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O executivo-chefe do Instagram, Adam Mosseri, comentou um pouco sobre como a rede social decide o que ela mostra para os usuários. A explicação é uma possível resposta as várias críticas de favorecimento ou desfavorecimento de postagens que o Instagram vem recebendo nos últimos tempos.
Como o algoritmo do Instagram decide o que mostrar para você
Segundo Mosseri, o funcionamento do Instagram não é simples. A rede usa milhares de sinais para determinar o que você vê em seu feed, não sendo somente um algoritmo único que decide o que será mostrado ou não. Ainda de acordo com Mosseri, o Instagram usa uma série de algoritmos, sinais e interações para decidir o que mostrar para cada usuário. Para melhor entendimento, ele separou os mais importantes e explicou brevemente o que cada um significa:
- Informações sobre o post: A partir da quantidade de curtidas, quando o conteúdo foi postado, quão longo ele é caso seja um vídeo e a localização, o Instagram já começa a ver como distribuir o conteúdo;
- Informação da pessoa que fez a postagem: A partir de quantas vezes os usuários interagiram com quem postou o conteúdo, o Instagram pode decidir se o conteúdo é relevante para você ou não;
- Atividade do usuário: A partir das curtidas gerais do usuário, o Instagram usa como sinal se a pessoa vai gostar daquele conteúdo ou não;
- Histórico de interação: Vendo quantas vezes o usuário interagiu com o autor da postagem, curtindo ou comentando, o Instagram pode decidir se mostra ou não o conteúdo.
Essa ordem citada acima é específica para o Feed e para os Stories, onde conteúdos mais focados em pessoas próximas do usuário são mostradas. No caso do Explorar, onde o conteúdo mostrado é de contas que o usuário não segue, a ordem de relevância dos sinais fica:
- Informações sobre o post;
- Histórico de interação;
- Atividade do usuário; e
- Informações da pessoa que fez a postagem“.
Já no Reels, onde o foco é entreter o usuário, mostrando conteúdo principalmente de contas que o usuário não segue, e onde pesquisas para saber se um Reel foi realmente divertido acontecem, a ordem é:
- Sua Atividade;
- Histórico de interação;
- Informações sobre o Reels;
- Informações da pessoa que fez a postagem.
Depois desses 4 pontos serem computados, a rede social tenta prever se o usuário irá curtir ou comentar naquela postagem. Se achar que sim, ele irá mostrar o conteúdo.
Desmitificando o “shadowban”
Existem críticas ao algoritmo do Instagram sobre um “shadowban”, ou seja, que usuários fazem postagens mas elas não são exibidas para ninguém sem uma regra bem definida. Mosseri explica que a rede social está trabalhando para ser mais transparente com eventuais mudanças e alterações em post dos usuários. Além disso, o executivo destaca que alguns usuários encaram receber menos curtidas como uma espécie de punição, mas ele comenta que o Instagram não pode garantir que toda postagem terá o mesmo engajamento de postagens anteriores.
Como melhorar o que o Instagram mostra para você
Por fim, o Instagram também falou como melhorar o que a rede social mostra para o usuário, a partir de 3 passos:
- Escolha seus melhores amigos. Essa função permite que stories específicos sejam exibidos somente para pessoas próximas de você, e que você tenha escolhido — mas ela também é considerada na hora de mostrar as publicações.
- Silencie contas. Se você não quer dar unfollow numa pessoa, é recomendado que apenas a silencie, que então você não irá ver mais o conteúdo dela em seu feed.
- Marque post recomendados como “não tenho interesse”. Sempre que você ver um post recomendado que não te interessa, você pode marcá-lo como algo que você não não tem interesse, fazendo com que o Instagram tente não mostrar posts semelhantes no futuro.
Fonte: Instagram
Para mais noticias relacionado ao Instagram, como a campanha do Signal que foi banida, fique de olho no Showmetech.
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