Índice
Quem nunca se viu perdido diante de pilhas de documentos, anotações, formulários, contas, comprovantes de pagamento e tantos outros materiais impressos? O acúmulo de papéis é uma consequência normal para estudantes, funcionários em regime remoto ou pessoas que simplesmente precisam preservar determinadas informações impressas. Felizmente, a solução para reduzir a quantidade de documentos e mantê-los organizados é simples: digitalizá-los em PDF.
Eleito o formato padrão para documentos digitais há décadas e o segredo para ter um escritório sem papel, o PDF permite que arquivos sejam acessados online e offline em diferentes dispositivos sem perder seu design e características originais. Saiba como aproveitar a praticidade desse formato com nosso tutorial de como digitalizar documentos em PDF.
Transforme documentos em arquivos PDF
O processo de digitalizar páginas em PDF pode ser realizado a partir da função scanner de uma impressora. Trata-se da forma mais tradicional de transformar documentos e também a mais trabalhosa, pois exige o posicionamento de cada folha na área de digitalização, assim como o fechamento da tampa e outros movimentos repetitivos.
Porém, existe uma forma mais simples de transformar a papelada acumulada no escritório em PDFs digitalizados. Basta recorrer a aplicativos como o Small PDF, software desenvolvido para facilitar a criação, edição, conversão e outras tarefas envolvendo PDFs. O aplicativo permite que qualquer documento seja digitalizado com a mesma facilidade de tirar uma foto graças à sua função Scanner. Acompanhe o passo a passo abaixo e saiba como utilizar essa funcionalidade:
Faça o download do aplicativo Small PDF
O app está disponível para dispositivos móveis com sistema operacional IOS e Android. Para baixá-lo, visite a App Store ou Play Store através do seu smartphone. Feito isso, aguarde o processo de instalação e abra o aplicativo.
Clique em “+” para acessar a função scanner
- Toque no círculo azul com o sinal de “+” localizado na parte inferior da tela. Ao fazer isso, você verá três opções: “Câmera“, “Galeria” e “Arquivos“;
- Clique em “Câmera” para escanear o material desejado utilizando a lente do seu smartphone;
- Se necessário, dê permissão ao app para tirar fotos e gravar vídeos em seu dispositivo;
- Nosso tutorial é sobre a função scanner, mas vale destacar que o app possui outras funcionalidades;
- Por exemplo, você pode escolher “Galeria” para criar PDFs com documentos cujas fotos já estão no seu aparelho ou selecionar “Arquivos” para editar documentos em PDF salvos no celular.
Comece a escanear
- Clique no círculo azul claro na parte inferior da tela para tirar fotos do documento ou permita que a ferramenta de autodetecção delimite os limites da folha de papel para você;
- Faça isso em um local com boa iluminação e mantenha a câmera do celular fixa sobre o documento para uma digitalização perfeita;
- Siga as orientações dadas pelo aplicativo e aproxime ou afaste a câmera do documento conforme recomendado.
Escolha um filtro
- Após a captura da imagem, você poderá aplicar ou não um filtro nela;
- Há quatro filtros disponíveis: “Sem filtro” (preserva a aparência original da foto), “Cor” (ideal para ressaltar as cores presentes na imagem), “Escala de cinza” (substitui as cores existentes por tons de cinza) e “B&W Scan” (alternativa para quem deseja um documento automaticamente preto e branco).
- Clique em “Usar” para aplicar o filtro escolhido;
- Nessa etapa, também é possível girar o documento para deixá-lo na orientação correta, para tanto clique em “Girar“, ou ainda tirar outra foto, faça isso através da opção “Escanear novamente“.
Repita o processo
- Para elaborar documentos em PDF com mais de uma página, basta continuar escaneando as demais páginas conforme ensinamos nos passos anteriores.
Cheque a pré-visualização e edite o documento
- Após escanear todo o documento, clique na imagem da última folha escaneada localizada no canto inferior direito da tela e selecione “Terminar” se estiver contente com o resultado;
- Caso contrário, apague as imagens duplicadas ou que não gostou ao clicar no ícone de lixeira no canto superior esquerdo de cada foto;
- Para realizar outras modificações, escolha a opção “Editar” localizada no canto inferior da tela. Ao selecioná-la, você poderá alterar os filtros novamente (“Filtrar“), recortar e delimitar os cantos do documento (“Cortar“) e organizar a ordem das páginas (“Organizar“).
Renomeie, salve ou compartilhe
- Ao clicar em “Terminar“, o arquivo será automaticamente nomeado com base no dia, mês e ano de sua criação (Smallpdf_2021-11-24.pdf, por exemplo);
- Para renomeá-lo, clique no símbolo de com três pontinhos e escolha “Renomear“;
- Através do mesmo menu, é possível salvar o documento digitalizado em PDF na nuvem, no seu dispositivo ou compartilhá-lo com quem quiser.
Além de organizar o ambiente de estudos ou de trabalho, a digitalização de documentos auxilia na produtividade, pois agiliza o acesso dos documentos, permitindo que você encontre o arquivo necessário gastando o mínimo possível de tempo.
Veja também:
Conheça também outros 14 aplicativos que te auxiliam no home office para alavancar sua produtividade!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.