Imagens sem direitos autorais destaq pesquisa de foto de gatos no google, com diversas imagens, com várias raças do animal em muitas posições

Como achar imagens sem direitos autorais no Google

Avatar de jefferson tafarel
Ver imagens sem direitos autorais na internet requer seguir passos simples e rápidos. Veja aqui como fazer:

Seja para ilustrar um a publicação na internet, ou para colocar uma mídia numa apresentação para uma reunião, ou em outra situação, você já deve ter procurado imagens sem direitos autorais. Usando como método principal para buscas na web, em geral, o Google deixa você pesquisar por esse tipo de imagem sem problemas, já que o Creative Commons reduz riscos de violação de direitos. Quer saber como fazer isso? Continue aqui no Showmetech e entenda como realizar essa pesquisa.

O que é Creative Commons?

Imagens sem direitos autorais t alt sub 1 ilustrações com imagens de pessoas em quadrados menores, com caixa de pesquisa logo ao centro
Encontrar imagens sem direitos autorais nem sempre foi tão fácil. O surgimento da Creative Commons, no entanto, observou esse problema e tentou encontrar soluções (Ilustração: Dana Davis/The New York Times).

A internet possui um compartilhamento de conhecimento, informações e mídias muito intenso e, por isso, necessita de meios para poder frear o uso de alguma propriedade intelectual sem autorização. Ou seja: a publicação de uma foto online, por exemplo, pode ter o uso mais restrito, porque se trata do trabalho de um profissional que detém o direito sobre como essa imagem pode ser utilizada. Isso vale também para diversos outros tipos de mídia e de conteúdo: música, vídeos e até textos, entre outras tantas possibilidades de criação que a internet permite publicar.

Catherine stihler creative commons
Catherine Stihler, chefe executiva do Creative Commons, também foi uma parlamentar europeia até 2019 (Imagem: Media Party/Reprodução).

Entendendo essa necessidade, a Creative Commons surgiu como uma das organizações que faz parte dessa busca por proteção de direitos autorais. Mais do que isso, a entidade, que atua sem fins lucrativos, faz o papel de “superar obstáculos de compartilhamento de conhecimento na internet“, ao mesmo tempo em que fornece ferramentas de domínio público.

Dessa maneira, a organização tenta garantir permissões de uso de direito autoral de forma gratuita, simples e padronizada, tanto para trabalhos acadêmicos como para produções criativas de diversas formas. Ela também se insere na missão de indicar a atribuição correta dos créditos de quem produziu um material, para que a distribuição e uso dele sejam feitos sem problemas em relação ao reconhecimento de autoria.

A partir da sua criação, diversos serviços de busca por imagens surgiram, em vista do sucesso que o serviço do Google fez com um meio de procura para essa finalidade. Exemplos de mecanismos de busca de imagens gratuitas são o Pexels, Unsplash, Pixabay.

Como a pesquisa por imagens do Google foi criada

Google imagens t alt sub ilustração que mostra computador antigo ao centro, com fundo verde e tela de celular (à esq. ) mostrando o logo do goolge 2
O surgimento do Google Imagens veio no meio de uma exigência para a melhoria das pesquisas na web (Imagem: Icons 8/Reprodução).

Lá no longínquo ano 2000, as pessoas que acompanhavam o Grammy estavam interessadas no tapete onde passavam os indicados e convidados para prestigiar a ocasião — tal qual como fazem hoje, mas, dessa vez, com o uso das mídias sociais e comentários em tempo real, com grande distribuição. Uma das coisas que mais chamou atenção, à época, foi o vestido Versace utilizado pela cantora Jennifer Lopez. O problema é que não era tão fácil fazer uma procura pela roupa utilizada pelos famosos nesses eventos.

Busca de imagens t alt sub 2a jennifer lopes vestindo uma roupa aberta na parte de cima, de cor verde escura; ao fundo, logo de emissora replicado
A busca de imagens lá por volta dos anos 2000 passou por uma série de melhorias: o Google estreou seu serviço no ramo justamente nesse momento (Imagem: Charbonneau/Shutterstock).

O Google, então, decidiu lançar uma novidade em 2001: como as pessoas não conseguiam encontrar com muita facilidade imagens no buscador, surgiu o Google Imagens. Assim, as pessoas puderam, finalmente, buscar a foto do vestido verde da artista na premiação de um jeito muito mais direto. A informação sobre o surgimento desse recurso foi confirmada pelo Eric Schmidt, ex-CEO do Google, quando perguntado sobre o assunto pelo Project Syndicate.

“Isso ficou aparente primeiro depois da premiação do Grammy em 2000, quando a Jennifer Lopez usou um vestido verde que, bem, chamou a atenção de todo o mundo”

Eric Schmidt

Sem o apoio dessa solução, antes os usuários faziam buscas em diversos sites, até encontrar a imagem que queriam. Depois, o surgimento do Google Imagens forneceu aos usuários cerca de 250 milhões de imagens. O número atual ultrapassa a casa dos 100 bilhões — o volume é 12 vezes maior que a quantidade de pessoas em todo o planeta, atualmente, segundo o registro de 2021 do Banco Mundial.

Como fazer a busca por imagens sem direitos autorais no Google

Google imagens t alt logo do google na parte inferior da imagem, em tamanho grande; no segundo plano, imagens de telas mostrando vários logos do google em diversas formas
Usar o Google Imagens não requer usar aplicativos. Ele está disponível na própria página do buscador (Imagem: Loic Venance/Getty).

Obter imagens que dispensam a indicação de crédito pelo Google não leva muito tempo. Você deve ir até a página de pesquisa de imagens do buscador e seguir os passos abaixo. Um aviso: as imagens dessa seção foram feitas com o site na versão para celular, mas o layout para outros dispositivos não é muito diferente do que você confere logo mais. Preparado? Aqui vai o tutorial para encontrar imagens sem direitos autorais.

Passo 1: faça a sua busca pela foto que quer encontrar no campo de pesquisa, exatamente como você já faz com outros tipos de pesquisa no Google

Pesquisa por imagens t alt caixa de pesquisa do google com busca sobre produto, em cor escura
Faça a busca por imagens na própria página do Google (Captura de tela: Fernando Souza)

Passo 2: quando você faz a pesquisa por imagens, aparece, logo abaixo da caixa onde se encontra o que você quer procurar, algumas opções relacionadas. Clique no primeiro botão mais à esquerda, que contém um ícone de “filtros”:

Creative commons t alt tela de pesquisa de imagens de produtos com botão em destaque, no canto esq. Da imagem
Para ver imagens com atribuição do Creative Commons, clique no filtro, em destaque (Captura de tela: Fernando Souza).

Passo 3: quando você clicar no ícone do passo 2, você vai ver uma série de botões que dão diversas opções de pesquisa (em destaque, abaixo): GIF, imagens em HD, escolha de cores, entre outros formatos e características. Quando essas opções aparecerem, arraste para a esquerda:

Google imagens t alt caixa em destaque para selecionar formatos de imagens
A seção de seleção de opções do Google Imagens aparece, logo após clicar no ícone de filtro (Captura de tela: Fernando Souza).

Passo 4: logo a após a opção de escolha de cores, você confere o botão de “Direitos de uso”. Clique nele e selecione “Licenças Creative Commons“. Depois, as imagens filtradas vão aparecer.

Pesquisa por imagens t alt tut 4 opção de creative commons em destaque na busca por imagens do google
Fazer uma pesquisa por imagens sem ferir direitos autorais é possível graças à opção em destaque (Captura de tela: Fernando Souza).

Agora você acha mais fácil as imagens livres de direitos autorais! Fala pra gente se ficou alguma dúvida sobre o tutorial do Showmetech!

Veja também:

Fonte: Daily Mail | Creative Commons | The Verge | Media Party

Revisado por Glauco Vital em 22/6/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados