Índice
O chamado Modo Deus (God Mode, em tradução livre do inglês) dá aos administradores o acesso a uma série de configurações que não estão presentes nos atalhos tradicionais do PC. A característica esteve presente em outras versões do Windows e agora pode ser acionada na mais nova versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 11.
Afinal, o que é o Modo Deus?
O Modo Deus é um recurso oculto do Windows, que ativa uma pasta contendo todas as configurações do sistema, em um só lugar. Isso quer dizer que ele é muito útil para quem precisa ter acesso facilitado a todos os ajustes finos do sistema operacional. No entanto, vale reforçar que o Modo Deus é recomendado apenas para usuários avançados que realmente tenham a necessidade de realizar configurações mais complexas. Visto que, com o modo ativado, é possível acessar diversas opções com apenas um clique.
Confira abaixo o passo a passo para ativar o Modo Deus no Windows 11:
1º passo: Clique com o botão direito do mouse sobre sua área de trabalho e passe o cursor sobre Novo. Selecione Pasta.
2º passo: Nomeie a pasta com os seguintes caracteres: GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}
Assim que você a nomear, verá que o nome desaparece e tudo que você pode ver é uma pasta sem um nome na área de trabalho.
3º passo: Abra a pasta. Dentro dela, você terá mais de 200 configurações para escolher. Você pode clicar sobre elas e realizar a ação desejada.
Dentro da pasta Modo Deus é possível encontrar:
- configurações para alterar o comportamento da Barra de Tarefas;
- acessar a ferramenta de backup do Windows;
- ajustar as configurações de acessibilidade;
- administrar as conexões de rede;
- gerenciar o Acesso Remoto e contas de usuário;
- definir data e hora;
- configurar periféricos, teclado, mouse, monitor e impressoras;
- gerenciar o espaço de armazenamento disponível;
- alterar fontes e cores;
- administrar credenciais web;
- configurar os ajustes de energia;
- adicionar ou remover programas;
- alterar as configurações de atualização;
- instalar e desinstalar drivers e etc.
Mas atenção, ao criar a pasta Modo Deus, o usuário precisa tomar cuidado com quem mais acessa o computador, já que todas as configurações estão acessíveis e podem ser alteradas o que, nas mãos erradas, pode causar problemas. No entanto, por se tratar de uma pasta, pode ser apagada e recriada quantas vezes desejar e não apenas na Área de Trabalho, isso quer dizer, você pode “esconder” essa pasta num local que considere mais seguro.
Assim, caso o usuário deseje, ele pode criar a pasta dentro de uma pasta oculta ou criar apenas para uso rápido e deletá-la, deixando para criar uma nova pasta apenas quando precisar. Quanto a isso, o Windows não cria nenhuma restrição.
E aí, conhecia o Modo Deus? Conta para gente nos comentários!
Veja também:
Se você ainda não tem o Windows 11 e quer instalá-lo em seu PC, confira nosso tutorial com o passo a passo, e melhor, totalmente de graça!
Fonte: Techspot.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.