Índice
O nosso número de telefone por muitos anos ficou armazenado nos chips — conhecidos também como cartão SIM — que passou por algumas evoluções em sua tecnologia até se tornar um componente bem pequeno, o nano chip. Porém essa evolução não parou, até que esse chip se tornasse algo virtual – o eSIM. E hoje vamos te ensinar como habilitar o eSIM no iPhone, o que é algo bem simples de se fazer. Vem ver com a gente!
Ativando o eSIM no iPhone
A Apple disponibiliza algumas maneiras diferentes para fazer essa habilitação do eSIM, sendo que possivelmente a mais comum será indo à operadora que você está vinculado e solicitando um eSIM por lá. De qualquer forma, vamos mostrar todas vias em que a ativação do eSIM pode ser feita. Independente de como você o fizer, o iPhone sempre deverá estar conectado a uma rede Wi-Fi.
Pela própria operadora
É possível que algumas operadoras atribuam um novo eSIM diretamente ao seu iPhone, e para isso, é necessário entrar em contato com a sua operadora para iniciar o processo. Assim que você as orientações forem seguidas, aparecerá uma notificação “Termine de Configurar o Plano Celular“, então selecione-a.
- Manualmente você pode chegar a este passo acessando Ajustes e selecione a opção Celular;
- Agora escolha Configurar Celular ou Adicionar eSIM.
- Dependendo da orientação dada a você na operadora, há duas maneiras de fazer a ativação: transferindo os dados de um iPhone antigo ou através de um QR Code — possivelmente será essa última opção, quando se trata da habilitação do eSIM numa operadora.
Por transferência rápida do eSIM
Há operadoras que são compatíveis com a transferência do número de telefone do iPhone anterior para um novo iPhone sem que este contato seja necessário. Nestes casos certifique-se de que você tenha uma sessão iniciada com o seu ID Apple em ambos os aparelhos ou que o iPhone anterior esteja por perto e desbloqueado, além de estar também com o Bluetooth ativado e usando o sistema operacional iOS 16 ou posterior — ou seja, com o sistema atualizado.
Agora no novo iPhone vá em Ajustes > Celular e escolha Configurar Celular ou Adicionar eSIM. Na sequência clique em “Transfira de um iPhone por Perto” ou ainda pode escolher um número de telefone — o novo número, no caso. Já no iPhone anterior basta seguir as instruções que aparecerão na tela para confirmar e finalizar a transferência. Vale lembrar que quando essa transferência é realizada, o número para de funcionar no aparelho antigo e passa a ficar disponível exclusivamente no novo.
Pelo QR Code
A operadora ainda pode te enviar um QR Code — Código QR — para ser lido com a câmera do seu iPhone. Neste caso você deverá ir em Ajustes > Celular, escolher a opção Configurar Celular ou Adicionar eSIM e depois clicar em “Usar Código QR“. Agora utilizando a câmera traseira, posicione o QR Code na moldura que aparecerá na tela ou você também poderá digitar os detalhes manualmente. Aparecerá algumas informações e o processo será finalizado. Em alguns casos ocorre de usuários receberem algum pedido para digitar um código de confirmação que é enviado pela operadora.
Modelos de iPhone que aceitam eSIM
A nova tecnologia que permite substituir — integral ou parcialmente — os chips físicos não está presente em todos os modelos de iPhone. E ainda nos que estão permitidos, o chip virtual pode acabar sendo limitado a um eSIM e um chip físico, enquanto outros modelos comportam normalmente dois eSIM. Confira os modelos de iPhone que são compatíveis com o eSIM:
- iPhone SE 2020 e iPhone SE 2022. O iPhone SE 2022 pode comportar até 2 eSIM;
- iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max. Estes modelos são capazes de comportar um eSIM e um chip físico;
- iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max. Estes modelos são capazes de comportar um eSIM e um chip físico;
- iPhone 12 mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. Estes modelos são capazes de comportar um eSIM e um chip físico;
- iPhone 13 mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Estes modelos têm a capacidade de comportar até 2 eSIM;
- iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. Estes modelos têm a capacidade de comportar até 2 eSIM.
Alguns modelos, como a linha iPhone 14 lançada em 2022, não têm entrada para chip físico nos aparelhos vendidos nos Estados Unidos. A medida não afetou todos os países mas aparentemente a intenção da Apple também é reduzir a utilização de chips físicos em seus aparelhos, o que pode ser até mesmo uma questão de segurança para o próprio usuário. A conexão móvel 5G presente na linha de iPhone 12 em diante também funciona normalmente no eSIM — claro, caso haja cobertura onde o usuário estiver.
E você, o que achou desse tutorial? Vai começar a utilizar o eSIM? Conta pra gente nos comentários!
Veja também: