Deletar um arquivo por acidente ou, então, precisar daquele documento que você tinha no HD que ficou corrompido ou foi formatado pode ser desesperador. Mas, calma, existe um programa que pode recuperar dados facilmente. Estamos falando do Disk Drill.
A primeira dica para que você ainda tenha chance de recuperar os arquivos é: não delete mais nada. Para poupar alguns ciclos de processamento, o sistema operacional normalmente não se preocupa realmente em apagar os arquivos movidos para a Lixeira. Na maioria dos casos, o espaço ocupado pelos arquivos é apenas disponibilizado, possibilitando assim que novos dados sejam armazenados no lugar dos apagados.
Esta é uma boa notícia, pois isso quer dizer que o que a gente precisa ainda está lá. Por isso, é preciso agir rápido. O Disk Drill consegue utilizar vários algoritmos disponíveis para recuperar até 100 MB na versão grátis.
Como recuperar
Para recuperar os arquivos com o Disk Drill basta acessar o programa e clicar no botão Recover (Recuperar, em tradução livre). Utilizando as opções avançadas é possível filtrar ainda mais a pesquisa. O aplicativo não verifica apenas um local específico onde você acha que os dados apagados podem estar. Isso ocorre porque o programa verifica se os arquivos estão fragmentados através do sistema de arquivos ou, ainda, porque o sistema operacional pode não estar mais acessível ou mesmo corrompido.
Então, o programa irá realizar uma verificação completa do disco rígido. Ao terminar, o Disk Drill irá apresentar uma lista enorme de itens recuperáveis. No final da pesquisa, serão apresentados diversos arquivos desconhecidos que podem estar na lista.
Agora, utilize os filtros para saber se os dados do seu disco rígido podem ser recuperados.
Recuperando
Após encontrar os dados apagados e ter certeza de que eles são recuperáveis, recuperar os dados exigirá apenas mais alguns cliques. Basta escolher onde salvar os dados que serão recuperados e prosseguir com a recuperação do disco rígido. Pronto! Agora, basta acessar o local onde você salvou os arquivos e acessar e pegar tudo o que você perdeu.
Escaneamento profundo
Caso você não encontre os arquivos na pesquisa tradicional, então é preciso utilizar o Deep Scan, ou Escaneamento profundo, em tradução literal. Esta função lê o HD byte por byte e reconstrói os tipos de arquivos armazenados no banco de dados do Disk Drill. Lembre-se, o Deep Scan leva bem mais tempo para ser concluído, mas é a solução ideal para encontrar arquivos escondidos.
O Disk Drill conta com uma versão gratuita que pode recuperar até 100 MB de dados, mas possui também versões pagas que trazem mais funções. Para saber de todos os detalhes, basta acessar a página do Disk Drill e ver os recursos que as demais funções trazem.