Índice
Apesar de muitos países oferecerem diversos pontos de Wi-Fi gratuitos, nada como ter um plano de dados para não ficar sem internet móvel no exterior. Nem sempre você conseguirá mandar mensagens, postar fotos e vídeos na velocidade que deseja e para não deixar de compartilhar os bons momentos e até resolver demandas de trabalho, um chip virtual se faz mais do que necessário. E uma forma de fazer isso é por meio da contração de uma empresa que oferece eSIMs, com a instalação acontecendo completamente de forma virtual e sem a necessidade de retirada do chip que você usa no dia a dia. Confira todas as informações sobre isso agora mesmo.
O que é um eSIM?
De uma forma resumida, um eSIM é um chip eletrônico que funciona como um item adicional e no mesmo aparelho que tem um chip tradicional na bandeja destinada apenas para isso. Apesar de ter ficado mais famoso nos últimos anos, a tecnologia surgiu em 2016, com o lançamento do Samsung Gear S2. Atualmente, os eSIMs podem ser utilizados em smartphones e relógios inteligentes e uma pessoa pode contar com até 3 linhas (duas tradicionais de chips físicos e mais uma virtual por meio do eSIM).
O ano de 2022 foi responsável por impulsionar o uso de eSIM devido à Apple, com o lançamento do iPhone 14, não colocar mais a bandeja para o chip físico em seus smartphones. Isso obrigou que todas as pessoas que comprasse um dos modelos da nova linha da empresa de Cupertino fizessem o uso de um eSIM.
Brasileiros que importaram iPhone dos EUA antes do lançamento oficial no Brasil tiveram problemas com operadoras que operam em terras tupiniquins. Ainda assim, para que você não fique sem internet móvel no exterior, usar um eSIM é a melhor opção. Quando voltar de viagem, basta desativá-lo e usar seu plano comum.
Benefícios de ter um chip virtual
O principal ponto positivo é a velocidade em que tudo pode ser feito. Empresas como a Holafly realizam o envio do QR code de ativação do eSIM assim que a compra é realizada e em alguns minutos, você pode facilmente ter internet para continuar conectado em países de todo o mundo.
Também vale lembrar que os preços não são tão altos como muitas pessoas imaginam e tudo varia de acordo com a quantidade de dias e internet que você precisa durante um período de tempo. Outro ponto importante é que o chip físico que usa no Brasil não precisa ser removido assim que o eSIM for ativado.
Imagine o que aconteceria se você precisa usar um aplicativo específico para o país que está visitando e não ter internet para o download e navegação? É por isso que fazer a contratação de uma empresa é a melhor coisa a se fazer: como tudo é feito de forma virtual, você recebe o QR Code após a compra ser aprovada no site e a ativação pode ser feito de onde quer que esteja.
Outra situação que pode ser evitada é ter que esperar as lojas de SIM físicos abrirem para que você compre um novo chip e volte a ser conectado por meio de internet no exterior. Lembre-se: quanto mais adiantar os fatores para sua viagem, mais você aproveitará o destino que tanto esperou para conhecer.
Roaming internacional x eSIM x SIM internacional
Operadoras que atuam no Brasil até oferecem planos que permitem que seus clientes fiquem conectados em viagens para outros países, mas como dissemos em nossa matéria sobre roaming internacional, muitas vezes pode ser necessário assinar um plano caro demais para ter internet em apenas alguns dias de viagem. Além disso, o eSIM destas operadoras têm um alto custo e nem todas as empresas possuem aptidão para oferecer esta tecnologia como deveria.
Fazer o uso de um eSIM é a certeza de que você usará a melhor opção para ter internet móvel no exterior e a Holafly, por exemplo, oferece suporte para pessoas que viajam para mais de 160 destinos (em 48 deles, o plano de dados é ilimitado) de todo o mundo e diversos smartphones podem ter os chips virtuais instalados. Veja a tabela abaixo:
Android | iOS | Outros dispositivos |
Galaxy S20; Galaxy S20+; Galaxy S20 Ultra; Galaxy S21; Galaxy S21+ 5G; Galaxy S21+ Ultra 5G; Galaxy S22; Galaxy S22+; Galaxy Note 20; Galaxy Note 20 Ultra 5G; Galaxy Z Fold (2019); Galaxy Z Fold2 5G; Galaxy Z Fold3 5G; Samsung Galaxy Z Fold4 Samsung Galaxy Z Flip4 Samsung Watch (app Samsung Wearable) Galaxy Z Flip; Google Pixel 2; Google Pixel 2 XL; Google Pixel 3; Google Pixel 3 XL; Google Pixel 3A; Google Pixel 3A XL; Google Pixel 4; Google Pixel 4A; Google Pixel 4 XL; Google Pixel 5; Google Pixel 6; Google Pixel 6 Pro; Google Pixel 7; Google Pixel 7 Pro; Huawei P40; Huawei P40+; Huawei P50 Pro; Huawei Mate 40 Pro; Motorola Razr 2019; Motorola Razr 5G; Oppo Find X3 Pro; Oppo Reno 5A; Oppo Find X5; Oppo Find X5 Pro. | iPhone XR; iPhone XS; iPhone XS Max; iPhone 11; iPhone 11 Pro; iPhone SE 2; iPhone 12 Min; iPhone 12; iPhone 12 Pro; iPhone 12 Pro Max; iPhone 13 Mini; iPhone 13; iPhone 13 Pro; iPhone 13 Pro Max; iPhone 14; iPhone 14 Pro; iPhone 14 Plus; iPhone 14 Pro Max; Apple Watch Series 3; Apple Watch Series 4; Apple Watch Series 5; Apple Watch Series 6; Apple Watch Series 7; Apple Watch SE; iPhone SE 3. | Nuu Móvil X5; Gemini PDA; Rakuten Mini; Sony Xperia 10 III Lite; Sony Xperia 10 IV; Sony Xperia 1 IV; Rakuten Big-S; Rakuten Big; Rakuten Mini; Rakuten Hand 5G; Rakuten Hand; Honor Magic 4 Pro; Xiaomi 12T Pro; Sharp AQUOS sense6s; Sharp AQUOS wish; Oppo Find X3 Pro; Oppo Reno 5 A; Oppo Find X5; Oppo Find X5 Pro; DOOGEE V30. |
Já sobre a compra de um SIM internacional de uma operadora local, pode ser necessário fazer a compra em dólar e ao mesmo tempo, você também pode acabar ficando sem internet móvel no exterior quando o plano limitado acabar. Muitas empresas oferecem opções para até um mês, mas isso pode acabar saindo caro demais e optar por um chip virtual pode evitar gastos adicionais.
Optando pela Holafly para ter internet móvel no exterior
Boa parte das empresas que fazem a venda de eSIMs exigem que seus clientes apresentem passaporte para que a compra seja concluída, mas este não é o caso da Holafly. Tudo o que você precisa fazer é escolher um dos planos de acordo com o local do mundo que for viajar e fazer o pagamento logo em seguida.
Assim que tudo for aprovado, você receberá um QR Code via e-mail para que o chip seja instalado em seu smartphone e concluir o processo de aprovação em alguns minutos. E pronto, você terá um plano de internet móvel no exterior para usar de acordo com o tempo que for necessário.
A contratação pode ser feita diretamente no site da Holafly e todo o processo de compra é completamente online, mas caso tenha alguma dúvida, é possível entrar em contato com o time de atendimento via WhatsApp.
Tem alguma dúvida sobre o uso de eSIMs? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Aprenda a como testar a velocidade da sua internet com o Speed Check.