Como fazer reclamação na uber ou denunciar um motorista. Veja formas de entrar em contato com o time de suporte do aplicativo de viagens e resolver problemas de má conduta, objetos esquecidos e mais

Como fazer reclamação na Uber ou denunciar um motorista

Avatar de victor pacheco
Veja formas de entrar em contato com o time de suporte do aplicativo de viagens e resolver problemas de má conduta, objetos esquecidos e mais

Os aplicativos de transporte oferecem uma alternativa segura, confortável e eficaz ao uso do transporte público coletivo e, também, ao transporte particular. Entretanto, problemas podem ocorrer em uma viagem — como um trajeto incorreto, assédio do motorista ou até mesmo uma cobrança indevida — e você tem diversos canais e meios de fazer reclamação na Uber para que tudo seja resolvido da melhor forma possível. Além do próprio aplicativo, também é possível entrar em contato com a empresa por meio do site, telefone e até mesmo endereços presenciais espalhados por várias partes do Brasil. Veja todas as informações agora mesmo.

Quando devo fazer reclamação na Uber?

A Uber possui suas próprias regras de funcionamento, com direitos e obrigações tanto para os motoristas quanto os passageiros, visando uma boa prestação do serviço. Entretanto, devido ao alto número de usuários e prestadores de serviço na plataforma, é inevitável que os problemas aconteçam em algumas corridas. Com isso em mente, você pode entrar em contato em diversas ocasiões, como por exemplo:

  • Cobranças indevidas;
  • Trajeto errado;
  • Assédio por parte dos motoristas;
  • Cancelamento de sua conta;
  • Problemas em solicitar viagens.

Na mesma proporção de número de usuários e motoristas, também há um time de suporte apenas para resolver possíveis problemas, que serão resolvidos através de estornos, punições para os motoristas e mais, conforme as situações.

Via aplicativo

Além de ser utilizado para solicitar novas viagens, você também pode usar o aplicativo para entrar em contato com a Uber e fazer a reclamação. Veja o passo a passo agora mesmo.

Passo 1: abra o aplicativo da Uber no seu smartphone. Em seguida, clique na seção Conta. Agora, selecione a opção Ajuda.

Tela inicial do aplicativo da uber
É possível enviar solicitação pelo mesmo aplicativo que pede corridas (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 2: Você precisará selecionar a viagem na qual teve problemas e deseja fazer a reclamação.

Tela de ajuda para fazer reclamação na uber
Aplicativo tem tela para envio de ajuda (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 3: Escolha a opção que mais estiver de acordo com sua necessidade até finalizar o processo. Após enviar todos os detalhes, basta esperar que o time de atendimento da plataforma entre em contato via e-mail cadastrado em sua conta.

Tela de ajuda para fazer reclamação na uber
Não deixe de enviar todos os detalhes para o time de atendimento (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Via site

Outra forma de fazer reclamação na Uber sobre uma corrida realizada é por meio do site oficial da empresa. O processo é bem semelhante ao que fizemos no aplicativo, mas você pode fazer isso via um computador ou navegador do smartphone.

Passo 1: acesse o site oficial da Uber e faça o login em sua conta, da mesma forma que fez no aplicativo.

Página online para fazer reclamação da uber
Também é possível enviar solicitações pelo site (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 2: na tela inicial, agora é só clicar em Ajuda no canto superior direito da tela.

Página online para fazer reclamação da uber
Processo lembra uso do aplicativo (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 3: então, você pode selecionar a viagem que teve problemas para iniciar a reclamação na Uber. Caso prefira, pode abrir um protocolo sobre um tópico específico, mas ainda assim terá que selecionar a viagem “origem”.

Página online para fazer reclamação da uber
Não deixe de marcar a viagem que você teve problemas (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O mesmo vale para o caso do aplicativo: certifique-se de enviar todos os detalhes solicitados possíveis para que a empresa possa lhe ajudar da melhor forma.

Página online para fazer reclamação da uber
Mande todos os detalhes possíveis (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Além de receber mensagens do time de atendimento via e-mail, você pode checar tudo o que for enviado pela Uber na aba Mensagens do suporte, que fica localizada na mesma página que abriu a solicitação sobre uma viagem.

Via telefone

A Uber centraliza todas as solicitações de clientes via aplicativo ou site oficial, mas se você for motorista e tiver algum problema mais urgente, como agressão física, ameaça, dano ao veículo ou assaltos, pode utilizar a central de telefone. O número é 0800-006-8068.

Funcionária da uber
Empresa tem central para atender motoristas em casos graves (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Recomendamos que entre em contato pelo mesmo número de telefone cadastrado à sua conta de motorista para que a identificação seja feita automaticamente. É uma forma mais simples do que esperar um alto prazo para receber uma resposta do suporte da Uber.

O contato via aplicativo ou site funciona, mas nada como falar com uma pessoa de verdade em vez de abrir um protocolo para ser respondido daqui apenas a um tempo, certo?

Via página de suporte

O aplicativo de corridas também disponibiliza um canal de atendimento direto para todos os clientes e motoristas de sua plataforma. Caso prefira utilizar este canal, basta acessar o site de Ajuda da Uber e selecionar a opção que mais for de acordo com sua necessidade.

Página de ajuda da uber
Aplicativo tem página na internet para abertura de solicitações (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Neste caso, a gente também lembra que você deve enviar o máximo de detalhes sobre seu problema e, caso tenha, não deixe de mandar fotos (incluindo capturas de tela do aplicativo) para que o time de atendimento tenha o máximo de informações. Também envie o nome do motorista e a mensagem por meio do mesmo e-mail cadastrado em sua conta do Uber.

Via redes sociais

A Uber possui páginas oficiais de atendimento em todas as redes sociais possíveis e vale a pena mandar uma mensagem direta no caso de alguma emergência. Acesse cada uma delas por meio dos links abaixo e mande sua solicitação agora mesmo:

Via sites de reclamação

Canais como o Reclame Aqui e Consumidor.GOV também podem ser meios para que você resolva problemas de uma viagem na Uber. Ao mesmo tempo, a gente ainda recomenda um primeiro contato direto com a empresa antes de abrir uma solicitação em sites como este. Mas se não houver resolução ou resposta, vale a pena usar o Reclame Aqui ou Consumidor.GOV.

Página do reclame aqui  do uber
Reclame Aqui também é opção para resolver problema (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Uma boa forma de saber se muitos problemas parecidos como o seu estão acontecendo é realizar uma navegação na página de reclamações da empresa. Geralmente, há o prazo de até sete dias para que o time de atendimento lhe envie uma resposta sobre a solicitação que acaba de abrir.

Não há uma ouvidoria apenas para receber reclamações da Uber, então você precisa de fato entrar em contato com a empresa por meio dos canais oficiais disponibilizados.

Central de atendimento presencial da Uber

Por mais que seja uma empresa que funciona de forma completamente online, a Uber conta com diversos pontos de atendimentos presenciais para que em casos mais urgentes, clientes e motoristas consigam falar pessoalmente com um funcionário. Estes são os endereços:

Alagoas

  • Tr. Comendador Gustavo Paiva, 2789 – Sala Catorze – Maceió
  • R. Professor Domingos Correia, 732 – Centro – Arapiraca

Acre

  • Av. Brasil, 303, Sala 3 – Térreo – Rio Branco

    Amapá

    • Av. Coaracy Nunes, 669 – Macapá

    Amazonas

    • Av. Torquato Tapajós, 6464 – Manaus

    Bahia

    • Av. Juracy Magalhães, 3340 A – Vitória da Conquista
    • Av. Cinquentenário, 1061 – Itabuna
    • R. Professor Leonídio Rocha, 74 – Feira de Santana
    • Praia do Mundaí, Av. Beira Mar – Praia do Mundaí – Porto Seguro
    • Tr. Santos Dumont, Estacionamento Bambuzal – Salvador

    Ceará

    • R. Coronel Diogo Gomes, 1050 – Sobral
    • Meridional Convenções Center – Fortaleza
    • R. Doutor Gilberto Studart, 155 – Fortaleza

    Distrito Federal

    • Edifício Morro Vermelho Setor Comercial Sul, Quadra 1, Bloco H – Térreo – Brasília

    Espírito Santo

    • Av. João Palácio, 300 – Piso 1 – Vitória
    • Building Corporate Center Torre Advanced – 7º andar – Santa Lúcia
    • R. Romero Botelho, 236 – Piso G1 – Vila Velha

    Goiás

    • Av. Brasil Sul, 2750 – Chácara Jonas Duarte – Anápolis
    • Av. Deputado Jamel Cecilio, 2929 – Ed. Brooksfield Tower – Goiânia

    Maranhão

    • Posseidon Hotel – Imperatriz
    • Av. Colares Moreira, 7 – Sala Dois – São Luís

    Mato Grosso

    • Av. Fernando Correa da Costa, 1899 – Loja 1 – Jd. Das Américas – Cuiabá

    Mato Grosso do Sul

    • Shopping Patio Central – Primeiro Andar – Loja 213 – Campo Grande

    Minas Gerais

    • Av. Professor Magalhães Penido, 269 – Belo Horizonte
    • R. Professor Moraes, 216 – Belo Horizonte
    • R. Manoel Lopes Ferreira, 10 – Betim
    • Ibituruna Center Shopping Avenida Jose Correa Machado, 1079 – Montes Claros
    • Av. João Naves de Avila, 4135 – Uberlândia
    • R. Oscar Vidal, 309 – Loja Dois – Juiz de Fora
    • Av. Afonso Vaz de Melo, 640 – Barreiro
    • Av. Guilherme Ferreira, 1760 – Uberaba

    Paraná

    • R. Dona Izabel A Redentora, 2356 – São José dos Pinhais
    • R. Prefeito Faria Lima, 755 – Londrina
    • Av. Monteiro Lobato, 1214 – Salas 1001/1002 – Maringá
    • Al. Doutor Carlos de Carvalho, 373 – 10º andar – Curitiba

    Paraíba

    • R. Treze de Maio, 329 – Loja Seis – Campina Grande
    • R. Vandick Pinto Filgueiras, 111 – João Pessoa

    Pará

    • Tr. Barao do Triunfo, 3540 – Belém
    • Hotel London Santarém – Santarém
    • Hotel São Bento Folha 31, quadra 1, lote E09 lt 09 e 10, R. Nova – Maraba

    Pernambuco

    • Av. Agamenon Magalhães, 1057 – Caruaru

    Rio Grande do Norte

    • Av. Presidente Dutra, 870 – Hotel Villa Oeste – Sala 103 – Mossoró
    • Av. Senador Salgado Filho, 1718 – Natal

    Rio Grande do Sul

    • Av. dos Gaúchos, 443 – Porto Alegre
    • Av. Carlos Gomes, 190 – Bairro Auxiliadora – Porto Alegre

    Rio de Janeiro

    • Via Sergio Braga, 901 – Volta Redonda
    • R. Angra Azul Promenade Costabella Hotel & Marina – Angra dos Reis
    • Partage Shopping São Gonçalo G3 – São Gonçalo
    • Av. Presidente Vargas, 844 – Rio de Janeiro
    • Est. do Mendanha, 450 G6 – Campo Grande
    • Av. Alberto Braune, 148 – Nova Friburgo
    • R. Coronel Bernardino de Melo, 2201 – Loja Dez – Nova Iguaçu
    • Hotel Petrópolis – Petrópolis Grande
    • R. Dagmar da Fonseca, 192 – Segundo andar – Madureira
    • Av. Teixeira e Souza, 1056 – Green Hotel – Cabo Frio

    Rondônia

    • Av. Pinheiro Machado, 1495 – Porto Velho

    Roraima

    • Av. Ville Roy, 5354 G – Boa Vista

    Santa Catarina

    • R. Doutor Heitor Blum, 310 – Florianópolis
    • R.  Dona Francisca, 364 – Sala 214 – Joinville

    São Paulo

    • R. Julio Gonzalez, 132 – Trigésimo andar – Barra Funda
    • R. Frei Damiao, 805 – Santo Amaro
    • Av. Corifeu de Azevedo Marques, 5069 – Loja Dez – Jaguaré
    • R. Dona Primitiva Vianco, 244 – Osasco
    • Av. Comendador Martinelli, 342 – Lapa
    • Av. Cassandoca, 125 – Loja Dezesseis – Mooca
    • Av. Emílio Ribas, 1056 – Guarulhos
    • R. Julio Gonzalez, 132 – Trigésimo andar – Campinas
    • R. Euclides Miragaia, 145 – Primeiro andar – São José dos Campos
    • Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 480 – São José do Rio Preto
    • Av. Marechal Tito, 3936 – Itaim Paulista
    • R. Frei Damiao, 805 – São Bernardo do Campo
    • Av. Independência, 3840 – Residencial Florida – Ribeirão Preto
    • Av. Nações Unidas, 14-20 – Bauru
    • R. Capita-o Cassiano Ricardo de Toledo, 191 – Loja Quinze – Jundiaí
    • Av. Fernando Costa, 321 – Mogi das Cruzes
    • Av. Doutor Afonso Vergueiro, 1700 – Loja 24/25 – Sorocaba
    • R. Alexandre Gusmão, 11 – Sala 1222 – Santos
    • Av. Doutor Cássio Pascoal Padovani, 861 – Piracicaba

    Sergipe

    • Av. Hermes Fontes, 1761 – Aracaju.

    Como evitar problemas na Uber

    É claro que ninguém deseja ter problemas em uma viagem curta ou mais longa na plataforma, então existem algumas boas práticas que podem ser feitas antes mesmo de entrar no carro. São elas:

    • Sempre confirme o nome do motorista antes mesmo de sentar no banco do carro;
    • Verifique a nota e a quantidade de corridas realizadas pelo motorista que aceitou sua corrida;
    • Leia comentários de outros passageiros e caso encontre algo suspeito, cancele a viagem;
    • Atente-se ao modelo e placa na conta e confira se é o mesmo que chegou para lhe buscar.

    A Uber também tem três meios de manter o passageiro seguro em viagens que estão em progresso:

    • U-HELP: permite a ligação direto para a polícia;
    • U-ACOMPANHA: funcionalidade para compartilhar trajeto com outra pessoa;
    • U-ÁUDIO: para gravação de áudio que, mais tarde, pode ser enviado para a própria empresa de corridas.

    Os problemas são realmente resolvidos?

    O aplicativo e o site da Uber possuem muitos recursos para que tudo seja solucionado e, apesar de demorar um tempo, você receberá o suporte necessário para voltar a realizar viagens com total segurança e longe de problemas.

    Homem com o intuito de fazer reclamação na uber com smartphone android ao ar livre
    Resposta pode demorar, mas empresa tem bom histórico de atendimento (Foto: Reprodução/Shutterstock)

    O aplicativo está disposto a resolver todos os problemas que estão a seu alcance e ainda dar o suporte necessário para clientes e motoristas para que tudo seja resolvido da melhor forma. A partir do momento que você abrir uma solicitação, seu caso será revisado pela plataforma, então não deixe de responder a todos os questionamentos para que tudo ocorra da melhor forma possível.

    Conseguiu entrar em contato com a Uber? Diga pra gente nos comentários!

    Veja também

    Uber Resolve: novo serviço permitirá que motoristas realizem tarefas para usuários

    Com informações: Uber

    Revisado por Glauco Vital em 21/6/23.


      Descubra mais sobre Showmetech

      Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

      9 comentários
      1. Bom dia me chamo jailson sou motorista sou motorista parceiro da uber tive a minha conta desativad em outubro do ano passado e desde então tou sem trabalhar gostaria de ativar a minha conta novamente como vcs podem me ajudar nesse momento

      2. Boa noite!
        Não faço uso da UBER.
        No dia 14/8 apareceram 4 valores de corridas na minha conta corrente do Banco BRADESCO e no dia 15/8 mais uma, totalizando R$209,00. Fui ao banco que pediu um BO na polícia e uma declaração de próprio punho, informando o não reconhecimento dos débitos.
        Providenciarei o BO na segunda -feira dia 21/8 mas gostaria de saber qual a investigação que a UBER fará. Pedi o cancelamento do meu cartão e só terei outro em 15 dias. Quero saber qual é o canal mais adequado para registrar na UBER a minha reclamação.

      3. Boa tarde minha esposa acabou de fazer um corrida onde seria cobrado 9 reais, e foi debitado 27,74 . isso e um roubo.. retirar sem avisar.
        6 min (2,2 km)
        via Av. Emílio Bôsco
        Melhor rota no momento devido às condições de trânsito.

      4. A uber é sem vergonha, não resolve nada
        Peguei esse carro de aplicativo ,a corrida deu menos de 30,00, paguei a mais e mesmo assim o motorista colocou como se eu não tivesse pago e até hj eles me cobram .
        Nem posso mais chamar essa porcaria , pq
        Não vou pg mais nada
        O motorista recebeu o que pg e eles estão me cobrando de novo

      5. sou a Valéria eu peguei o uber pra americana deu 22 reais o motorista Edson de americana recebeu e colocou pra mim pagar novamente eu tenho o número da placa dele vou fazer um boletim de ocorrência isso é roubo, semana passada uma mulher do uber pegou 80 reais e ainda colocou pra mim pagar de novo, isso é errado é um absurdo é extorsão a passageiros não tá certo eu não vou pagar uma corrida já paga tenho o nome e a placa horário tudo comigo então vou fazer o boletim de ocorrência é roubo com os clientes, toma vergonha e da um jeito nesses motorista e as mulheres do uber também, todos os dias e isso a empresa da uber e da 99 tem que tomar providências se quem vai tomar sou tem uns que roubaram 80 reais meu ontem 22 eu não aguento mas leva prejuízo toma providências o da empresa se daqui uns dias não vai ter ninguém pra andar nessa merda de uber e 99 já tá uma porcaria agora estão roubando ok

      6. Aujoud´hui ma femme c est encore fait escroqué de 37 réal, il y a plus 15 jours de 45 réal par deux UBR .Demain elle va voir UBR au centre de Belém, Beaucoup de gens ce plaigne actuellement. Faut que les personnes atteintes doivent monter un collectif, afin de porter plainte auprès de la justice.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Posts Relacionados