Como fazer backup no windows 10 e 11

Como fazer backup no Windows 10 e 11

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Você perdeu um arquivo e ficou desesperado para recuperá-lo? Com o Histórico de Arquivos, você pode realizar backup no Windows de forma rápida e fácil.

Um backup é uma cópia de segurança dos dados de um dispositivo que ficam guardados em outro dispositivo ou ambiente para caso os dados originais sejam perdidos, seja porque foi apagado acidentalmente ou por uma corrupção de dados. Esse é um procedimento importante para garantir que você não perca aquele documento ou foto que é extremamente importante para você.

Mulher usando computador - imagem ilustrativa para o texto como fazer backup no windows 10 e 11
O backup no Windows 10 ou 11 permite armazenar seus dados de forma segura (Reprodução/Internet)

Se isso, em algum momento, já aconteceu com você ou se você tem medo de que isso aconteça com algum dos seus dados, saiba que com o histórico de arquivos do Windows, você pode evitar esse problema. Com ele, é possível fazer backup e salvar automaticamente arquivos em pastas especificas em um dispositivo para que assim seja possível recuperá-los caso sejam excluídos acidentalmente ou corrompidos.

Para usar o histórico de arquivos no Windows é bem simples, porém ele possui algumas limitações. Seu principal problema é que ele só realiza o backup de arquivos localizados em pastas específicas, como documentos, músicas, imagens, vídeos, arquivos da área de trabalho, além de qualquer outro arquivo offline do Onedrive que esteja localizado no seu computador. Hoje em dia, não é mais possível adicionar outras pastas para o backup como era possível fazer em versões anteriores do Windows.

Caso você queira salvar algum arquivo fora das pastas padrões, é recomendado pela própria Microsoft que você transfira o arquivo desejado para uma dessas pastas. Em caso de incompatibilidade do arquivo ou se não for possível realizar essa transferência, o ideal é utilizar uma ferramenta de backup de terceiros que possua mais flexibilidade para realizar a tarefa.

Escolha e configure um dispositivo de armazenamento

O primeiro passo é encontrar uma unidade compatível e conectá-la ao seu computador. Ela pode ser um pendrive, um HD externo, ou uma unidade de armazenamento que seja conectada a sua rede. O histórico de arquivos é executado de forma automática regularmente, ou seja, é importante lembrar que qualquer unidade externa precisara estar sempre conectada ao seu dispositivo.

Pendrive como dispositivo de armazenamento para backup - imagem ilustrativa
Um pendrive pode ser usado como dispositivo de armazenamento para backups (Reprodução/Internet)

Como configurar o histórico de arquivos no Windows 10

1. Clique no botão iniciar localizado no canto inferior direito da sua área de trabalho, e em seguida clique na opção configurações.

Windows 10 configurações
Windows 10 configurações (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

2. Ao abrir as configurações, clique em atualização e segurança.

Clique em atualização e segurança
Clique em atualização e segurança (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

3. No lado esquerdo da sua tela, procure e clique na opção “backup”.

Ativar o backup
Ativar o backup (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

4. Em Backup, você verá a opção “fazer backup usando Histórico de Arquivos”, clique em “adicionar uma unidade”.

Adicionar uma unidade no histórico de arquivos
Adicionar uma unidade no Histórico de Arquivos (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

5. Caso você tenha adicionado algum dispositivo de armazenamento no seu computador, o Windows exibira uma lista com todos eles. Escolha o dispositivo desejado para realizar seus backups.

Selecione uma unidade
Selecione uma unidade (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

6. Agora, o Histórico de Arquivos está ativado, mas antes de começar a usá-lo é preciso definir algumas configurações. Clique em “Mais opções” para dar início a esse processo.

Clique em mais opções
Clique em Mais opções(Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

7. Após clicar em “Mais opções” você será direcionado para a página “Opções de backup”. Em “Fazer backup dos meus arquivos” escolha de quanto em quanto tempo você deseja realizar seus backups e em “Manter meus backups” escolha por quanto tempo deseja manter esses backups salvos.

Opções de backup
Opções de backup (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

8. O Histórico de Arquivos tem como padrão algumas pastas já selecionadas, selecione as pastas que não deseja fazer backup e clique em Remover.

Remova as pastas que não deseja armazenar no backup
Remova as pastas que não deseja armazenar no backup (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

9. Caso alguma pasta que você não queira manter não esteja aparecendo na lista padrão, procure pela opção “Excluir essas pastas”, clique em “Adicionar uma pasta” e em seguida selecione a pasta que deseja remover.

Excluir essas pastas
Excluir essas pastas (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

10. Ao terminar de definir suas configurações, volte na primeira opção das “Opções de backup” e clique em “Fazer backup agora”.  

Fazer backup agora
Fazer backup agora (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

Como restaurar arquivos no Windows 10

1. O backup do Histórico de Arquivos também pode ser usado para restaurar arquivos perdidos no Windows 10. Ainda em “Opções de backup” selecione “Restaurar arquivos de um backup atual” e escolha o arquivo desejado.

Restaurar arquivos no windows 10 (
Restaurar arquivos no Windows 10 (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

2. Para mudar o destino dos seus backups, você precisará primeiro mudar a unidade de armazenamento atual. No final da página de “Opções de backup” selecione “Parar de usar a unidade”.

Clique em parar de usar a unidade
Clique em Parar de usar a unidade (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

3. Em seguida, volte para “backup”, localizado na tela anterior, e clique em “Adicionar uma unidade” para dar início ao processo com uma nova unidade de backup.

Clique em adicionar uma unidade
Clique em Adicionar uma unidade (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

4. E caso você deseje parar de usar o Histórico de Arquivos, basta desativar a opção “Fazer backup automaticamente dos meus arquivos”.

Desativar o backup
Desativar o backup (Captura de tela: Gabriel Princesval/Showmetech)

Como configurar o histórico de arquivos no Windows 11

A Microsoft, no Windows 11, removeu o histórico de arquivos das configurações e moveu a opção para o painel de controle, no entanto, também é fácil ativar o backup.

1. Na sua tela inicial, clique no botão “pesquisar” que fica localizado no canto inferior esquerdo da sua tela.

Tela inicial do windows 11
Tela inicial do Windows 11 (Captura de tela: Iris Xavier/Showmetech)

2. Busque e selecione a opção “Histórico de Arquivos“.

Barra de pesquisa do windows 11
Barra de pesquisa do Windows 11 (Captura de tela: Iris Xavier/Showmetech)

3. O Histórico de Arquivos irá buscar por qualquer unidade compatível que esteja conectada ao seu computador e irá escolhê-la para uso padrão. Caso você deseje utilizar outra unidade, clique em “Selecionar unidade“, escolha a unidade que desejar e clique em ok.

Selecione a unidade desejada para realizar o backup
Selecione a unidade desejada para realizar o backup (Captura de tela: Iris Xavier/Showmetech)

4. Diferente do seu antecessor, o Windows 11 não irá exibir um lista já criada com pastas padrões para backup, para adicionar ou remover pastas será preciso fazer isso manualmente. Clique em “Adicionar” ou “Remover” e selecione a pasta que você quer excluir ou adicionar.

Excluir ou adicionar pastas do histórico de arquivos
Excluir ou adicionar pastas do Histórico de Arquivos (Captura de tela: Iris Xavier/Showmetech)

5. Selecione as pastas na qual deseja realizar backup e quando terminar o processo clique em “Salvar alterações“.

Finalize clicando em salvar alterações
Finalize clicando em Salvar alterações (Captura de tela: Iris Xavier/Showmetech)

6. Em “Configurações avançadas”, clique na opção “Salvar cópias de arquivos” para definir a frequência em que o Histórico de Arquivos deverá ser acionado e em “Manter versões salvas“, defina o tempo que esses backups permanecerão guardados. Ao terminar, clique em “Salvar alterações“.

Configurações avançadas
Configurações avançadas (Captura de tela: Iris Xavier/Showmetech)

7. Em “Histórico de Arquivos“, clique em “Ativar” para dar início ao seu backup.

Ative o histórico de arquivos
Ative o Histórico de Arquivos (Captura de tela: Iris Xavier/Showmetech)

Como restaurar arquivos no Windows 11

1. Para restaurar algum arquivo excluído ou corrompido no Windows 11, retorne à tela Histórico de Arquivos no “Painel de controle” e clique em “Restaurar arquivos pessoais”.

Restaure itens no histórico de arquivos
Restaure itens no Histórico de Arquivos (Captura de tela: Iris Xavier/Showmetech)

2. Nas pastas de backup, selecione a pasta que você deseja recuperar e clique na opção “Restaurar”.

Restaure a pasta desejada
Restaure a pasta desejada (Captura de tela: Iris Xavier/Showmetech)

3. Caso o arquivo ainda esteja no local de origem, o Windows irá perguntar se você deseja substituí-lo ou ignorá-lo. Se o arquivo original for excluído, o Windows irá restaurá-lo automaticamente para seu local de origem.

Substituir ou ignorar arquivos durante a restauração
Substituir ou ignorar arquivos durante a restauração (Captura de tela: Iris Xavier/Showmetech)

E aí, gostou da nossa dica? Então, não perca tempo e faça seu backup agora mesmo para não perder aquele arquivo extremamente importante.

Veja também:

Como fazer backup da conta do Instagram.

Fonte: Microsoft.


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