Aplicativo lançado neste mês pela Meta, dona do WhatsApp, Facebook e Instagram, o Threads é um dos principais rivais do Twitter. Embora esteja em alta no momento, crescendo sua base de alguns milhões de usuários, a rede social ainda não é tão acessível para quem usa computador. Aqui, você vai entender como usar o Threads no PC. Veja mais:
O que é o Threads? Veja as novidades da nova rede social
Quinta-feira, 6 de julho de 2023: a data marca o momento em que o aplicativo rival do Twitter foi lançado. Anúncios anteriores sobre o Threads davam conta de que a nova rede social iria ser similar à rede de microblog, já que ela também funciona por texto, com funções semelhantes ao Twitter: você pode curtir, republicar e comentar qualquer post feito no Threads, exatamente como você fazia ao tuitar na outra rede.
Por ter uma similaridade tão grande, a nova rede social da Meta já foi alvo de uma ameaça de processo. Já no início deste mês, o advogado de Elon Musk, que já foi chief executive officer (CEO) do Twitter, resolveu enviar uma carta ao líder da Meta, Mark Zuckerberg, listando irregularidades — incluindo o uso de segredos comerciais. No entanto, ao que parece o processo ainda não teve um desdobramento forte o suficiente para abalar o crescimento do Threads.
Isso porque a Meta já prepara novidades para usuários do aplicativo no iOS, por exemplo. Além disso, O chefe do Instagram, Adam Mosseri, que também controla o Threads, já anunciou também que a nova rede social vai ter um novo feed. Muitos usuários reclamam que o algoritmo do app recém-lançado está incluindo publicações não relevantes para as pessoas. Assim, Mosseri disse que vai incluir as seguintes mudanças:
- Feed cronológico: posts na hora em que são publicados, de perfis seguidos pelo usuário;
- Edição de publicações: o Threads vai deixar que as pessoas mudem seus posts;
- Tradução: posts vão contar com recurso no aplicativo;
- Diferentes contas: o aplicativo vai ter um recurso para facilitar a alteração de perfil usado no Threads.
Como instalar o Threads no Windows
Infelizmente, o aplicativo da Meta ainda não apresenta a característica multiplataforma que o Twitter tem. Dessa forma, ele acaba ficando muito restrito a sistemas de smartphones, ou seja, ao Android e ao iOS. Mas o XDA Developers avisa que é possível que, em breve, o Threads tenha um aplicativo para Windows. Enquanto esse dia não chega, existe uma forma de baixar o aplicativo no seu desktop e utilizá-lo.
No Showmetech, você vai ver como fazer isso num computador com Windows. Antes, você vai ter que seguir uma série de passos, que envolvem: alterar a região nas configurações do sistema; baixar o aplicativo do Amazon Appstore (que já vem com o Subsistema Windows para Android) e o WSA Sideloader na loja da Microsoft; e, finalmente, baixar e instalar o Threads em .apk. Preparado? Vamos ver como instalar o Threads no seu computador.
Alterando a região no Windows
O começo deste tutorial envolve alterar o país em que você usa o PC, pelas configurações do Windows. Isso vai ser fundamental para dar continuidade à instalação do Threads. Acompanhe:
Passo 1: abra as configurações do Windows usando o atalho do botão com o logo do sistema, junto a tecla “I”. Você também pode abrir as configurações pelo menu do “Iniciar”;
Passo 2: clique na opção de “Hora e Data”, que aparece na lateral esquerda da janela;
Passo 3: escolha a opção de país e região no conjunto dos ajustes disponíveis;
Passo 4: no botão onde há país e região, clique no nome do país para alterar. Uma lista pai aparecer e você deve escolher “Estados Unidos”.
Como instalar o Amazon Appstore e o Subsistema Windows para Android
Agora que você já mudou o país, chegou a hora de baixar o app da Amazon Appstore: ele vai exigir um pouco do seu tempo para ser instalado, mas ele vai ser necessário para que o Threads funcione no seu computador. Um aviso: você vai notar que o tema do sistema vai mudar em algumas das imagens, mas isso não tem a ver com a instalação. Continuando:
Passo 1: abra o Microsoft Store e busque por “Amazon Appstore”. Clique em “Instalar” logo abaixo do ícone do aplicativo;
Passo 2: agora, vão aparecer algumas etapas que descrevem a instalação do aplicativo no seu computador. Basta seguir lendo as instruções;
Passo 3: quando aparecer a segunda etapa da janela de instalação, haverá um aviso sobre o Subsistema Windows para Android: você precisa clicar em “Baixar” para continuar o processo;
Passo 4: pronto! O Amazon Appstore foi instalado. Você pode fechar a janela do programa que vai aparecer, assim que você terminar de seguir tudo o que foi indicado na instalação.
Como instalar o WSA Sideloader
Depois de já ter os outros programas que indicamos até aqui, vamos usar um programa que permite a instalação de qualquer arquivo em APK. Ele permite que você localize o seu arquivo e já abra o Threads de forma direta. Veja:
Passo 1: para continuar, vamos ver antes como instalar o WSA Sideloader, que pode ser encontrado na loja de apps da Microsoft. Ele vai permitir a execução da extensão em APK. Busque por “WSA” na Microsoft Store e baixe o app WSA Sideloader;
Passo 2: quando ele for instalado, você vai precisar abri-lo. É possível encontrar o WSA já no Iniciar, assim que ele é instalado.
Como baixar o APK do Threads no PC
Chegou o momento de conseguir usar o APK do Threads! Para isso, vamos ver um ajuste que deve ser feito no sistema do Windows, para poder baixar a extensão da rede social. Após seguir os passos, você pode instalar e usar o Threads. Vamos lá:
Passo 1: clique em “Iniciar” e procure por “Subsistema Windows para Android”. Na imagem, perceba que ao começar a digitar “Android”, o sistema já localiza o programa
Passo 2: após abrir o subsistema, clique na opção de “Configurações avançadas” e, em seguida, clique no botão à direita da seção de “Modo de desenvolvedor”, para ativá-lo;
Passo 3: quando esses ajustes forem feitos, você pode seguir com a instalação do APK. Acesse a página do APK Mirror, onde há a extensão para o Threads. Recomendamos que você role a página e baixe a versão indicada na imagem (clique no botão “↓”):
Passo 4: na próxima página, que leva você para a versão 291.0.0.31.111 (versão x86_64), você deve clicar em “DOWNLOAD APK”, como está no botão preto indicado na imagem:
Como instalar o Threads com o WSA Sideloader
Agora que você já tem todos os programas instalados, incluindo o WSA Sideloader, chegou a hora de por o APK em execução. Ou seja, vamos ver o arquivo em ação, do subtópico anterior. Acompanhe:
Passo 1: uma janela do aplicativo vai aparecer quando você abrir o WSA, onde há “Choose file to install” (“Escolha o arquivo para instalar”). Esse é o momento de usar o APK do Threads: para fazer isso, procure pelo arquivo clicando em “Browse” (veja a imagem deste passo).
Passo 2: assim que programa aparecer, clique em “Install”. Depois, o Windows vai mostrar janela, em que pergunta sobre a depuração em Android Debug Bridge, ou ADB (ponte de depuração para Android), que serve para que o sistema do seu PC se comunique com aplicações de outros tipos de aparelhos, como smartphones. Você precisa clicar em “Permitir” e clicar “OK”, como indicado nas imagens deste passo.
Passo 3: depois desses ajustes, a instalação do APK segue (uma mensagem será exibida, dizendo “Instalando aplicação, por favor aguarde“). Nesse momento, uma nova janela vai aparecer, assim que a instalação terminar, e você pode clicar em “Open app” para abrir o Threads (confira na segunda imagem deste passo). Pronto! Você confere uma tela que mostra que o Threads foi instalado no computador. Ao fim, o WSA Sideloader mostra o seguinte: “A aplicação foi instalada com sucesso“.
Mostramos, agora, duas imagens do Threads em funcionamento no computador. Ele tem uma interface muito semelhante ao que aparece num smartphone. Veja:
Vale ressaltar que qualquer outro aplicativo para Android pode ser instalado, se você tiver o APK e usar os programas que vimos ao longo desta matéria. Para isso, lembre-se antes de seguir as recomendações com os programas que fazem interface entre o Windows e o sistema Android.
O que você tem achado do Threads? Comente aqui no Showmetech qual a sua opinião sobre a nova rede!
Veja também:
Revisado por Glauco Vital em 20/7/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.