Índice
- Como identificar ligações de telemarketing?
- Não Me Perturbe da ANATEL
- Abrindo uma reclamação contra empresa no PROCON
- Acre (PROCON-AC)
- Alagoas (PROCON-AL)
- Amapá (PROCON-AP)
- Amazonas (PROCON-AM)
- Bahia (PROCON-BA)
- Ceará (PROCON-CE)
- Distrito Federal (PROCON-DF)
- Espírito Santo (PROCON-ES)
- Goiás (PROCON-GO)
- Maranhão (PROCON-MA)
- Mato Grosso (PROCON-MT)
- Mato Grosso do Sul (PROCON-MS)
- Minas Gerais (PROCON-MG)
- Pará (PROCON-PA)
- Paraíba (PROCON-PB)
- Paraná (PROCON-PR)
- Pernambuco (PROCON-PE)
- Piauí (PROCON-PI)
- Rio de Janeiro (PROCON-RJ)
- Rio Grande do Norte (PROCON-RN)
- Rio Grande do Sul (PROCON-RS)
- Rondônia (PROCON-RO)
- Roraima (PROCON-RR)
- Santa Catarina (PROCON-SC)
- São Paulo (PROCON-SP)
- Sergipe (PROCON-SE)
- Tocantins (PROCON-TO)
- Bloqueio de ligações e SPAM direto no celular
- Apps de bloqueio para o Android e iPhones
Você recebe mensagens spam ou ligações indesejadas? Então esse tutorial sobre como bloquear ligações de telemarketing é pra você. Hoje em dia, é possível se cadastrar nos programas Não Me Perturbe da ANATEL e Não Me Ligue do PROCON, para impedir que empresas entrem em contato para oferecer produtos e serviços. Você também pode ativar recursos dos próprios sistemas Android e iOS (iPhone) contra essas práticas abusivas. Veja cada uma dessas opções abaixo:
Como identificar ligações de telemarketing?
Fique atento ao prefixo 0303 na ligação: desde 2022, o governo e a Anatel determinaram que todas as ligações de telemarketing devem obrigatoriamente usar o prefixo 0303 antes do número da chamada. Essa medida foi implementada devido ao grande número de reclamações dos usuários de celulares e telefones fixos. Por isso, caso uma chamada não identificada comece com esse prefixo, você pode se recusar a atendê-la.
Não Me Perturbe da ANATEL
O portal Não Me Perturbe da ANATEL é uma lista nacional destinada a consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing de empresas dos setores de telecomunicações e instituições financeiras. Após o cadastro, em até 30 dias, o consumidor deixará de receber chamadas e mensagens de empresas com promoções e produtos como:
- Serviços de telecomunicações: telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura das prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.
- Produtos financeiros: empréstimo consignado e cartão de crédito consignado das instituições financeiras Agibank, BMG, BRB, BV, Banco Alfa, Banco C6 Consignado, Banco Master, Banco do Brasil, Bancoob, Banpará, Banrisul, Bradesco, Bradesco Financiamentos, CCB Brasil, CCB Brasil Financeira, Caixa, Cetelem, Daycoval, Digio, Facta Financeira, Financeira Alfa, Inter, Itaú Consignado, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil Financeira, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander / Olé, Sicredi e Zema Financeira.
- Exceção: chamadas que não estejam relacionadas à oferta de produtos e serviços (telemarketing ativo) não são abrangidas pela plataforma. Isso inclui ligações para confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade, com ou sem oferta de refinanciamento.
Até agosto de 2022, mais de 5,7 milhões de usuários já haviam se cadastrado na plataforma, e mais de 5,6 milhões de números de telefones foram incluídos para bloqueio. O acesso ao Não Me Perturbe também pode ser feito por aplicativos Android e no iOS (iPhones).
A plataforma também oferece um formulário de contato, indicado como opção Reclamação no menu do site, para que o consumidor possa notificar sobre empresas que não estejam respeitando o bloqueio. Respostas às reclamações serão atendidas em até cinco dias úteis.
Veja como se cadastrar no Não Me Pertube:
Passo 1: Acesse o site Não Me Perturbe e logo na página principal, clique em Quero me cadastrar;
Passo 2: Na tela seguinte inclua os dados solicitados: nome, sobrenome e CPF. Ao finalizar, clique em Prosseguir;
Passo 3: Na tela seguinte inclua como você gostaria de confirmar a sua conta: via e-mail, celular ou telefone fixo. Após escolher o meio de confirmação, clique em Prosseguir;
Passo 4: Agora será necessário criar uma senha. De acordo com a plataforma, os requisitos mínimos da senha são: 8 caracteres contendo: 1 maiúsculo, 1 minúsculo, 1 número e 1 caractere especial. Ao criar a senha, selecione a caixa de “Não sou um robô” e depois em Prosseguir;
Prontinho! Agora o bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação. Para consultar sua solicitação ou realizar o desbloqueio, basta acessar a plataforma com o seu login e senha.
Abrindo uma reclamação contra empresa no PROCON
O PROCON também conta com sua própria plataforma para bloqueio de ligações e mensagens indesejadas. Mas o órgão é estadual, sendo que alguns deles oferecem um sistema de cadastro para bloqueio de ligações e outros apenas indicam dados de contato para abertura de reclamações contra empresas.
Por exemplo, no estado de São Paulo a plataforma do PROCON para evitar ligações é o Não Me Ligue, enquanto no Rio de Janeiro é o Carioca Digital. Na maioria dos casos as plataformas se comportam de maneira semelhante: você fará um cadastro oferecendo dados pessoais básicos como nome completo, CPF, e-mail e o número do telefone que quer registrar o bloqueio de ligações.
Confira a lista completa:
Acre (PROCON-AC)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Acre
Alagoas (PROCON-AL)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Alagoas
Amapá (PROCON-AP)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Amapá
Amazonas (PROCON-AM)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Amazonas
Bahia (PROCON-BA)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Bahia
Ceará (PROCON-CE)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Lista Antimarketing
- Contato ou plataforma para reclamações: Site do Sindec
Distrito Federal (PROCON-DF)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Formulário no PROCON-DF ou pessoalmente, mediante preenchimento de formulário próprio nos postos do PROCON-DF e do Na Hora
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Distrito Federal
Espírito Santo (PROCON-ES)
- Cadastro para bloqueio de ligações: PROCON-ES Bloqueio de Telemarketing
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Espírito Santo
Goiás (PROCON-GO)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Goiás
Maranhão (PROCON-MA)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: Agendamento no site PROCON Maranhão
Mato Grosso (PROCON-MT)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Mato Grosso
Mato Grosso do Sul (PROCON-MS)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Site governamental Bloqtel
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Mato Grosso do Sul
Minas Gerais (PROCON-MG)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Sistema de Bloqueio de Telemarketing
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Minas Gerais
Pará (PROCON-PA)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Pará
Paraíba (PROCON-PB)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não Perturbe PB
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Paraíba
Paraná (PROCON-PR)
- Cadastro para bloqueio de ligações: PROCON-PR Bloqueio de Telemarketing
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Paraná
Pernambuco (PROCON-PE)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Pernambuco
Piauí (PROCON-PI)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não Me Ligue
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Piauí
Rio de Janeiro (PROCON-RJ)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Bloqueio de Ligações de Telemarketing
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte (PROCON-RN)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Bloqueio de Telemarketing
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul (PROCON-RS)
- Cadastro para bloqueio de ligações: PROCON-RS Bloqueio de Telemarketing
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Rio Grande do Sul
Rondônia (PROCON-RO)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Rondônia
Roraima (PROCON-RR)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Roraima
Santa Catarina (PROCON-SC)
- Cadastro para bloqueio de ligações: PROCON-SC Bloqueio de Telemarketing
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Santa Catarina
São Paulo (PROCON-SP)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Plataforma Não Me Ligue
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON São Paulo
Sergipe (PROCON-SE)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Não possui. Sugerimos o Não Me Perturbe
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Sergipe
Tocantins (PROCON-TO)
- Cadastro para bloqueio de ligações: Bloqueio de Ligações de Telemarketing
- Contato ou plataforma para reclamações: PROCON Tocantins
Bloqueio de ligações e SPAM direto no celular
A seguir mostraremos como bloquear ligações nos smartphones Android e iOS (iPhone) com recursos do próprio aparelho, ou seja, sem a necessidade de baixar aplicativos de terceiros. Olha só como é fácil:
No Android
Passo 1: Abra o aplicativo Telefone;
Passo 2: Identifique o número que quer bloquear e clique no símbolo de “i”;
Passo 3: Uma série de opções aparecerá. Selecione a opção “Bloquear número“;
Passo 4: Pronto! Aparecerá uma mensagem na parte inferior confirmando que aquele número foi bloqueado, impossibilitando assim que ele ligue para você novamente.
Em smartphones Galaxy da Samsung
Além da possibilidade de bloquear números indesejados citada acima, em celulares Samsung há também uma função especial chamada Proteção ID de chamada e spam. Com ela ativada, o aparelho indentificará números conhecidos de SPAM, usando uma base de dados online, e fará o boqueio automático. Veja como ativar:
Passo 1: Abra o app Telefone, vá em Contatos, na parte superior direita e clique no botão com três pontinhos;
Passo 2: Uma série de opções aparecerá. Escolha a última opção, Configurações.
Passo 3: Na próxima tela escolha a opção Proteção ID de chamada e spam;
Passo 4: Agora acione o primeiro botão para ativar a opção de bloqueio;
Passo 5: E para finalizar também ative o segundo botão, em Bloquear chamadas de spam e scam. Agora fica a seu critério: bloqueie qualquer spam ou scam optando pela primeira opção, ou apenas chamadas scam de alto risco, na segunda opção.
Em iPhones
Passo 1: Abra o aplicativo Telefone;
Passo 2: Procure o número que gostaria de bloquear e clique no símbolo de “i” que fica do lado direito;
Passo 3: Uma série de opções aparecerão, então escolha a última, “Bloquear Chamador“;
Passo 4: Aparecerá uma opção para confirmar o bloqueio, então selecione “Bloquear Contato“. Agora este contato permanecerá bloqueado até que você o desbloqueie.
Apps de bloqueio para o Android e iPhones
Além de bloquear números que fazem ligações indesejadas através da própria opção no seu smartphone, você também pode contar com aplicativos que podem oferecer alternativas ainda mais abrangentes na realização deste bloqueio. Confira:
Sync.ME
Começando pelo Sync.ME, este é um aplicativo de gerenciamento de contatos com recursos avançados de identificação de chamadas e bloqueio de spam. Ele consegue identificar chamadas de números desconhecidos, fornecendo informações sobre os chamadores para ajudar os usuários a evitar chamadas indesejadas e golpes, e tem opção de bloquear números de spam conhecidos, aumentando a segurança contra ligações indesejadas.
O Sync.ME está disponíveis para Android e iOS (iPhone).
Truecaller
Truecaller é um aplicativo popularmente utilizado na identificação de chamadas telefônicas e mensagens SMS com SPAM. Ele oferece diversas funcionalidades que ajudam os usuários a identificar chamadas desconhecidas, evitar contatos de telemarkeing e manter a agenda organizada. O app se utiliza de uma base de dados online e colaborativa para atualizar a lista de números de telemarketing identificados.
O Truecaller está disponíveis para Android e iOS (iPhone).
Whoscall
O Whoscall se destaca por sua capacidade de identificar chamadas de números desconhecidos em tempo real. Utilizando uma extensa base de dados de números de telefone, o aplicativo exibe informações sobre quem está ligando, permitindo aos usuários decidir se desejam atender ou não.
Ele pode detectar e alertar sobre mensagens de texto suspeitas ou indesejadas, fornecendo uma camada adicional de segurança contra fraudes por SMS. O aplicativo também oferece recursos para atualização e sincronização de contatos, garantindo que as informações estejam sempre atualizadas.
O Whoscall está disponíveis para Android e iOS (iPhone).
E com isso, a gente chega ao final desse tutorial. Conte pra gente nos comentários o que você achou das dicas e aproveite para indicar suas próprias recomendações aqui. Os leitores agradecem.
Veja também:
Como gravar ligações no iPhone.
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