Índice
Ainda que os updates do iOS visem a manutenção ou melhoria do desempenho dos smartphones da Apple, é possível afirmar que performance não é o foco principal dessas atualizações. No entanto, o iOS 12 chega para mudar tudo isso.
Com a Maçã confirmando logo de cara sua a preocupação em trazer a nova versão do iOS para o maior número de dispositivos possível, logo surgiu a dúvida: o que a empresa fez para alcançar isso?
iOS 12 chegará para quase todo mundo
Como já foi dito aqui no Showmetech, a atualização do sistema que roda em iPhones e iPads chegará para todo mundo que teve acesso ao iOS 11. Essa informação só é relevante quando você percebe que, com isso, 81% dos aparelhos vendidos pela Apple permanecerão atualizados – contra apenas 6% no lado Android da força.
Mas então, o que eu ganho ao atualizar meu iPhone para o iOS 12? Segundo a Apple, muita performance em praticamente tudo:
- Aplicativos abrirão até 40% mais rápido;
- Teclado abre até 50% mais rápido;
- Câmera abre até 70% mais rápido.
Claro, esses números irão variar de acordo com a versão do aparelho. Ou seja, o ganho de desempenho apresentado em um iPhone 5S, de 2013, não será o mesmo encontrado em um iPhone X, lançado no ano passado.
Apple otimiza seus chipsets para qualquer coisa
Tudo isso só foi possível graças a um profundo trabalho de otimização realizado pela empresa. Mais uma vez, temos a prova de que construir um SO com apenas um ou dois tipos de dispositivos em mente faz muito bem para o consumidor.
Outro ponto-chave do iOS 12 é a maneira como a CPU (ou processador) é tratada. Aqui, a Apple consegue extrair, com precisão, o poder necessário para executar cada uma das tarefas realizadas num iPhone ou iPad.
Na WWDC18, a empresa afirmou que o processador atingirá picos de velocidade de maneira mais eficiente. Diferente do que acontece em versões anteriores do sistema, no iOS 12, a CPU tentará realizar algo como o que você vê na imagem a seguir:
Essa solução fará com que, acima de tudo, seu iPhone ou iPad não engasgue em certas ocasiões. Apesar de incrível, essa não é a única novidade trazida pela Apple, que quer tornar até uma simples ação como o arrastar de uma tela, mais responsiva.
No quesito memória, também teremos melhorias. Antes, era bastante recorrente o caso em que o usuário abria um app e, ao partir para um segundo, o primeiro não estava mais lá, pronto para ser usado sem nenhum tipo de carregamento.
Agora, com o iOS 12 e novos recursos como o Automatic Backing Stores, os aplicativos demandarão menos memória durante a navegação multi-janelas. Coisa que todo mundo costuma realizar em um iPhone.
Caso queira saber tudo sobre a parte não-técnica da nova versão do sistema, falamos sobre os novos recursos do iOS 12 que você com toda a certeza irá notar ao atualizar seu aparelho. Vale lembrar também que a Apple não divulgou uma data exata para a liberação do update. No entanto, já é possível baixar o beta público do iOS 12, que deve sair entre os meses de setembro e dezembro.
Fonte: iMore.
Leia também
WWDC18: Confira o resumo de tudo o que rolou no evento da Apple
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.