente todas elas, lembrando que este processo é um requerimento, ou seja, a emissão do documento ou regularização de dados será analisado e confirmado posteriormente pelo TSE. Depois de ler todo o informativo, clique em Próximo:
- Na próxima etapa você deve informar qual a situação do seu título de eleitor. Como o tutorial é direcionado para os que não têm o documento e querem fazer a primeira via, no campo “Título de eleitor” selecione a terceira opção, “NÃO TENHO“. Então preencha o restante dos dados solicitados:
- Na próxima tela você terá uma série de espaços a serem preenchidos, todos eles solicitando informações pessoais — inclusive se você possui nome social e gostaria de incluí-lo. Logo abaixo será onde você anexará os documentos solicitados:
- Ao final da página você encontrará um espaço onde devem ser anexados diversos documentos para prosseguir com a solicitação do primeiro título de eleitor. Neste caso há oito campos para envio de documentos e os quatro primeiros são obrigatórios, sendo eles: uma foto segurando um documento oficial com foto, uma foto da parte da frente deste mesmo documento, uma foto do verso deste documento e uma foto de um comprovante de residência — ou seja, qualquer conta que possua o endereço de onde você mora.
No próprio site há uma mensagem destacada onde diz que, para cidadãos homens com idade entre 18 e 45 anos, há a obrigatoriedade de enviar o certificado de Quitação do Serviço Militar, então além dos 4 primeiros, este é outro documento obrigatório.
- Dica importante no momento de tirar as fotos para serem enviadas ao site: sempre faça capturas bem claras e discerníveis, seja da sua foto quanto a dos documentos. Como haverá uma análise, é necessário que as imagens estejam boas para que você não seja barrado e tenha alguma dor de cabeça para finalizar o processo.
- Depois de preencher todos os espaços solicitados e enviar a documentação necessária, clique em Próximo e siga o restante das orientações para enviar o seu requerimento. Agora basta acompanhar o andamento da sua solicitação para confirmar se foi concluído ou se houve algum tipo de erro que precisa ser ajustado. Para tal, acesse a parte Acompanhar Requerimento, também pelo site do TítuloNet.
Aplicativo e-Título
Depois que você enviar sua solicitação e for aprovada, você já terá o seu documento de forma online. Agora baixe e instale o aplicativo e-Título — disponível gratuitamente para Android e iOS — pelo qual você poderá votar este ano. Se você tem a versão do documento em papel, também pode baixar o aplicativo, inserir seus dados e utilizá-lo, ao invés do documento físico. No aplicativo você tem acesso à versão digital do seu título de eleitor, pode conferir onde é a sua zona eleitoral, ver notificações a respeito da sua situação eleitoral e verificar outras informações como débitos eleitorais e etc.
Eleições 2022
Com agendamento confirmado para 2 de outubro para o primeiro turno e 30 de outubro para o segundo turno — caso necessário –, as eleições deste ano, assim como de qualquer outro, são cruciais e definirão os próximos anos do nosso país. Entre os cargos eletivos estão o presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
Geralmente as eleições são finalizadas no primeiro turno, mas caso alguma localidade com 200 mil eleitores ou mais não consigam eleger algum candidato com metade dos votos mais um, será necessário fazer uma disputa entre os dois candidatos que mais obtiveram votos.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral os votos nulos e brancos não possuem qualquer tipo de peso para a eleição vigente, sendo eles opções de manifestação dos cidadãos conforme sua insatisfação com os elegíveis. Para que um candidato seja considerado vencedor serão contados exclusivamente os votos feitos diretamente para ele. Apesar das diferenças técnicas de votar em branco ou nulo, ambas as opções expressam neutralidade ao cidadão, que preferiu não se posicionar sobre a eleição daquele(s) cargo(s).
Bora votar
Desde o início de setembro de 2021, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) promove a campanha Bora Votar!, que incentiva o alistamento e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, que, mesmo não sendo obrigados a votar, podem escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.
Veja também:
Na verdade você quer transferir o título de eleitor? Saiba como o fazer também de forma completamente online!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.