Índice
O Facebook é hoje a maior rede social do mundo. No entanto, seria ingênuo acreditar que ele seja somente isso. Será mesmo que sua função é só postar fotos legais e compartilhar memes engraçados? E se eu disser que você está sendo espionado pelo Facebook?
Para além de uma mídia social, o Facebook é também um mecanismo de publicidade poderoso e lucrativo. Tudo que você faz – dentro e fora da plataforma – é rastreado para definir o seu comportamento online e assim personalizar sua experiência e lhe enviar conteúdos e anúncios direcionados.
Claro que nem todos concordam com isso. Tanto é que essa questão tem gerado inúmeros debates e críticas sobre os limites morais e éticos das empresas em espionar e rastrear seus usuários. O fato é que isso não vai acabar tão cedo, então o que podemos fazer é entender o que elas estão fazendo e o que podemos – ou não – fazer para limitá-las.
O que é a Atividade fora do Facebook
Talvez você não saiba, mas o Facebook tem acesso à sua atividade online, inclusive quando não está logado na rede social. Sabe quando você visita um site atrás de um produto e minutos depois um anúncio desse mesmo produto aparece no seu feed com um cupom de 10% de desconto? Não é coincidência!
Quando você navega na internet existe o risco da sua atividade estar sendo compartilhada com a rede. Uma vez clicado no botão “curtir” ou “compartilhar” em aplicativos ou sites externos, está feito o convite para o Facebook entrar na sua vida. A partir daí, ele pode descobrir quem você é, onde mora e qual dispositivo usa.
Outro recurso silencioso assistindo tudo que você está fazendo é o Pixel do Facebook, um código JavaScript que, quando inserido no corpo de um site, permite rastrear determinados comportamentos dos usuários dentro das suas páginas e com isso analisar e otimizar seus anúncios.
Felizmente, a rede social oferece uma ferramenta para modificar suas configurações de privacidade. Chamada de “Atividade fora do Facebook”, ela permite acessar e excluir os dados coletados sobre você quando estiver usando outros sites.
Mark Zuckerberg, cofundador da plataforma, a descreveu assim:
“Outras empresas nos enviam informações sobre sua atividade nos sites deles e usamos essas informações para mostrar anúncios relevantes para você. Agora você pode ver um resumo dessas informações e limpá-las da sua conta, se desejar.”
Mark Zuckerberg, diretor executivo do Facebook.
Embora ele diga que isso é para seu bem, já que melhora sua experiência como consumidor, a verdade é que a sua privacidade está sendo comprometida. E se você não se sente seguro com isso, vamos te explicar agora mesmo como desativar esse recurso.
Como não ser espionado pelo Facebook
Para não ser espionado pelo Facebook, você deve desativar a “Atividade fora do Facebook”. A partir daí, não terá mais suas interações em sites de terceiros – como visitar um site ou usar um aplicativo com o login do Facebook – compartilhadas com a plataforma. Seus registros de atividades enviados pelo pixel do Facebook dos sites que visita também serão desvinculados.
O procedimento é bem simples e o mesmo no computador e no app para celulares Android e iOS. Siga o nosso passo a passo.
Veja a atividade recente monitorada
Após fazer o login do Facebook:
- Clique nos 3 tracinhos no canto superior direito;
- Vá até “Configurações e Privacidade” na parte inferior;
- Clique em “Configurações”;
- Agora em “Atividade fora do Facebook”;
- Note que aqui o Facebook exibe uma lista dos sites que compartilharam sua atividade e informa como obtém acesso a esse tipo de informação. Essa é a sua atividade recente monitorada. Você pode clicar em cada site para ter acesso a detalhes específicos, por exemplo seu número de interações com ele, seja ao abrir um aplicativo ou visitar uma página e também saber como ele envia seus dados para o Facebook.
Ao clicar em “Como a sua atividade é usada” é possível ter mais informações de como a “Atividade fora do Facebook” funciona.
Limpar o monitoramento de atividades
Para limpar o monitoramento de atividades:
- Ainda na mesma página, desça até o fim e clique em “Desconectar histórico”;
- Uma mensagem de confirmação explica o que acontecerá se você desativar essa função. Clique em “Desconectar histórico”;
- Observe agora que em “Atividade recente” uma nova mensagem é exibida. Pronto, seu histórico foi apagado.
Desconecte atividades futuras no Facebook
- Para impedir que isso aconteça novamente, clique em “Desconectar atividade futura”;
- Aqui é possível visualizar a sua atividade que já foi desativada. E também desativar todas as atividades futuras, clicando no botão ao lado de “Atividade futura fora do Facebook”;
- Clique novamente em “Desativar” e pronto!
É importante notar que, ao realizar essas ações, o Facebook continuará o monitoramento da atividade das empresas e organizações que você visita, e portanto ainda verá o mesmo número de anúncios no seu feed.
O que acontece é que você deixa de receber uma publicidade direcionada, baseada num produto que comprou ou app que visitou e passa a ver anúncios mais relevantes, de acordo com seus gostos e interesses.
Você também não conseguirá mais entrar em sites e aplicativos com o login do Facebook, uma vez que essa atividade foi desconectada da sua conta.
Veja também
Gostou desse texto? Veja este outro sobre Hackers que venderam dados de 1,5 bilhão de usuários do Facebook.