Eles se popularizaram, caíram no gosto do brasileiro e já têm um público bem fiel. Os podcasts tornaram-se ferramentas de entretenimento e informação para milhões de pessoas (e fonte de renda também!). O formato permite que as pessoas conheçam novos temas, ouçam notícias, análises e outras histórias com uma grande comodidade que outras mídias não permitem.
Apesar disso, criar um podcast não é uma tarefa simples. É preciso pensar em todos os detalhes: nome, conteúdos, participantes envolvidos e até os equipamentos necessários para fazer o projeto acontecer. Pensando nisso, separamos um guia completo com diversas dicas para você que está pensando em como iniciar um podcast do zero! Vamos falar sobre o processo de criação, planejamento, gravação, edição e mais!
Planejando e criando
Porquê, para quem e para quê
Uma das primeiras coisas que é preciso ter em mente é definir o porquê você precisa de um podcast e qual é o objetivo final. Você deseja fazê-lo apenas por hobby, pretende se profissionalizar nisso ou já trabalha em alguma corporação e deseja utilizar este tipo de mídia para atingir um novo tipo de público e alavancar a visibilidade da sua empresa?
Outro ponto importante é definir o público que deseja atingir. Se você está vindo do ponto de vista comercial e é, por exemplo, um personal trainer que deseja fazer um podcast de saúde e fitness, seu público-alvo pode ser pessoas interessadas em alimentação saudável, perda de peso, exercício ou musculação.
Na hora de colocar em prática um novo projeto, muitas pessoas criam personas, que nada mais é do que personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico. Mesmo de maneira fictícia, fica muito mais fácil definir se determinada ação iria agradar aquela persona. Basta se perguntar “será que ela gostaria de ouvir sobre isso? Isso é focado no que ele gosta, no que ele está interessado?”. Essa persona é algo para se ter em mente toda vez que você planeja um episódio também.
Nomeando seu podcast
Uma das suas maiores dúvidas pode estar ligada diretamente ao nome do seu futuro podcast. Nesse caso, você poderá ter três possíveis soluções. A primeira delas é um nome inteligente. Você pode pensar em um nome realmente inteligente para o seu programa. Mas lembre-se de que as pessoas precisam encontrá-lo quando estiverem pesquisando informações sobre seu tópico. Se você tiver um nome inteligente/cativante para o seu programa, tente também incorporar uma descrição no título. Não adianta publicar um ótimo conteúdo se ninguém conseguir encontrá-lo.
A segunda opção refere-se a um nome descritivo. Utilizando ainda o exemplo do personal trainer, ele poderia utilizar o nome Fitness Podcast ou FitPodcast, por exemplo. Nesse caso, não resta dúvidas sobre o que o podcast dele aborda. A terceira e última opção é utilizar o seu próprio nome. Honestamente, essa não é a melhor escolha, a menos que você já seja muito conhecido e tenha uma boa audiência.
Uma razão para as pessoas ouvirem
Para que você tenha algum sucesso, é preciso dar motivos para que as pessoas queiram ouvir o seu conteúdo. Seja fornecendo informações de qualidade que, de fato, ajudarão as pessoas, ou realizando uma entrevista realmente divertida com convidados interessantes. O fato é: você precisa ir em busca de um diferencial.
Nesta etapa, a persona criada vai te ajudar e muito a definir o caminho a seguir. Qual será a maneira preferida do seu público-alvo? Será que entrevistas podem ser o melhor caminho? Ou um bate-papo mais descontraído? Obviamente, o tema principal do seu podcast também vai dizer muito sobre como trilhar neste aspecto.
Episódios
Quanto tempo?
Quanto tempo é necessário para passar a mensagem? Se você perguntasse à maioria dos ouvintes de podcast, um episódio “curto” provavelmente teria menos de 15 minutos. E um episódio “longo” provavelmente seria algo com mais de uma hora. Muitos vão acreditar ainda que o tempo médio de um podcast gira em torno de 20 minutos. No entanto, um tempo entre 20 a 45 minutos parece estar dentro do “ponto ideal” para a duração de um episódio.
Mas não se preocupe muito com esses números. Se você tem 50 minutos de conteúdo valioso e relevante, por que reduzir para 20? Ou da mesma forma, se você disse tudo o que tem a dizer em 10 minutos, por que aumentar para 30? Em casos extremos, digamos que você faz uma entrevista e é uma conversa fantástica do início ao fim, mas dura 2 horas. Você sempre pode cortá-lo ao meio e criar dois episódios individuais, por exemplo.
Com que frequência?
“Com que frequência devo lançar novos episódios?” A resposta para essa pergunta é: o melhor horário é, normalmente, o mais frequente que você consegue cumprir. Então, se você só pode gerenciar uma vez por mês, tudo bem. Se você conseguir administrar a cada 2 semanas, melhor ainda. Se você pode gerenciar semanalmente, isso é ótimo.
Você ainda pode ter um grande impacto com um programa quinzenal ou mensal, mas as pessoas geralmente planejam suas vidas em torno do dia da semana em que seus programas favoritos são lançados.
Escolhendo um bom título
Assim como escolher um nome para o seu podcast, é importante escolher títulos bons, pesquisáveis e descritivos para seus episódios. O maior erro quando se trata de nomear seus episódios é dar a eles títulos chatos e indescritíveis como “Episódio 1”, “Episódio 2” e assim por diante. Ninguém vai saber o que esperar se ouvir. Você precisa dar a sua audiência um motivo para clicar em um de seus episódios.
Encontramos muitos exemplos bons e ruins de títulos de episódios com programas de entrevistas. Se você tem um convidado, não chame o episódio apenas de “Um bate-papo com Jane Smith”. Se seu ouvinte nunca ouviu falar de Jane, por que eles se importariam? Mas, por acaso, Jane pode ser uma especialista em algo com o qual as pessoas estão realmente dispostas a ouvir, então este seria o episódio perfeito para eles. É seu dever como anfitrião sinalizar isso o máximo possível!
O formato
O formato do episódio vai depender muito do que você planejou e de qual é o tema abordado. Mas podemos ajudar listando os tipos mais comuns de formatos:
- Performance solo: Também conhecido como monólogo, você não precisará depender de ninguém para gravar seus episódios. Por ter apenas você, é possível construir uma boa reputação como autoridade no assunto, além de não precisar dividir os lucros com ninguém. No entanto, ele traz desafios, principalmente se você é um iniciante e não tem experiência. Um dos maiores deles é superar a sensação de que você está ‘falando consigo mesmo’ e perceber que está realmente falando com o ouvinte.
- Espetáculo co-organizado: nesse caso, você dividiria a atenção com amigos ou colegas. Esse formato traz uma ótima maneira de contornar o medo do microfone, já que você não estará sozinho. Alguns podcasts deste estilo entregam uma ótima química entre os apresentadores. Isso pode criar uma experiência fantástica. Um dos desafios, no entanto, é sincronizar a agenda com os outros participantes, além de ter que definir como ficará a questão da renda obtida com os episódios.
- Programa de entrevistas: Fazer um programa de entrevistas lhe dá a oportunidade de conversar com pessoas interessantes, que estarão ali para dividir experiências e histórias legais. Um benefício é o fato dos convidados poderem atrair seus públicos, dando-lhe audiência e maior engajamento. Se feito corretamente, você pode realmente aumentar o público dessa maneira. Por outro lado, entrevistar exige técnica que nem todos possuem de primeira. É preciso entender como fazer uma entrevista bem feita, além de dedicar um tempo para estudar um pouco sobre o seu convidado.
Apesar desses serem os formatos mais populares, existem outros que podem ser o ideal para você, como por exemplo a mesa redonda, onde o anfitrião e vários convidados falam sobre um assunto em específico. Tem também o tipo documentário, no qual um narrador perpassa por uma série de entrevistas, conversas e clipes a fim de formar a história na sua mente. Por fim, temos também o docu-drama, uma mistura entre drama e documentário. Ele busca oferecer aprendizado e informação de uma maneira mais divertida.
É hora de gravar
Equipamentos e acessórios
O mínimo necessário para gravar um podcast é um computador com microfone USB e acesso à internet. Como regra geral, porém, quanto mais limitado e menor custo for sua configuração e equipamento, mais limitada será a qualidade do som e do áudio do seu show. No entanto, não ache que precise gastar rios de dinheiro para ter uma qualidade decente. É possível, com as escolhas certas, gastar pouco e ter bons equipamentos em mãos. O Showmetech, inclusive, já fez um guia de compras com itens como câmeras, microfones, webcams, smartphones e outros eletrônicos que podem te ajudar nesta missão.
Software de gravação e edição
Quando você conecta seu microfone USB ou interface de áudio em seu computador, você precisará de algum software para realmente gravar e editar o áudio. A boa notícia é que existem algumas opções para isso, e uma delas não custa nada.
- Audacity: um aplicativo de edição de áudio gratuito e de boa qualidade. Para a maioria das pessoas, atende a todas as suas necessidades de gravação e edição de áudio.
- Adobe Audition: uma das ferramentas de produção de nível profissional favoritas de boa parte dos usuários. O software é conhecido por ter um ótimo fluxo de trabalho e riqueza em recursos. Ele está disponível através de uma assinatura paga.
- Alitu: The Podcast Maker: este programa traz a experiência de gravação e edição de áudio mais fácil e adaptada para podcasters. Este é um aplicativo da web que grava seu áudio, automatiza a limpeza de áudio e adiciona música e fades. Ele gerará automaticamente uma transcrição do seu episódio e você poderá publicar diretamente na própria hospedagem do Alitu ou em seu provedor de hospedagem. Ele também oferece ótimas ferramentas de edição e construção de episódios.
Ter um bom roteiro é importante
Depois de configurar um microfone e um software de edição de podcast, você está pronto para clicar em ‘Gravar’ – mas o que você dirá? É aí que entra o script. Quando falamos sobre ‘script’, é fácil imaginar um texto que será lido palavra por palavra, soando até mesmo como uma “cola” completa. Essa abordagem pode funcionar, mas é apenas para programas altamente produzidos e editados.
Para começar, se você for escrever um script completo, com cada palavra que for falar, dificilmente terá tempo para fazer outras coisas na sua vida, não é verdade? Além disso, a menos que você tenha praticado muito, o que também irá consumir ainda mais tempo da sua rotina, vai soar como se você estivesse lendo, o que não é nada legal para quem está ouvindo.
Em vez de pensar em um roteiro com todas as falas, pense em separar apenas tópicos e assuntos que você gostaria de abordar e perguntas que ache interessante de serem feitas. É claro que você ainda pode colar informações que sejam úteis e tragam informações ao seu público. Mas não faça mais do que isso. Fale naturalmente, você verá que ficará cada vez melhor nisso com o passar do tempo.
Como falar em um microfone
Esta é, provavelmente, a maior dificuldade de algumas pessoas. Se você já é comunicativo e está acostumado a isso, não terá maior problemas. Mas caso você não tenha esse perfil, é importante começar a desenvolver o quanto antes. Primeiro de tudo: você precisa superar essa sensação de que está falando consigo mesmo. Em vez disso, concentre-se em achar que está conversando com uma pessoa próxima a você. Certamente você já usou esse truque ao apresentar um trabalho na escola, certo?
Ao desenvolver uma maior fluidez ao falar no microfone, muitos problemas irão embora, como o nervosismo, que acaba por atrapalhar ao fazer você falar mais rápido do que o que deveria, por exemplo. Além disso, é possível fazer cursos de oratória que, acreditem, faz toda a diferença também no seu dia a dia. Você pode pesquisar alguns na internet e decidir aquele que melhor se enquadra com o que você quer.
Como gravar chamadas remotas
Se você tem convidados remotos, vai precisar de aplicativos para gravar a conversa. Uma opção popular é o Zoom. O Google Meet também é outra opção interessante, já que, recentemente, ele passou a permitir que pessoas possam gravar chamadas a depender do plano escolhido.
Mas uma opção muito melhor é optar por um gravador de chamadas ‘double-ender’ dedicado. O termo ‘double-ender’ significa que cada participante se grava em seu próprio computador. Isso significa que o áudio não é compactado para ser transmitido online e você não ouve falhas e travamentos que costumam acontecer com plataformas como Skype e Zoom. Duas das melhores ferramentas de gravação de podcast atualmente são o Squadcast e o Riverside.fm.
Edição e produção
Como editar podcast
Normalmente, para editar você pode usar o mesmo software em que grava o seu podcast, o que ajuda a manter as coisas simples e agradáveis. As duas grandes exceções são:
- Se você estiver usando um gravador digital, precisará mover os arquivos para um computador para edição e produção.
- Se você estiver usando o software de gravação remota de chamadas já que a maioria deles não possui recursos de edição e produção.
Com isso dito, aqui estão três opções para editar o seu podcast:
- Audacity: Se você estiver gravando com o Audacity, também poderá fazer toda a sua edição e produção lá. Vale ressaltar que você não pode usá-lo para gravar chamadas remotas – pelo menos não sem um monte de equipamentos extras. Dito isto, o Audacity ainda é decente, e muitos podcasters usam ele.
- Terceirizar a edição: pode levar um pouco de tempo para se sentir confortável usando o Audacity, e tempo é algo que falta a muita gente. Se você está disposto a gastar algum dinheiro para economizar tempo, sempre pode terceirizar sua edição e contratar outra pessoa para fazer isso.
- Alitu: E se você quiser iniciar um podcast, mas nunca usou um software de edição antes? Talvez você esteja preocupado por não ter orçamento para terceirizar sua produção, mas também não tem tempo para aprender tudo. Se for esse o caso, você pode conferir o Alitu, a ferramenta ‘criadora de podcast’, que praticamente cria seu episódio para você. Você pode gravar seus episódios diretamente nele (chamadas remotas ou eps solo) e ele cuidará do processamento, edição e publicação do seu podcast, sem a necessidade de nenhum software de edição de terceiros.
Que tipo de arquivo devo usar para podcast?
O formato mais comum para fazer upload de um episódio de podcast é o MP3. Nem todos os arquivos MP3 são criados iguais, no entanto. A maioria das plataformas de software de edição de podcast pedirá que você tome alguns cuidados ao exportar um episódio. A seguir, confira algumas boas configurações na hora de finalizar a edição do seu podcast.
- Taxa de bits? Escolha 96 kbps para áudio falado
- Taxa de bits constante (CBR) versus variável (VBR)? Escolha CBR
- Mono ou estéreo? Vá mono, a menos que você tenha muita música e efeitos sonoros
- Taxa de amostragem? Opte por 44100Hz
Encontrando música para podcast
Não há regra para dizer que seu programa deve ter música, mas muitos podcasters colocam algumas no início e no final do programa – se não entre segmentos – para adicionar essa camada extra de profissionalismo.
Embora você possa ter visto filmes ou programas de TV com mais de 1 minuto de música de introdução, não copie isso em seu podcast. Eu diria que você não quer ter uma música tocando sozinha por mais de 10 segundos. Se você fizer isso, pode realmente começar a irritar (especialmente para ouvintes compulsivos), e você treinará seu público para começar a apertar o botão de pular.
Muitos sites têm músicas que você pode usar legalmente em seu podcast. Esse tipo de música geralmente será chamado de royalty-free, stock ou library music.Você também pode obter assinaturas que dão acesso a bibliotecas enormes e licenças vitalícias.
Publicação e promoção
Arte da capa do podcast
Ufa! Chegamos a parte final, a de publicar e promover o seu primeiro episódio. Depois de tantas etapas, chegou a hora de pensar na identidade visual do seu podcast! Afinal, assim como os títulos dos episódios, as primeiras impressões são tudo. Ter uma capa atraente que se destaque é vital quando seu programa está entre milhares de outros em aplicativos como Apple Podcasts e Spotify.
O ideal é que a capa do seu podcast tenha 1400 x 1400 pixels, no formato JPG e menos de 500kb de tamanho. Alguns podcasters carregam arquivos PNG robustos de 3000 x 3000 que podem atrapalhar seus feeds, causando problemas mais adiante. Portanto, sempre opte pelos formatos menores. Além disso, o logotipo do seu podcast geralmente será visto como uma miniatura, portanto, não coloque nenhum texto pequeno nele. Na verdade, o único texto deve ser o nome do seu podcast.
Você pode criar uma capa decente gratuitamente no Canva, por exemplo. Eles ainda têm modelos de logotipo de podcast lá. Ou você pode ainda contratar um freelancer em uma plataforma como o Fiverr se quiser que alguém faça isso por você. O benefício de trabalhar com um designer é que ele pode ajudá-lo a destacar a sua marca.
Plataformas de hospedagem de podcasts
Quando se trata de divulgar seu podcast para que todos ouçam, você precisará de uma conta de hospedagem de podcast, às vezes chamada de host de mídia. Os hosts de mídia ou podcast são serviços que armazenam seu áudio e permitem que seus ouvintes ouçam, baixem e assinem seu podcast. Um equívoco comum ao aprender como iniciar um podcast é achar que você deve enviar seu podcast diretamente para lugares como iTunes/Apple Podcasts. Na verdade, não é bem assim que as coisas funcionam.
Enviando para diretórios de podcasts
Depois de criar seu programa no host de mídia de sua escolha, você pode enviá-lo para vários diretórios. Estes são as plataformas de podcast onde os ouvintes podem descobrir, assinar e fazer o download. Qualquer bom host terá um conjunto decente de ferramentas de envio automático ou de envio guiado. Assim, eles facilitam a exibição do seu programa no Apple Podcasts, Spotify, Google Podcasts, Amazon Music e outros populares.
Você precisa ter pelo menos um episódio publicado para enviar seu programa para alguns diretórios. Por isso, é uma boa ideia criar um pequeno teaser, trailer de podcast ou episódio piloto no início de sua jornada de podcaster. Dessa forma, você pode garantir que está sendo listado em todas as plataformas populares enquanto planeja lançar o seu primeiro episódio de fato.
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Fonte: The Podcast Host.
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