Índice
Existem muitos motivos para procurar tweets apagados: seja porque você apagou algo por engano e gostaria de recuperar, algo que postou há um tempo e gostaria de ver novamente ou até mesmo para procurar algo que uma outra conta postou e apagou. Neste texto de hoje, vamos falar de algumas formas diferentes de recuperar tweets.
Baixando dados do Twitter
Uma das formas para se recuperar posts do Twitter é através do próprio site oficial da rede social, em que é possível baixar todos os dados da sua conta, caso você esteja logado nela.
- Clique no botão “Mais” e em seguida em “Configurações e privacidade“;
- Após carregar a tela de configurações, clique em “Faça download de um arquivo com seus dados“, como destacado na imagem abaixo;
- Quando você clicar nesta opção, o site vai pedir para que você confirme que é realmente você que está solicitando esses dados enviando um código de confirmação para o seu email ou então para o celular cadastrado. Selecione uma das duas opções e então insira o código numérico que foi enviado;
- Uma nova página será carregada e então clique na opção “Solicitar arquivo” e então aparecerá uma notificação avisando que o arquivo foi solicitado será enviado;
- O Twitter vai enviar um e-mail e uma notificação no aplicativo avisando que os dados solicitados estão disponíveis, você acessar de qualquer uma das formas;
- Você será redirecionado para a página de download de dados e clique no botão “Baixar arquivo“, será carregada uma nova tela e confirme o download clicando em “Baixar arquivo” novamente;
- Após o fim do download, extraia os arquivos compactados e abra a pasta que aparecerá. Abra o arquivo “Your archive.html“, uma versão offline do twitter com todos os dados da sua conta.
- Ao clicar em “Tweets“, você verá todos os tweets da sua conta, sendo possível buscar por datas específicas e outros filtros.
Este método é o que vai ser capaz de trazer mais tweets antigos e apagados, além de apresentá-los de uma forma mais fácil de serem acessados e filtrados, porém é a que demanda mais tempo, já que o Twitter pode demorar até 24h para enviar o arquivo para download.
Recuperar tweets através do TweetDownload
Outra opção para recuperar tweets apagados e tweets antigos da sua própria conta, é o TweetDownload. Este site precisa acessar os dados da sua conta e será necessário você autorizar isso.
- Entre no TweetDownload;
- Clique em “Sign in with Twitter“, como destacado na imagem abaixo;
- Após autorizar o aplicativo a acessar seus dados, você será redirecionado para a tela abaixo, utilize a opção “My tweets” para baixar os tweets da sua conta para o seu computador.
- Após os seus tweets serem carregados, o site te mostra uma tabela com seus posts do Twitter dando a opção de baixá-los como um arquivo html, csv (planilha) ou texto.
Recuperar tweets apagados usando Internet Archive
O Wayback Machine – Internet Archive é um dos sites que mantém versões antigas de outros sites, sendo uma grande forma de encontrar páginas da internet que não estão mais online, e tornando possível recuperar informações que estavam perdidas. Através dele, também é possível ver versões antigas do seu Twitter ou até mesmo de outros usuários, diferentemente dos outros métodos que apresentamos.
- Entre no Internet Archive e coloque a URL da sua página do twitter no campo de busca e aperte enter;
- A página então irá carregar todas as versões anteriores salvas e um calendário da data em que foi salvo no arquivo. Você pode clicar na parte destacada na imagem ou então ir nas datas com links nos calendários.
- Você será redirecionado para a versão do Twitter da data salva no Archive.org e poderá navegar para visualizar seus posts, como mostra na imagem abaixo.
Este método é interessante porque é possível ver versões antigas do próprio Twitter enquanto vê seus posts antigos, mas também é a menos confiável porque depende que o site tenha sido armazenado no Archive.org e também só traz os tweets feitos até aquela data.
Veja também
As últimas notícias sobre a pausa na compra do Twitter pelo Elon Musk e os 20 melhores bots da rede social.